quinta-feira, 5 de maio de 2022

33% dos consumidores admitem a prática de bracketing

O estratégia de bracketing é utilizada consumidores com o intuito de comprarem a mesma peça em diferentes cores ou tamanho para experimentarem, já com o intuito pré-definido de devolver as que não se encaixarem nas suas preferência, sendo bastante comum quando se trata de roupa ou acessórios e em produtos direcionados à casa, uma vez que há um maior desejo por testá-los diretamente.

Com isto, os consumidores podem trocar o desconforto de se dirigirem a uma loja física pelo conforto de experimentar o que pretenderem em casa, tendo ainda a vantagem de adaptar a compra ao objetivo final pretendido. Poderá, portanto, perceber se umas calças combinam com a camisola que já tem guardada ou se um vaso encaixa, efetivamente na decoração da cozinha, trazendo maior confiança a essa mesma compra.


Estimativa das devoluções sobre o total de vendas, entre novembro e dezembro de 2021

Ainda que seja um processo gratuito para o consumidor, os elevados fluxos de devolução comprometem os inventários dos retalhistas, sendo dispendiosas e exigindo um maior recurso a mão-de-obram, sem a garantia de que esses produtos voltem a ser vendidos. Há ainda uma preocupação acrescida associada aos impactos causados em termos ambientais.

Tendo isto em conta, as empresas vêm a adotar métodos para um combate subtil à prática, através de mais especificações em termos de tamanhos, do recurso a fotos mais pormenorizadas e adaptadas a diferentes tipos de corpo bem como uma aposta na divulgação de reviews de outros consumidores. 

Num outro patamar, gigantes como a Amazon têm promovido a opção pela devolução sem retorno da encomenda, incentivando o consumidor a doar o produto em questão. 


A questão neste caso prende-se com a introdução de custos para o consumidor associados ao processo de devolução, devendo ser ponderado o impacto que este tipo de tarifa provocará no número de vendas online.


Fontes:

https://ecommercenews.pt/33-dos-consumidores-realizam-bracketing/

https://www.voguebusiness.com/consumers/bracketing-fashions-hidden-returns-problem

https://www.businessinsider.com/bracketing-online-shopping-downsides-explained-2021-11

https://whiplash.com/blog/happy-returns/



Sem comentários:

Enviar um comentário