terça-feira, 31 de maio de 2022

“Your date is being sold”

A nova campanha publicitária da apple surge na altura em que a Meta, anuncia novas regras associadas à sua política de privacidade, com a atualização dos termos de serviço com o intuito de oferecer mais transparências aos utilizadores acerca da forma como o seus dados são recolhidos e utilizados. O novo anúncio da marca tem como objetivo evidenciar até que forma os dados pessoais podem ser utilizados, recorrendo ao formato de vídeo e a uma personagem – a Ellie - que entra numa casa de leilões e assiste à licitação de todas as suas informações pessoais, particularmente o histórico de navegação, e-mails, transações anteriores e listas de contactos. No mesmo vídeo conseguimos assistir à destruição de todos os vestígios de informação por parte da Ellie ao recorrer à opção “ask not to track” disponível no seu iphone 13, permitindo assim um ajuste das definições de privacidade, fazendo com que a sala de leilões fique vazia.
Notar ainda que se recorre à utilização de um avatar para representação da personagem, fazendo referência ao desenvolvimento do metaverso, nomeadamente o investimento que tem vindo a ser feito pela Meta no projeto. De facto, além de alienar um alerta geral aos utilizadores no que toca à privacidade, um aspecto que a marca tem vindo a defender ao longo dos tempos, a apple consegue ainda direcionar o anúncio para a publicitação dos seus recursos – a App Tracking Transparency (que exige que empresas como o Facebook peçam autorização explicítita para acederem a informação pessoal) e o Mail Privacy Protection, relembrando ao consumidor que está focada em manter a sua proteção. Assistimos assim ao reconhecimento do crescimento da preocupação associada a esta divulgação por parte do mercado. Fontes: https://www.cleardata.com/news/facebook-and-apple-are-at-war-with-the-biggest-battle-still-on-the-horizon/ https://marketeer.sapo.pt/sabe-quem-acede-aos-seus-dados-apple-alerta-para-a-utilizacao-indevida/

2 comentários:

  1. Olá Nicole! Penso que cada vez mais toda a gente está preocupada com a sua privacidade, no entanto, acho que já não há maneira de o controlar: "eles" já sabem tudo sobre nós.
    Mas, fico feliz por saber que a Apple está a mostrar preocupação pela situação.
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Olá Nicole, obrigada pela tua partilha! Confesso que assim que acabei de ler o post fui às definições de privacidade e desativei o tracking em todas as aplicações, é algo ao qual nunca prestei muita atenção, mas é verdadeiramente assustador saber que a nossa privacidade é assim tão violada. Ainda bem que continuam a existir empresas, como a Apple, preocupadas com a transparência e a proteção dos dados.

    ResponderEliminar