Estudos recentes mostram que o valor dos pagamentos móveis autenticados biometricamente atingirá 332 mil milhões de dólares em 2022, prevendo-se um valor de 1,2 triliões de dólares a nível mundial em 2027.
Através da biometria, nomeadamente através do reconhecimento facial e de impressões digitais, é possível autenticar pagamentos móveis remotos. Este crescimento esperado de 365% prevê-se que seja impulsionado pelas recentes alterações regulamentares, nomeadamente a introdução da SCA (Strong Customer Authentication).
As aplicações OEM Pay, tais como a Apple Pay e Google Pay, são os principais impulsionadores da adoção da autenticação biométrica no pagamento móvel.
Para além da já mais convencional impressão digital, o reconhecimento facial está também a ser adotado pouco a pouco por soluções OEM Pay, permitindo pagamentos móveis com a mínima interação do utilizador.
Os desenvolvedores de smartphones têm um papel importante no desenvolvimento e melhoria do hardware existente, de forma a garantir a fiabilidade dos diversos sensores biométricos que permitem este tipo de pagamentos. Com o aumento da utilização desta tecnologia torna-se fundamental desenvolver estratégias para garantir que a segurança não fica comprometida.
Vamos esperar para ver!
Fontes:
https://www.juniperresearch.com/researchstore/fintech-payments/mobile-payment-biometrics-market-research
https://ecommercenews.pt/pagamentos-moveis-autenticados-biometricamente-atingirao-os-12-trilioes-de-dolares/
Sem comentários:
Enviar um comentário