O buzz marketing, também conhecido como marketing de zumbido, é uma estratégia de marketing que procura criar entusiasmo, curiosidade e expetativa à volta da marca, gerando um "zumbido" ou burburinho O objetivo principal é criar eco e aumentar a visibilidade da marca, gerando interesse e alcance por parte do público.
O buzz marketing envolve a criação de conteúdo inovador, surpreendente ou emocionalmente envolvente, que é compartilhado organicamente pelos consumidores nas suas redes sociais e outras plataformas de comunicação. Esse conteúdo pode ser um vídeo viral, uma campanha publicitária impactante, uma ação de marketing fora do comum ou qualquer outra forma de comunicação que chame a atenção e desperte o interesse do público.
Uma das características principais do buzz marketing é a sua natureza espontânea e orgânica. Ao contrário de outras estratégias de marketing tradicionais, o buzz marketing não é planeado ou controlado diretamente pela marca, mas sim impulsionado pela reação e partilha dos consumidores. Isso torna o buzz marketing uma estratégia de baixo custo em termos de investimento financeiro, mas que pode ter um alto impacto em termos de alcance e exposição da marca.
Para a marca ter
sucesso com o buzz marketing, é importante que crie conteúdo autêntico,
relevante e compartilhável, que esteja alinhado com os interesses e valores do
seu público-alvo. Também é importante acompanhar de perto as conversas e
interações nas redes sociais e outras plataformas de comunicação, para
identificar oportunidades. É da mesma forma fundamental que a marca esteja preparada
para responder aos comentários, dúvidas e críticas dos consumidores de forma
rápida e adequada, aproveitando o momento de visibilidade para estabelecer um
relacionamento positivo com o público.
No entanto, é
importante ter em mente que o buzz marketing pode ter tanto efeitos
positivos quanto negativos. Enquanto um buzz positivo pode
impulsionar a imagem da marca, aumentar a visibilidade e gerar mais negócios,
um buzz negativo pode ter o efeito oposto, causando danos à reputação da marca.
Portanto, é importante que as marcas sejam cuidadosas ao desenvolver e executar
estratégias de buzz marketing, garantindo que o conteúdo seja autêntico,
relevante e alinhado com os valores da marca, e que as interações com os
consumidores sejam geridas de forma adequada.
O que é buzz marketing e como adotá-lo no seu negócio? (hotmart.com)
Buzz marketing: o que é, estratégias e exemplos (inboundcycle.com)
Buzz marketing: o que é e como fazer? - pme.pt Portal PME
Carl, W. J. (2006). What's all the buzz about? Everyday communication and the relational basis of word-of-mouth and buzz marketing practices. Management Communication Quarterly, 19(4), 601-634.
Olá Hugo!
ResponderEliminarAcho que cada vez mais o Buzz Marketing torna-se importante para as empresas. Numa era onde as pessoas estão cada vez conectadas e a informação chega a todo lado muito rapidamente, é preciso ter muito cuidado com a informação que colocamos online.
Este acesso fácil e rápido a todo o tipo de informação e comunicação mudou o modo como as pessoas fazem compras. Hoje em dia é muito mais comum, antes da realização de uma compra, o consumidor procurar por informações e opiniões fidedignas sobre os produtos. Assim quando as empresas optam por esta estratégia têm de ter em conta: o público alvo da comunicação, os canais digitais mais utilizados e o tipo de conteúdo com que estes mais interagem.
Se for bem aplicada esta estratégia é muito vantajosa para a empresa pois tem um baixo custo de investimento (as empresas não têm que pagar para as pessoas falem), tem um grande alcance e chega a todo lado rapidamente e para além disso pode trazer grande credibilidade à marca/empresa.
Assim sendo acho que esta estratégia crescerá cada vez mais e as empresas apostarão para que esta seja bem aplicada.
Olá Hugo!
ResponderEliminarObrigado por partilhares informação sobre buzz marketing!
Num mundo em que cada vez é mais difícil as marcas se destacarem, devido a maior concorrência e também ao custo mais elevado de reter a atenção dos consumidores, esta estratégia pode ter resultados interessantes face ao investimento do mesmo!
Não existe uma formula mágica para esta estratégia, ainda que o Buzz Marketing tenha como objetivo gerar buzz orgânico, o planeamento que existe por trás dele pode ser exigente.
Existe um livro sobre o assunto que, apesar de antigo, tem muita informação que é atual. O livro chama-se Buzzmarketing de Mark Hughes.
Neste livro encontramos os tipos de buzzmarketing, assim como alguns exemplos de ações que foram feitas naquela época.
Em suma, a estratégia de buzz marketing está mais dependente de criatividade e originalidade do que de grandes investimentos.
Fico à espera do próximo tema, Hugo! :)