Tal como temos vindo a falar, nesta nova era os consumidores dão muito valor a outro tipo de Marketing Digital que antes nem sequer eram imaginados, um desses exemplos é o Marketing de Causas.
O Marketing de Causas é uma estratégia que tem ganho cada vez mais espaço no mundo dos negócios e que se tem tornado uma tendência entre as empresas que procuram destacar-se no mercado. Esta técnica é baseada na ideia de que as ações de Marketing devem estar alinhadas com causas sociais ou ambientais relevantes, levando em consideração os valores e os desejos dos consumidores, nomeadamente dos consumidores atuais.
O Marketing de Causas tem-se mostrado eficiente para empresas que desejam um posicionamento diferenciado no mercado, já que os consumidores estão cada vez mais preocupados com causas sociais e ambientais, e por tal pretendem consumir produtos e serviços de empresas que compartilham os mesmos valores.
Empresas que adoram o Marketing de Causas envolvem-se em projetos que têm um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, demostrando aos consumidores que se preocupam com questões além do lucro. Esse envolvimento pode ser feito de diversas maneiras, como, por exemplo, apoiando instituições de caridade, participando em campanhas de consciencialização ou promovendo ações sustentáveis.
Além de ter um impacto positivo na sociedade, o Marketing de Causas também pode trazer benefícios para as empresas em termos de imagem e fidelização de clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram empresas que não só oferecem qualidade nos seus produtos e serviços, mas também se comprometem com causas em que eles acreditam.
Para ter sucesso no Marketing de Causas, é fundamental que as empresas escolham causas que estejam alinhadas com os seus valores e sejam relevantes para os seus clientes. Além disso, é importante que essas ações sejam verdadeiras e coerentes com a cultura da empresa, evitando ações que possam ser percebidas como oportunismo.
A título de exemplo, trago um vídeo publicitário de 2022 da conhecida marca Dove com o nome "Under Pressure". A meu ver, este vídeo para além de se enquadrar na temática de Marketing de Causas, tem também como objetivo quebrar tabus - algo que a nova era digital já demonstrou ser tendência.
A Dove é um excelente exemplo de Marketing de Causas, já que ao longo da sua existência tem sempre tido o cuidado de que as suas campanhas de marketing sejam sempre alinhadas com as preocupações, medos, inseguranças dos seus consumidores, e esta campanha mantém essa tendência.
A par de tudo isto, o ano passado, a Dove lança este vídeo bastante forte sobre o sofrimento da depressão pós-parto: um tema sensível e escondido, mas sentido por 7 em cada 10 mulheres. O vídeo traz depoimentos de mulheres reais que passaram pela depressão pós-parto, retratando a pressão e o julgamento que sentem.
Com esta campanha, a Dove mostra que se preocupa com as questões que afetam as mulheres e, mais do que isso, que se coloca ao lado delas, tentando oferecer apoio e suporte emocional. Esta postura alinhada com uma causa importante certamente contribui para a construção de uma imagem positiva da marca, além de "agarrar" os consumidores de forma autêntica e genuína.
Olá Alexandra! Gostei bastante da tua partilha de forma a refletirmos a importância e o impacto que existe quando uma marca se associa a uma causa social ou ambiental com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o problema e incentivar a ações positivas.
ResponderEliminarQuando falamos em marcas que utilizam a estratégia de Marketing de Causa a primeira que me vem à cabeça é, sem dúvida, a Vodafone.
A Vodafone sendo uma empresa de telecomunicações global tem como objetivo conectar pessoas e ajudá-las a comunicarem com todo o mundo. E, como parte de sua estratégia de marketing, a Vodafone tem apoiado várias causas sociais e ambientais ao longo dos anos.
Uma das principais causas que a Vodafone tem apoiado é a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. A empresa lançou várias iniciativas, como a campanha "Red Light" para ajudar a combater a violência doméstica e a promoção de programas de liderança feminina nos seus negócios.
Além disso, a Vodafone também tem apoiado causas ambientais, como a redução da sua pegada de carbono e a promoção de energias renováveis. A empresa também tem trabalhado para reduzir o desperdício eletrônico e melhorar a reciclagem de dispositivos móveis.
Assim, quando as marcas apoiam causas impactantes da nossa sociedade, conseguem atrair e manter os clientes que se preocupam com esses problemas e também conseguem melhorar a sua reputação e imagem. Quando as marcas tomam medidas concretas para abordar estas temáticas sensíveis podem ajudar a fazer a diferença em áreas importantes da sociedade e do meio ambiente.
Obrigada pela partilha!