domingo, 29 de maio de 2022

IKEA muda nome dos produtos para as pesquisas mais comuns no Google

A campanha chama-se Retail Therapy e tem esse nome porque todas as pesquisas estão associadas a um problema relacional (amoroso ou não). A cama Hemnes, por exemplo, passou a chamar-se “O meu companheiro ressona“.Uma simples caixa de cartão ganhou o nome “Como fazer uma relação à distância funcionar“. Cada página tem uma lista de produtos relacionados, ou, neste caso, uma lista de problemas amorosos relacionados.


A campanha, criada pela agência sueca Åkestam Holst, tem como mote “Qualquer que seja o seu problema relacional, o IKEA pode resolver. Ou no mínimo, pode colocar-lhe um sorriso no rosto, enquanto continua à espera das respostas do Google”.

Alguns artigos têm descrições rebuscadas, como o triturador de alho que passa a chamar-se “Como dizer que não estou interessada?” ou o carregador de telemóvel triplo que ganha a designação “Namorar com três ao mesmo tempo”.


Esta campanha foi considerada um sucesso. E não é a primeira vez que o Ikea utiliza o marketing de conteúdo nas suas ações. Em 2008, a marca utilizou em seus catálogos uma web series que contava a história de uma rapariga que deixa Hollywood para se tornar assistente Ikea e acabando nos mais recentes spots publicitários.

Fonte: 

https://www.glamour.com/story/ikea-retail-therapy-campaign

2 comentários:

  1. Olá Matheus! Desconhecia esta campanha do Ikea, mas é realmente muito interessante e engraçado! Acho que chama a atenção de qualquer consumidor que entre nestas páginas do Ikea, por apresentar tantos nomes "fora da caixa" e que não é suposto serem nomes de móveis. Depois também ao fazerem essas pesquisas comuns no Google podem ir ter a esses produtos do Ikea, o que é uma mais valia para a marca, podendo até levar à compra por parte do consumidor. Obrigada pela partilha!

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  2. Olá Matheus,
    excelente campanha do Ikea. Isto é um perfeito exemplo de Marketing Emocional. Leva situações do dia-a-dia para que o consumidor sinta orgulho na compra que fez pelo simples facto engraçado do nome do produto.
    É sem dúvida uma campanha que chama a atenção, cria awarness e com certeza irá ter resultados.
    Excelente ideia.

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