segunda-feira, 27 de março de 2023

Copywriting: Dicas para criar um conteúdo eficaz

Não é novidade nenhuma que atualmente os vídeos, reels, podcasts, entre outros, são das abordagens mais utilizadas pelas marcas para gerar conteúdo atrativo para os seus clientes, seguidores, e consumidores na generalidade. Contudo, não deve descartar outras formas, de cariz mais tradicional, como é o caso das notícias, anúncios ou posts de blogues. 

Dito isto, venho apresentar uma ferramenta bastante útil que permite a elaboração de conteúdo escrito apelativo e eficiente: o copywriting. Trata-se de uma técnica de escrita persuasiva que por meio das palavras, procura levar os leitores a comprarem um produto, serviço ou uma ideia (Albrighton, 2013; Ferreira, 2018). Para ser bem executado, exige, primeiramente, uma pesquisa que nos leve a conhecer o público que pretendemos atingir, e o que o cativa, motiva e preocupa. 

Prosseguindo das ideias para a prática, é importante ter em mente alguns aspetos básicos, que por vezes são esquecidos ou ignorados:

  • Criar cabeçalhos apelativos, com uma linguagem clara, simples e próxima;
  • Usar imagens e infográficos, onde se revelar necessário;
  • Evitar parágrafos longos;
  • Destacar palavras e ideias cruciais, através da utilização de outras fontes, em bold ou sublinhadas;
  • Ideias alinhadas em lista de tópicos, útil quando, por exemplo, se enumeram os prós e contras de um produto.
Um copy interessante nunca pode ser algo demasiado exaustivo, chegando até a ser aborrecido. Deve-se simplificar o conteúdo, apostando na sua clareza e consistência, e recorrendo a uma linguagem ativa do dia-a-dia, diminuindo-se o tempo de leitura de um artigo, tornando-o mais impactante e natural.


Outra questão fundamental prende-se com o título. Os leitores só irão ler algo se o título os agradar, e que prenda a sua atenção, levando-os a ler o artigo na integra. Um estudo da copyblogguer, refere que das 8 em 10 pessoas que leem o título de um artigo, apenas 2 leem o resto. Para se conseguir aumentar este número, logo a seguir ao título deve estar presente uma frase introdutória poderosa, capaz de prender a atenção do público.

E agora, tendo cumprido tudo isto, o que posso fazer para que o meu conteúdo seja lido por mais pessoas? A resposta a esta questão está em utilizar as keywords corretas (uma keyword, ou palavra-chave em português, é o termo utilizado pelos utilizadores quando pesquisam algo na web). No entanto, não se devem utilizar keywords em demasia, algumas desnecessárias, com o intuito de se obter uma melhor classificação das publicações nos motores de pesquisa....esta prática já não é recompensada. 

E tu, conheces outras práticas para desenvolver uma escrita eficaz na criação de um conteúdo?

Fontes acedidas:
Albrighton, T. (2013). The ABC of Copywriting (2nd ed.). ABC Business Communications Ltd.

Ferreira, G. (2018). Copywriting: Palavras Que Vendem Milhões (1st ed.). DVS Editora.

https://copyblogger.com/magnetic-headlines/ 

https://www.paldesk.com/12-copywriting-tips-for-2021/

https://writtent.com/blog/stuck-writing-35-sure-fire-copywriting-tips-tricks-pros/


4 comentários:

  1. Olá Gustavo,
    O teu post apresenta uma visão interessante sobre a importância do copywriting na criação de conteúdo atrativo e eficiente. É verdade que as redes sociais e outras plataformas digitais são cada vez mais utilizadas pelas marcas para criação de conteúdo mas não devemos ignorar as formas mais tradicionais de comunicação, como notícias, anúncios etc. Nesse sentido, o copywriting é uma ferramenta valiosa que pode ajudar a criar conteúdo persuasivo que leva os leitores a comprarem um produto, serviço ou ideia.
    Achei importante o ponto de que para executar bem o copywriting, é necessário pesquisar e conhecer bem o público-alvo, as suas motivações e preocupações.
    Outro ponto importante destacado pelo teu post é a importância do título e da primeira frase introdutória para prender a atenção do público. À velocidade que fazemos scroll, é essencial algo que chame à atenção do consumidor porque se isso não acontecer vai ser apenas mais conteúdo que nos esquecemos passado 1 segundo.
    Uma prática que possa desenvolver uma escrita eficaz na criação de conteúdo poderá ser o fazer uso de histórias, exemplos ou casos práticos para ilustrar os argumentos da marca e tornar o conteúdo mais envolvente com o consumidor.
    Abraço!

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  2. Olá Gustavo!
    Este tema é de facto bastante pertinente, e frequentemente cruzamo-nos com copywriting, muitas vezes sem nos apercebermos. Acredito que a forma mais eficiente de o fazer, seja esta mesmo: quando o consumidor não se apercebe bem que está perante uma técnica de Marketing.
    É fundamental o título ser informativo e simples, e o produto ou serviço se relacionar com o público a ser atingido. Penso que uma maneira eficaz de o fazer, será, por exemplo, o autor do artigo descrever a sua experiência pessoal com o artigo ou serviço a vender. Para além de descrever as necessidades que o levaram a consumir o produto/serviço em 1º lugar.
    Acho que para o consumidor este tipo de conteúdo parecerá mais autêntico! Também penso ser importante o autor fazer um bom balanço desta técnica, alternando com conteúdos utilizando outras ferramentas para que se torne mais natural para o leitor.

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  3. Olá Gustavo,
    Desde já agradeço-te por esta partilha sobre o copywriting! Devo confessar que já tinha ouvido falar no termo, no entanto, não era um tema com o qual estava familiarizada.
    Em seguimento do comentário da Ana Carolina Almeida, já estive várias vezes perante casos de copywriting, não associando o nome à técnica de marketing apesar de ter a ideia que o objetivo principal do título era captar à atenção de um potencial cliente.
    Aquando da leitura do teu post achei interessante o facto de ter associado instantâneamente (ainda que possa estar errada) o assunto em questão ao chamado "clickbait", ou traduzindo para português, "caça cliques", que é uma técnica utilizada por algumas marcas, sendo mais usual por parte dos criadores de conteúdo digital, cujo objetivo principal é, tal como diz a sua tradução para português, caçar cliques através de títulos sensacionalistas.
    Infelizmente esta técnica é muito utilizada na comunicação de conteúdo no digital com o intuito de levar o utilizador ao engano na grande maioria das vezes, deparando-se com um título extremamente chamativo e o conteúdo pouco ou nada relacionado com o seu título. Contudo, quando bem utilizada também faz sucesso, uma vez que, tal como o copywriting, acaba por chamar à atenção do cliente e como disse o Tiago Ribeiro no seu comentário, hoje em dia a informação é tanta e com a tendência de fazermos scroll num ápice, tem, efetivamente, de ser algo que chame à atenção do consumidor.
    Possivelmente ambas as técnicas, por terem determinados pontos em comum, até estarão relacionadas de algum modo, no entanto, depois de efetuar uma breve pesquisa não encontrei nenhuma informação em que ambas ambas fossem abordadas em simultâneo.

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  4. Boas Gustavo, e parabéns pelo post.
    Seguindo a lógica do ensinamento também vou deixar então um comentário curto. No entanto, gostei e corroboro que sem dúvida, conhecer o publico alvo, utilizar uma linguagem simples e clara e acima de tudo como temos vindo a observar nas aulas contar uma boa história, parecem-me ser boas técnicas de escrita que tem bons resultados na persuasão dos leitores/clientes.
    Obrigado pela partilha.

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