Existe uma nova rede social criada por e para portugueses chamada Tal Canal. Não se confunda com o famoso Programa de Herman José de 1983, "O Tal Canal", se bem que de facto o nome da rede é uma homenagem ao nome do programa.
Esta rede social foi criada por um casal português que tem como objetivo fazer desta a "rede social de Portugal". O Tal Canal é focado não nos utilizadores, mas nos conteúdos. Este tem o mesmo conceito que o Reddit, mas mais centrado nos canais.
No Tal Canal, é possível criar a sua própria comunidade, moderá-la e fazê-la crescer. É possível publicar, comentar e votar nos posts, sendo que o algoritmo destaca então os posts mais recentes e mais populares. Esta rede aposta na transparência, partilhando com o público as estatísticas que recolhem. Desde o lançamento da rede social em meados de Abril, as estatísticas são as seguintes:
- Costumam utilizar este tipo de redes sociais?
- Pensam que esta nova rede social Portuguesa, Tal Canal, tem potencial para ter sucesso?
- O que acham das estatísticas até agora?
- Pensam que este tipo de redes sociais têm potencial para as marcas? Conhecem alguns casos de sucesso?
Fontes:
Olá Margarida :)
ResponderEliminarAinda não conhecia esta rede social, mas parabéns pelo post e partilha!
Fui consultar a rede social, e na minha opinião não sei se esta rede terá sucesso, na medida que a proposta de valor de conteúdo que oferecem não é diferenciadora nem inovadora, por exemplo:
Segundo os seus criadores é uma "plataforma semelhante ao Reddit exclusiva para Portugal."
Com esta declaração, inicialmente pensei que seria apenas conteúdo relativo a Portugal, mas após entrar deparei-me com noticias de todo o mundo, como por exemplo "Rússia conclui projeto de lei que vai regulamentar criptomoedas ".
Ou seja, parece-me que o conteúdo não se diferencia comparativamente com o Reddit.
Por isso, a minha questão é: "o que vai fazer os consumidores acederem ao "Tal Canal", em vez do "Reddit" ou outra rede social? O que oferecem de diferente?
Penso que devem rever a proposta de valor e tentarem reposicionar-se e melhorar a sua oferta, pois se não oferecerem nada de diferente aos consumidores vai ser difícil convencê-los a serem seguidores.
Consequentemente, se os seguidores não aderirem à rede social, as marcas também não vão aderir porque o seu público não está lá.
Obrigada pela partilha! :)