Um relatório da consultora Deloitte, identificou que as marcas em expansão estão a investir na recolha de dados próprios para ações de marketing preditivo, programmatic media e otimização de conteúdos dinâmicos.
Assim, com o fim das cookies, 61% das empresas com maior crescimento estão a adotar estratégias de first-party data. Esta abordagem permite maior controlo e autonomia na captação de dados e na sua transformação em insights para continuar a fazer mais e melhor personalização. A decisão do Google de acabar os third-party cookies no fim de 2023 acelerou a corrida em direção a uma estratégia first-party data.
Num cenário first-party data, com recurso a Customer Data Platform é possível personalizar a jornada do cliente, para enviar a mensagem certa, pelo canal mais conveniente e de forma automatizada. “A informação pode ser modelada com base em Inteligência Artificial e Machine Learning, para criar fluxos de comunicação multicanal capazes de incrementar a conversão e a fidelização."
Alguns dos exemplos de sucesso:
Gato Preto:
O Gato Preto conseguiu impulsionar as suas vendas online utilizando a automatização e machine learning do Google, registando um retorno recorde do investimento publicitário (ROAS), com um aumento de 117% e conseguindo duplicar a sua taxa de cliques em relação à média dos restantes players do mercado. O sucesso da estratégia da Gato Preto foi alcançado graças ao desenvolvimento de algumas práticas como: adoção de palavras-chave de correspondência ampla e estratégias de licitação inteligentes, que contribuem para aumentar o alcance da marca ou o uso do Smart Shopping, em que as campanhas são divididas em diferentes categorias para maximizar o retorno do investimento. Os excelentes resultados obtidos pela Gato Preto demonstram capacidade de reinvenção e adaptação da marca, que aposta na atualização constante, utilizando as mais recentes tecnologias para se aproximar dos seus potenciais clientes.
Netflix:
A Netflix, ao contrário de alguns de seus concorrentes, opera exclusivamente por assinatura – o que permite níveis sem precedentes de recolha de dados. Isso permite que a Netflix ofereça recomendações personalizadas, preveja a probabilidade de sucesso para conteúdo original com base em padrões de visualização, otimize o planeamento da produção e melhore a tomada de decisões. Para além disto, a Netflix também utiliza focus group, para mostrar aos espectadores os conteúdos antes de eles serem lançados, reunindo sugestões e feedback.
Deloitte desvenda 7 tendências de Marketing: do mundo sem cookies às experiência híbridas – Marketeer (sapo.pt)
https://visao.sapo.pt/exame/2022-03-06-com-fim-dos-cookies-61-das-empresas-com-maior-crescimento-estao-a-adotar-estrategias-de-first-party-data-2/
Estratégia digital da Gato Preto reconhecida pelo Google como um caso de sucesso (ecommercenews.pt)
5 líderes da indústria utilizando dados de primeira parte | Advendio
Olá Bárbara! Apesar dos third-party data serem bastante abrangentes e terem uma visão mais ampla acabam por deixar um pouco a desejar ao nível da precisão. Pelo contrário, a utilização de first-party data, que são coletados diretamente pelas empresas que os utilizam, são dados mais fidedignos e precisos. Ao captar essas informações as empresas poderão desenvolver estratégias para atender diretamente às necessidades dos seus consumidores.
ResponderEliminarOlá Bárbara!
ResponderEliminarDe facto, o fim dos third-party cookies deverá ser vista pelas marcas como uma oportunidade para estabelecerem relações mais pessoais com os seus clientes. As estratégias de marketing utilizadas precisam de ser cada vez mais assertivas para impactar o target. Neste contexto, os dados dos clientes pode efetivamente fazer a diferença.
Obrigada pela publicação!
Há de facto empresas que com o anúncio do fim dos cookies estão desde já a adotar medidas que lhes permitam ter e manter informação relevante sobre os seus clientes e a forma como interagem com a marca, as empresas e os seus produtos. Com o fim dos cookies, a nossa atuação enquanto gestores de serviços, da comunicação e de marketing, vai ser cada vez mais importante a nível da estratégia, para face a uma limitação da informação disponível, melhor atuarmos com precisão. No entanto e com os exemplos de tecnologia que referiste, o mercado rapidamente reagirá às alterações e surgirão novas formas de recolher e interagir com a informação criada pelos utilizadores e clientes. Aqueles que melhor e mais rapidamente se adaptarem, terão a vantagem, por isso este artigo foi muito interessante.
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