Num mundo digital em que a atenção dos consumidores é o novo petróleo, as empresas e os marketers estão sempre à procura de novos métodos para inspirar potenciais clientes, utilizadores e até mesmo os seus colaboradores e mantê-los envolvidos. Aqui aparece o conceito de Gamification. Integrando a mecânica de jogo no site ou design de aplicações, aumenta o envolvimento com o cliente e cria a ideia de competição entre os consumidores.
Quem utiliza este conceito é o Tripadvisor com o Tripcollective.
Esta função do Tripadvisor basicamente premeia os utilizadores que comentam e avaliam os restaurantes, atividades turísticas e que viajam pelo mundo, sempre a utilizar a aplicação.
As recompensas vêm em forma de Badges. Basicamente reúne-se pontos para subir de nível por comentar, partilhar fotos/vídeos, a avaliar estabelecimentos e a criar artigos para o Tripadvisor. Existem 6 níveis:
Em relação aos Badges existem 6 tipos que podemos ganhar:
Reviewer Badges: Em que se ganha pontos por publicar as nossas avaliações;
Expertise Badges: Publique comentários numa única categoria – hotéis, restaurantes ou atrações – e obtenha um Expertise Badge;
Passport Badges: Adquire-se quando depois de adicionar comentários para lugares em pelo menos dois destinos;
Helpful votes Badges: Quando os viajantes acham as suas opiniões particularmente úteis, podem dar-lhe votos úteis;
Explorer Badge: Adquire o Badge Explorer por ser um dos primeiros a avaliar um hotel, restaurante ou atração numa determinada língua;
Traveler’s Choice Reviewer Badge: Isto é premiado quando um estabelecimento que avaliamos positivamente – ou o destino em que está localizado – continua a ganhar um Travelers's Choice Award.
Fontes:
11 great examples of gamification from successful companies (swacash.com)
TripCollective Badges (tripadvisor.com)
TripCollective FAQs: (tripadvisor.com)
A Starbucks em 2015 criou algo semelhante, o seu primeiro jogo atraves da app starbucks for live e mais tarde Bonus Star Bingo. O objetivo destes jogos era premiar os clientes mais fieis. Sendo que a vantagem não é apenas o aumentar o envolvimento dos consumidores, mas também suas potenciais contribuições para as plataformas de e-commerce.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarOutro exemplo muito interessante de gamificação é a aplicação Yorn Shake-it da Vodafone. Com esta app, os utilizadores ao abanarem o seu telemóvel recebem uma carta que, mais tarde, se podem trocar por prémios. Com esta aplicação, a Vodafone procura encorajar os seus consumidores mais jovens a envolver-se com a marca, a criar rotinas divertidas em conjunto e, quem sabe, convence-los a trazer mais amigos para os seus tarifários! Estratégia muito interessante!