Como é que o marketing sobre o novo filme da Barbie tem influenciado as vendas das bonecas?
A divulgação prévia do novo filme da Barbie tem despertado uma grande antecipação e engagement do público. Trailers, teasers e campanhas promocionais são amplamente partilhados nas redes sociais, criando discussões e aumentando a visibilidade da marca. O público fica ansioso para conhecer as novas aventuras da Barbie no “big screen”, o que naturalmente aumenta o interesse pelas bonecas relacionadas ao filme.
O novo filme da Barbie procura manter-se atual ao abordar narrativas envolventes e temáticas relevantes, desde empoderamento feminino até questões de inclusão e diversidade. A Mattel utiliza então o poder da nostalgia, aproveitando toda essa saudade para reinventar a Barbie de modo a refletir os valores contemporâneos. Poderemos então encontrar, quer no novo filme, como nos novos modelos das bonecas, Barbies de diversas idades, tamanhos, etnias, estilos e profissões.
Estas histórias inspiradoras e representativas têm o poder de se conectarem emocionalmente com o público, tornando as bonecas da Barbie uma escolha desejada para recriar as aventuras vistas no filme.
O marketing digital desempenha um papel fundamental na promoção do novo filme da Barbie. A Mattel utiliza plataformas online, como redes sociais, sites e canais no YouTube, para compartilhar conteúdo relacionado com o filme. A criação de vídeos, imagens, assim como a criação de um template que com o auxílio da personalização através de UGC, aumentam o alcance da campanha e geram buzz em torno da marca. Além disso, a Mattel investe em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para garantir que o filme e os produtos da Barbie sejam facilmente encontrados pelos consumidores online.
Colaborações com os atores e user generated content
Uma tática eficaz de marketing digital adotada pela Mattel foi a parceria com os atores do filme para criar 24 posters com o mesmo template. Cada poster identificava um ator bem como a personagem que iria reprensentar. Com isto conseguiram associar a diversidade de origens dos atores e atrizes com a diversidade de Barbies que existem neste momento no mercado, estimulando o interesse do seu público e ampliando o alcance da mensagem.
Estes posters tornaram-se tão virais que foi criado um template para os utilizadores das redes sociais criarem o seu próprio poster com a imagem que pretenderem.
Prevê-se que o lançamento do novo filme da Barbie em 2023 tenha um impacto significativo nas vendas das bonecas. A combinação de uma narrativa cativante, estratégias de marketing digital eficazes e engagement do público resulta num aumento da procura pelos produtos relacionados com o filme. Irá ainda ser criada uma linha exclusiva relativamente ao filme assim como merchandise. É então expectável que crianças e adultos desejem obter as bonecas, até por que existe alguma colecionabilidade dentro do mundo das Barbies.
Fontes:
https://www.washingtonpost.com/business/2023/04/21/barbie-movie-mattel-adults/https://pt.linkedin.com/pulse/o-que-filme-da-barbie-pode-te-ensinar-sobre-marketing-em-órbita
Olá Bia,
ResponderEliminarA estratégia de marketing para promover o novo filme da Barbie parece que está a obter resultados positivos não só para o filme como para a venda das bonecas. A forma como a Mattel está a utilizar o marketing e a exposição do filme nas redes sociais está a criar muito material divertido para UGC. Além disso, a abordagem de inclusão e diversidade, tanto no filme quanto nos novos modelos de bonecas, mostra que a empresa está atenta na procura de valores contemporâneos. Esta conexão emocional com o público e a representatividade oferecida certamente irá influenciar de forma positiva as vendas das bonecas da Barbie.
Parabéns pelo Post.
Beijinhos
Olá Bia!
ResponderEliminarDesde mais muitos parabéns pelo artigo!
A Mattel foi bastante inteligente a utilizar o poder da nostalgia e associá-lo a valores atuais, com as diferentes idades, tamanhos, etnias e estilos. O que se sabe do filme até agora também ajuda a criar esta sensação de ansiedade boa e curiosidade para o seu enredo, pelo que vão querer também relembrar do seu passado e comprar as bonecas novamente.
É curioso esta questão, que depois levanta outros debates: já vi alguns memes pela internet que depois nos mostram as pessoas que quando eram crianças e não tinham possibilidade de comprar um Barbie agora fazem-no, muito por causa do buzz que a campanha do filme está a ter.
Os atores escolhidos também ajudam e muito à divulgação do filme e da marca no digital, e mesmo o template de posters criado para as imagens da Barbie foi um sucesso enorme e colocou mais uma vez o filme, que ainda nem saiu, nas bocas do mundo.
Com isto, acredito mesmo que o lançamento do filme tenha mesmo um impacto direto enorme nas vendas destas bonecas, e que esse consumo ainda vai crescer, e tornar-se tendência nas novas gerações, por exemplo.
Beijinhos e bom trabalho!
Olá Beatriz!
ResponderEliminarA estratégia para promover a barbie é bastante inteligente, dado que fez parte da infância da maioria das pessoas, tendo cada vez mais em conta a inclusão! O filme foi uma forma brilhante de tornar a barbie em algo real e de certa forma mostrar como é que a sociedade seria se fossemos todos como "ela".
As redes socias foram fundamentais nesta promoção, pois os utilizadores poderiam utilizar o template e criarem postes personalizados com a sua identidade, mostrando a todos que ser barbie é ser diferente, mas ter valores acima de tudo.
Obrigada pela partilha!
beijinhos
Olá Beatriz!
ResponderEliminarAntes demais, parabéns pelo ótimo artigo. Foi, sem dúvida, uma ótima recuperação de um assunto que marca a atualidade.
Fiquei positivamente surpreendida por perceber que alguém mais na turma gostaria de falar sobre este ícone que se tornou a Barbie, ainda que segundo um ângulo e perspetiva diferente. Efetivamente a marca domina no que toca à intemporalidade permitindo que, em qualquer altura e contexto, num momento em que se fundem as barreiras do espaço e tempo, por causa da revolução digital, qualquer pessoa encontre um modelo com o qual se identifique. As histórias da Barbie são infindáveis, bem como as aventuras que procura vender.
http://webmktfep.blogspot.com/2023/06/barbie-coisa-mais-bonita-que-voce-pode.html Deixo-te o meu texto, caso queiras conhecer um pouco mais sobre a adaptabilidade da marca às necessidades da Gen Z.