quarta-feira, 11 de maio de 2022

NFTs no Instagram

Após alguns meses de especulação, na passada segunda-feira (9 Maio), o responsável pelo Instagram, Adam Mosseri, confirmou que os NFTs vão oficialmente fazer parte da rede social.

Segundo o próprio, os primeiros testes começam já esta semana com um grupo selecionado de criadores e colecionadores dos Estados Unidos.  

 

Os non-fungible tokens aparecerão na rede social como se estivessem numa vitrine, ou seja, exibindo o produto, o nome do criador e o seu proprietário.


Para além disso, no seu comunicado, Mosseri explicou também que o que iria ser lançado era a possibilidade de criadores e pessoas no geral poderem partilhar os NFTs que compraram ou criaram, nas stories, no feed ou por mensagem. Desta forma, o objetivo da plataforma é perceber a recetividade e o uso dos mesmos

Contudo, o Instagram não é a primeira rede social a aderir a estes itens que entraram na moda em 2020. Para quem usufruir da versão paga do Twitter pode colocar como foto de perfil um NFT.


Acompanhado o comunicado, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, também explicou que pretende estender as mesmas funcionalidades para as restantes redes sociais, inclusive o Facebook, e adiantou a possibilidade de as stories do Instagram ganharem realidade aumentada.

 

Assim, com a introdução desta nova funcionalidade gera-se aqui a oportunidade de os utilizadores possuir um item digital único e a possibilidade de trazer para a rede um novo conjunto de consumidores.

2 comentários:

  1. Olá Catarina! Considero bastante importante o acompanhamento das tendências atuais por parte do Instagram, tendo em conta que se trata de um tema que tem vindo tomar o espaço digital. Além disso, o ao crescimento das NFT's tem sido associado um impulsionar o trabalho de artistas, aliando a cultura ao digital. É também interessante a adaptação desta modalidade às exigências da Geração Net, que se caracteriza também pela vontade de conhecer a proveniência e a autenticidade dos produtos que adquire.

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina! Hoje em dia, o Instagram é muito mais do que apenas uma aplicação de partilha de fotografias. A plataforma tem procurado estar voltada para a criação de conteúdo e entretenimento. Ainda que numa posição difícil devido ao crescimento exponencial do TikTok, o Instagram não quer deixar passar nenhuma tendência. No final do ano passado, Adam Mosseri, CEO do Instagram, revelou a intenção de efetuar mudanças que iriam impactar a forma como vemos e utilizamos esta plataforma. Diria que os NFTs podem ser um bom começo.

    ResponderEliminar