segunda-feira, 2 de maio de 2022

LEGO Ideas



O website LEGO Ideas foi criado pela LEGO, atualmente gerido pela Chaordix, que permite a qualquer utilizados submeter ideias para conjunto da Lego. A cada ano um número de projetos escolhidos e torna-se um produto comercial, mas normalmente está apenas presente no site em vez de lojas físicas. O vencedor irá receber 1% das royalties. Isto foi criado para criar uma maior interação entre os fãs da marca e de facto o website tem submissões constantes e foram criados inúmeros grupos nas redes sociais para estes divulgarem as suas ideias.

O site foi criado em 2014, mas a ideia já existia desde 2008 sob o nome de LEGO Cuusoo.

O objetivo final dos projetos submetidos é atingir 10000 votos. Originalmente o projeto tinha 2 anos para atingir esse objetivo, se tal não acontece era eliminado do site.

Quando o site mudou de nome para LEGO Ideas o modelo também mudou. Nos primeiros 60 dias tem de conseguir 100 votos, se conseguir não será eliminado e terá de ter 1000 no prazo de 1 ano, mais tarde terá mais 6 meses para chegar aos 5000 e mais 6 meses para os 10000. Até agora já foram produzidos mais de 40 conjuntos.

Ao longo dos anos várias restrições foram criadas, pois os fãs que participavam no concurso faziam conjuntos que retratavam armas realistas ou tinham como temas filmes, séries ou jogos que a LEGO não tem direitos de autor, ou tem, mas não tem autorização para fazer qualquer tipo de conjunto (Ex: Harry Potter e Star Wars).

1 comentário:

  1. O starbucks my idea era algu semelhante atraves deste a Starbucks encorajava os membros a fazerem parte do processo criativo da marca, mostrando quais os membros mais ativos e quais tem as ideias mais populares. Com isto conseguiram não só criar produto inovadores, mas também aumentar a lealdade dos consumidores. Através desta plataforma os clientes sentiam-se incluídos nas decisões da empresa e que as suas opiniões interessavam.

    ResponderEliminar