No nosso dia-a-dia todos já usámos regularmente ou, pelo menos, já vimos usar a aplicação móvel - Waze.O Waze trata-se de uma aplicação para dispositivos móveis, baseada na navegação por GPS e que contém informações de utilizadores e detalhes sobre rotas, dependendo da localização do dispositivo portátil na rede. Foi desenvolvida pela start-up Waze Mobile de Israel, empresa que foi adquirida pela Google em 2013 por 966 milhões de dólares.
A app de GPS tem informação útil como updates de trânsito, acidentes, radares, polícia escondida, obras em curso, animais na estrada, entre muitos outros.
O que é realmente brilhante nesta aplicação é que todas essas informações úteis são enviadas pelos utilizadores e recebidas pelos servidores do Google para distribuição a todos os outros utilizadores.
Não esquecer que é um modelo de negócio do tipo freemium, o que significa que se os utilizadores quiserem ter acesso às funcionalidades básicas da App, conseguem fazê-lo sem custos associados. No entanto, caso o utilizador queira ter acesso a funcionalidades extra ou sem anúncios, então têm que optar pelo plano pago.
Como é que o Waze gera receita?
Como a maioria dos produtos e serviços da google, as receitas têm origem na venda de anúncios. Existem 3 tipos de anúncios possíveis:
- Resultados Promovidos - quando procuramos algum tipo de loja em específico, por exemplo, o primeiro resultado poderá ser promovido por um anúncio pago à marca.
Quando vemos uma informação relevante tipo "acidente na estrada", os utilizadores são convidados a confirmar a situação ou informarem que a mesma já não existe. Assim, o Waze garante que as informações são o mais verídicas possíveis e atualizadas ao minuto!
Além disso, através do envio da informação relevante para a aplicação, os utilizadores recebem a "recompensa devida". Assim, após avisarmos, por exemplo, que existe uma rua fechada para obras, o Waze vai-nos dizer que X pessoas foram ajudadas pela nossa dica!
Quando mais pessoas ajudarmos, mais pontos ganhamos e podemos até subir de nível! Associado a cada nível, existem diferentes tipos de personalização do nosso avatar, como o "estado de espírito" ou mesmo a imagem que os outros utilizadores veem de nós.
Através da gamificação, o Waze pretende incentivar o uso da aplicação de forma a receber o máximo de informações úteis possíveis e poder partilhá-las a todos os outros utilizadores!
Fontes:
Muito interessante esta perspectiva! Como utilizador da App Waze já tinha sido alvo de algumas campanhas e cada vez mais este tipo de aplicações são usadas como ferramentas de marketing potenciada pelos seus utilizadores, e pelas referências geográficas que são a base destes serviços de navegação. Umas das características mais interessantes e que aprecio é esse facto de permitir o input dos seus utilizadores, possibilitando a identificação e confirmação de incidentes em tempo real e prevenir possíveis demoras, podendo alterar a rota para evitar esses transtornos. Prática e eficaz.
ResponderEliminar