Nesta partilha decidi abordar um tema recentemente falado
nas aulas de Web Marketing, de modo a conhecermos melhor o que é e como
funciona o in-game advertising.
Em consequência do boom da Internet que se fez sentir nos
anos 90, as tecnologias tornaram-se um aspecto essencial e presente do
quotidiano. Desde a configuração pessoal de um PC à customização de páginas web
até mesmo à criação de uma vida num mundo virtual. Deste modo, podemos
introduzir a análise de um tipo de publicidade em específico: o in-game
advertising.
O in-game advertising é uma forma de marketing que envolve a
exibição de anúncios publicitários em jogos de vídeo. Esta é uma forma de
publicidade bastante eficaz, uma vez que, os jogadores passam grande parte do
seu tempo a jogar e, segundo Nielsen Media Research (2005), este meio de
publicidade tem vindo a verificar uma enorme expansão nos últimos anos devido
ao facto de cerca de 70% de jovens masculinos com idade compreendida entre os
18 – 24 anos estar a desviar a sua atenção da televisão e focar-se essencialmente
neste tipo de jogos.
No entanto, a publicidade em jogos deve ser equilibrada para
não interromper a experiência do jogador e comprometer a qualidade do jogo.
Quando bem-feita, a publicidade em jogos pode oferecer benefícios tanto para os
anunciantes quanto para os jogadores, fornecendo uma fonte adicional de receita
e suporte para a criação de jogos de alta qualidade.
São várias as maneiras pelas quais o in-game advertising
pode funcionar, dependendo do tipo de jogo e da plataforma em que é exibido. Estes
podem ocorrer por anúncios de exibição, como banners ou pop-ups dentro do jogo,
onde aparecem normalmente em locais estratégicos, como no início de uma fase ou
em momentos de pausa. Por integração de produtos, quando os produtos são
incorporados no jogo de forma natural, como parte da história ou ambiente,
sendo que esta integração pode ser uma oportunidade para os anunciantes
atingirem o público de forma mais eficaz, uma vez que o produto é mostrado em
contexto e em uso. Também pode funcionar como uma publicidade interativa, em
que as empresas criam jogos de publicidade para promover os seus próprios
produtos, sendo que o principal objetivo é envolver o jogador e incentivá-lo a
interagir com o produto ou marca. Um outro exemplo é através de patrocínio de
eventos, ou seja, as empresas patrocinam eventos importantes dentro do jogo,
como competições ou torneios.
Assim sendo, o in-game advertising pode ser benéfico para
desenvolvedores de jogos, pois pode ajudar a gerar receita adicional,
permitindo que os jogos sejam vendidos a um preço mais baixo ou de graça. No
entanto, os anúncios também podem afetar a experiência do jogador se não forem
exibidos de forma adequada ou se forem intrusivos. Por isso, é importante
encontrar um equilíbrio entre a publicidade e a jogabilidade para garantir uma
experiência positiva para o jogador e simultaneamente garantir o sucesso do
intuito da publicidade.
Já foste alvo deste tipo de publicidade? Qual é a tua opinião?
Em algum momento acabas-te por ceder à publicidade para comprares algum tipo de
produto ou serviço?
Fontes usadas:
https://www.meioemensagem.com.br/patrocinado/flame/in-game-advertising-quatro-decadas-de-inovacao
https://core.ac.uk/download/pdf/62705839.pdf
https://rockcontent.com/br/blog/game-marketing/
Olá Diana,
ResponderEliminarO teu post está muito interessante e relacionado com a matéria lecionada.
Tal como já foi dito em aula e por ti nesse post, este tipo de marketing pode ser muito eficiente, no entanto, numa geração cada vez mais dependente das tecnologias e viciada em jogos, este tipo de publicidade pode perder o seu efeito pela imersão que os jovens têm quando jogam este tipo de jogos.
Para além disso, a publicidade em jogos deve ser feita cuidadosamente para evitar perturbar a experiência de jogo.
Além disso, existem certas questões que devem ser tidas em conta, como por exemplo as éticas, tendo em conta que há crianças que jogam certos jogos e por tal, a publicidade deve ser adequado a todo o tipo de público.
Em suma, acho que este tipo de estratégia é excelente principalmente se tiver como target esta nova geração, no entanto, os anunciantes devem estar atentos a essas preocupações e garantir que os anúncios são transparentes, adequados, claros e não intrusivos.
Boa tarde Diana,
ResponderEliminarDe facto é um tema bastante interessante e com o qual nos deparamos no nosso dia a dia. Acho que é uma estratégia interessante pois traz bastantes vantagens: os consumidores podem ganhar mais "pontos" ou "vidas" caso assistam a estes anúncios, o que pode tornar a experiência de jogo mais facilitada, entusiasmando o jogador. Por outro lado, a publicidade em jogos também pode ser altamente direcionada e personalizada, permitindo que os anúncios atinjam públicos específicos com mensagens personalizadas para a audiência. Pelo menos, pessoalmente deparo-me com publicidades de outros jogos semelhantes, dentro de um próprio jogo, o que, às vezes, é até benéfico pois fico a conhecer novos jogos.
Este balanço entre jogo e publicidade deve, como disseste, ser pensado e equilibrado para não massar excessivamente o utilizador e, também ser apropriado a todo o tipo de público (no caso dos jogos de vídeo cada vez o público é mais jovem).
ResponderEliminarOlá Diana,
Muito obrigado pela partilha! Parece-me que nos dás uma boa ideia de como funciona esta forma de publicidade e és explicita no conceito in-game advertising e da sua eficácia no que respeita a esta forma de publicidade. Penso que neste tipo de publicidade o mais importante será sempre encontrar o justo equilíbrio entre a publicidade com a experiência do jogador, numa ótica de experiencias positivas para ambos.
Muitos parabéns!