Há cerca de dois meses a marca Heineken entrou no metaverso, lançando a sua primeira cerveja virtual, a Heineken Silver. Tratando-se de um projeto intangível e de forma a dar resposta aos consumidores e às novas tendências, um mês depois a cerveja tornou-se física e passou a ser comercializada no mercado.
Deste modo, a marca continuou por toda a Europa a apostar na publicidade do novo produto, e em Espanha desenvolveu uma nova campanha que tem por base mostrar as diferenças entre o virtual e o real, ou seja, a Heineken tem como premissa mostrar que nem sempre aquilo que vemos nas redes sociais equivale à realidade.
A ação publicitária inicia-se com uma jovem, bem vestida, que aparenta estar no topo de uma varanda de um apartamento de uma cidade, a disfrutar do produto. Contudo, de repente o momento é interrompido e o cenário muda, para mostrar ao telespectador verdadeiramente o contexto onde a jovem se encontra.
Assim, uma campanha que foi inicialmente lançada do ponto de vista virtual, como forma criativa de apresentar bebidas no metaverso, joga agora com a dicotomia entre Instagram vs realidade. A equipa de marketing afirma que, a Heineken Silver está direcionada especialmente para a Geração Z e a campanha pretende realçar o quão especiais os verdadeiros e autênticos momentos são.
Por último, Bram Westenbrink, director de Marca global da Heineken, afirma que este novo produto permitiu à empresa serem extremamente criativos do ponto de vista da comunicação, sendo esta nova campanha de consciencialização o segundo passo para o lançamento do produto.
Fontes:
https://marketeer.sapo.pt/cerveja-digital-da-heineken-salta-para-o-mundo-real-investimento-e-o-mais-forte-deste-ano/
https://marketeer.sapo.pt/heineken-mostra-as-diferencas-entre-o-virtual-e-o-real-nesta-campanha/
https://www.youtube.com/watch?v=gShyrOAmoY0&t=15s
Achei que essa campanha da Heineken tem um pouco de crítica em relação ao mundo virtual. Hoje falamos muito em metaverso, inteligencia artificial e automação, que esquecemos de viver a verdadeira realidade.
ResponderEliminarA Heineken conseguiu mostrar, em alguns poucos segundos, que nem tudo o que é mostrado virtualmente, é realmente o que está a acontecer. Foi uma ótima forma para atingir o público da geração Z que possuem características de aproveitar e viver o momento.