Ah, os dias mundiais! Parece que a cada dia que passa, surge uma nova comemoração para tudo o que se possa imaginar. Desde o Dia Mundial do Café até o Dia Mundial de Tosquiar Ovelhas, não há limite para as celebrações que inundam o nosso calendário. E é claro que as marcas não poderiam ficar de fora desta festa.
Imaginem só: acordamos de manhã, cheios de energia (no meu
caso energia qb), prontos para mergulhar no mundo digital. Mas antes mesmo de
dar um gole no café da manhã, somos bombardeados com inúmeras mensagens sobre o
Dia Mundial da Panqueca. As redes sociais estão repletas de fotos de panquecas
sorridentes, empilhadas até o teto, e os influenciadores estão a fazer vídeos a
mostrar as suas habilidades incríveis para virar panquecas no ar.
Pensamos para nós mesmos: "Ok, panquecas são incríveis,
mas o que é isto tem a ver com a marca de desodorizante que estou a seguir?".
A resposta é simples: absolutamente nada! Mas a marca não quer perder a oportunidade
de entrar na onda e atrair a atenção das pessoas que estão à procura de panquecas.
Então, continuamos a ver o nosso feed, à espera de encontrar
algo relevante para o nosso dia. De repente, aparece um anúncio de uma marca de
sapatos, com uma mensagem comovente sobre o Dia Mundial do Hambúrguer Vegan.
Eles até colocaram uma imagem de um sapato comestível, feito de alface e
tomate. Coçamos a cabeça e pensamos: "Será que alguém vai realmente comprar
sapatos inspirados em hambúrgueres vegan?".
À medida que o dia passa, deparamo-nos com mais e mais
conteúdos estranhos. É o Dia Mundial da Cadeira de Rodas, e as marcas de
produtos para cabelo estão a postar fotos de modelos com cabelos impecáveis,
sentados em cadeiras de rodas supermodernas. Questionamo-nos se eles estão a
tentar dizer que o nosso cabelo vai ficar tão perfeito a ponto de ser capaz de
impressionar até mesmo as pessoas em cadeiras de rodas.
E então, chega a hora de nos deitarmos, mas antes de fechar
os olhos, damos uma última espreitadela nas redes sociais. E o que encontramos?
O Dia Mundial da Higiene Oral. As marcas de aparelhos eletrónicos estão a
postar vídeos de smartphones com
escovas de dentes embutidas, e as empresas de cosméticos estão a anunciar
batons com sabor a menta fresquinha, fresquinha.
Finalmente desistimos e decidimos que, a partir de agora, vamos
ignorar todas as comemorações tontas. Afinal, é difícil levar a sério quando
todo dia é um Dia Mundial do Não sei Quê e as marcas estão a tentar
desesperadamente encaixar-se em cada uma delas. Talvez seja melhor voltar à boa
e velha simplicidade da vida antes dessa enxurrada de dias mundiais.
E assim termina mais um dia no mundo digital, onde as marcas se esforçam para acompanhar a última tendência, sem importar o quão absurda ela possa ser.
Agora a sério.
O uso dos dias nacionais como estratégia de content marketing pode parecer uma jogada inteligente para as marcas se envolverem com seu público-alvo. No entanto, muitas vezes, esta abordagem acaba por falhar miseravelmente. Vamos explorar alguns exemplos reais de casos em que essa estratégia não deu os resultados esperados.
Além disso, é importante mencionar que nem todos os dias
nacionais são relevantes para todas as marcas. É fundamental escolher com
cuidado as datas que realmente se alinham ao setor de atuação e aos interesses
dos clientes. O foco deve ser na criação de conteúdo relevante e genuíno, que
realmente agregue valor à vida das pessoas e fortaleça a relação entre a marca
e o público.
Em resumo, a utilização de dias nacionais no content
marketing requer cautela, pesquisa e bom senso. O objetivo é criar conexões
significativas e autênticas com o público, evitando abordagens superficiais e
oportunidades mal aproveitadas. A compreensão do contexto, dos valores da marca
e das expectativas dos consumidores é essencial para o sucesso dessa
estratégia.
E já agora, hoje, é dia de aprender sobre compostagem:
Olá Tiago! Que post tão criativo, parabéns.
ResponderEliminarTraçaste de forma muito adequada o cenário que vivemos, em que as gerações mais jovens são, felizmente, cada vez mais sensíveis ao mundo ao seu redor, hiperselecionando o conteúdo que consomem e procurando conteúdo criativo e no qual se reveja e aos seus valores, não se deixando alienar pelas mensagens transmitidas e, simultaneamente, absorvendo a riqueza da cultura e da arte, que importam em igual peso com a estratégia no marketing. O meu artigo aborda, também, estas temáticas, caso tenhas interesse: http://webmktfep.blogspot.com/2023/05/marketing-com-humor.html