segunda-feira, 13 de março de 2023

O Marketing Digital nas cerimónias de Prémios (Óscares 2023)

 Olá a todos,

Após qualquer gala de entrega de prémios do mundo artístico é habitual ouvirmos nos dias seguintes, tanto nas redes sociais como nos nossos grupos de amigos, as opiniões mais díspares sobre os resultados finais com, as mais diversas teorias de conspiração sobre os motivos que levaram um artista a ganhar o prémio ou sobre o porquê da Beyoncé não ter ganho o prémio de melhor álbum. 

Na ressaca da mais recente gala dos Óscares, decidi fazer uma reflexão sobre como é que a escolha dos vencedores é influenciada pelas campanhas de marketing dos grandes estúdios de entretenimento. 

Todos os anos, a cerimónia celebra o melhor no mundo do cinema, reconhecendo performances de artistas, realização, argumento e feitos técnicos. No entanto, ao longo dos anos, os Óscares e a maior parte das cerimónias, tornaram-se cada vez mais um campo de batalha para as campanhas de marketing digital dos estúdios de cinema, em vez de uma plataforma para homenagear a excelência artística. 

No início da era digital, os estúdios de cinema reconheceram a importância da comunicação online na geração de buzz em torno dos seus filmes. Com o surgimento das redes sociais, os estúdios puderam, e continuam a conseguir, alcançar uma audiência global com o clique de um botão, o que torna o caminho até à cerimónia dos Óscares o palco perfeito para mostrar a sua perícia e criatividade  em marketing digital. Em alguns casos o foco mudou de criar filmes de qualidade para criar hype em torno deles, com os estúdios a utilizar um forte investimento em campanhas online que chamam a atenção do público e consequentemente da Academia. 

Enquanto os Óscares são destinados a celebrar a excelência artística, a influência das campanhas de marketing digital podem ofuscar a perceção que os espectadores têm sobre o filme e consequentemente a qualidade dos mesmos. Os estúdios usam uma série de táticas para gerar engagement e difusão de conteúdo, incluindo influencer marketing, publicidade em redes sociais e até participações em segmentos populares de canais de Youtube



Estas estratégias podem distrair o público geral do próprio filme, com muitas pessoas a assistirem aos Óscares para ver se a inconsciente campanha de marketing a que foram sujeitos ganhará em vez de qual filme/ator/realizador ganhará.

No caso da edição dos Óscares de 2021, foi demonstrado o poder das campanhas de marketing digital. O vencedor de Melhor Filme, "Nomadland", foi promovido com muita força pela Searchlight Pictures, o estúdio por trás do filme. Utilizaram uma série de estratégias para criação de notoriedade à volta da longa metragem, incluindo influencer marketing, anúncios em redes sociais e uma extensa campanha de relações públicas, normalmente enquanto frequentavam outros festivais. Embora "Nomadland" seja sem sombra de dúvida um grande filme, a campanha de marketing digital ajudou o filme a destacar-se dos seus concorrentes e a garantir o prémio de Melhor Filme. 


Utilizando este ano e o meu caso pessoal como exemplo, posso dizer que não vi a maior parte dos filmes nomeados e os que vi provavelmente adormeci a meio. No entanto havia um actor que eu queria que ganhasse o prémio de Melhor Actor, o Brendan Fraser pela sua participação no “The Whale”.

Se vi o filme? Não. Então comecei a questionar-me porque é que queria que este ator levasse a estatueta para casa e reparei que durante vários meses fui bombardeado por conteúdo do submundo dos reels e tik toks, sempre com a mesma passagem do filme. De repente, já estava num loophole sem fim entrevistas e reportagens no youtube sobre como o próprio ator esteve afastado do cinema devido a escândalos e depressões e a criar uma ligação estranha não só com a personagem mas também com o actor. A sua prestação até podia ser má nos 99% de filme que não vi mas eu queria genuinamente que ganhasse (e ganhou). Maldito algoritmo. 


Ao que parece o aumento da influência das campanhas de marketing digital nos Oscares tem gerado preocupação por parte de pessoas dentro da indústria cinematográfica. Muitos argumentam que o foco nas campanhas de marketing tira o protagonismo dos filmes em si, e que os Óscares deveriam voltar a celebrar a excelência artística em vez da promoção online e da procura de likes e cliques e, embora as campanhas de marketing possam certamente ajudar a gerar buzz do público geral em torno de um filme, elas não devem ser o fator determinante no processo de decisão dos vencedores dos Óscares. 

Para concluir, os Óscares tornaram-se num fim de campo de batalha para as campanhas de marketing digital em vez de uma plataforma para celebrar a excelência artística. Embora essas campanhas possam certamente gerar notoriedade em torno de um filme, elas não devem ser o fator determinante no processo de decisão dos Óscares. O foco deve ser na qualidade dos próprios filmes, e a Academia bem como qualquer responsável de uma cerimónia de prémios deve ter a responsabilidade de honrar e reconhecer as performances, em todas as artes artísticas. As campanhas de marketing digital podem ser úteis para promover filmes, música, teatro e gerar interesse, mas não devem obscurecer o valor artístico dos filmes e a importância da criatividade e do talento dos artistas envolvidos na sua criação.

Fontes: 
https://cinematicslant.com/2020/11/30/nomadland-marketing-recap/ 
https://www.thedrum.com/news/2022/03/28/oscars-2022-what-we-can-learn-movie-marketing

1 comentário:

  1. Olá Tiago,

    Desde já, gostei que tivesses trazido para discussão um tema bastante interessante e que, provavelmente, muitas pessoas, tal como eu, não se aperceberam.

    De facto, o objetivo do marketing é criar valor e chamar a atenção do público para algo. No processo de comercialização de um filme, o marketing cinematográfico corresponde a uma peça fundamental para o sucesso deste. Numa vertente mais tradicional, os filmes são publicitados em pequenos vídeos promocionais (trailers) que são distribuídos pelos vários canais de comunicação ou, por exemplo, em billboards através de uma fotografia representativa e chamativa.

    No entanto, tal como atentaste, os pequenos vídeos em forma de reels ou tik toks têm ganho mais presença como forma de promover algo. Também na indústria cinematográfica isto parece ser verdade. O user generated content, no caso em questão em forma de reels ou tiktoks, é uma estratégia de marketing bastante preferida nos dias de hoje. Esta é uma forma de publicitar menos custosa para as empresas (visto que são os próprios consumidores que criam os reels e tiktoks promocionais) e que pode ser mais eficaz (trata-se de uma interação peer-to-peer, pelo que pode ser mais credível). Porém, é de notar a total perda de controlo na campanha promocional, o que se pode traduzir-se na difusão de opiniões negativas ou falsas.

    Acredito que esta seja uma tendência que continuará presente não só na indústria cinematográfica, mas também em muitos outros mercados devido à sua presença constante e à sua importância nos dias de hoje.

    Muito obrigada pela partilha!

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