sábado, 27 de maio de 2023

Rainha do Rock 'n' Roll deu voz ao Marketing e deixou lições para recordar

Car@s Bloggers,

No passado dia 25 de maio, o mundo perdeu uma lenda da música, um ídolo, um exemplo de sucesso, Tina Turner, a rainha do Rock 'n' Roll, também conhecida por "Miss Hot Legs".
A vida artística da cantora não esteve sempre no patamar de ícone, Tina Turner começou a sua carreira na década de 1950, integrando os Kings of Rhythm, banda de Ike Turner, com quem viria a protagonizar uma relação falhada e tumultuosa.
Descrever a vida da artista e o seu percurso não é o propósito, importa neste breve texto fazer a associação da mesma com o mundo do Marketing e dos negócios.

                                          

1) Identidade, Marca, Diferenciação
Construir uma marca pessoal forte foi um dos seus legados, Tina Turner é conhecida pelas suas performances exuberantes, pela energia vibrante, pela voz única que a catapultou para o estrelato.
Conhecedora do seu talento e das suas capacidades, trabalhou meritoriamente a sua marca, construiu uma identidade única que a caracterizou e diferenciou, num mercado saturado e altamente competitivo.

2) Reposicionamento, Redesign, Rebranding
Falida e devastada após o divórcio, é a solo que a cantora se torna uma superstar mundial.
Em 1984 com o álbum Private Dancer conseguiu bater recordes de vendas a nível mundial, 12 milhões de cópias, atingindo cinco discos de platina e quatro Grammys. Com 40 anos, na altura, torna-se o artista mais velho a liderar a tabela Bilboard Hot 100 durante três semanas.
Tina Turner não hesitou em contornar o percurso, apostando numa carreira a solo, explorando uma nova oportunidade que lhe viria a trazer o sucesso de uma vida.
A cantora reinventa-se, explora outras visões para o sucesso e triunfa, podemos ver neste exemplo a capacidade de resiliência e rebranding constante, que as empresas e as marcas têm de perseguir para se manterem vivas e com sucesso nos seus resultados.

3) Coerência e Confiança
A cantora fidelizou o seu público de uma forma quase umbilical, não abandonou nunca o seu estilo, mesmo seguindo tendências e adaptando-se assertivamente.
Tina Turner estudava os seus fãs, conhecia os seus gostos e manteve sempre a coerência. A lealdade dos seus seguidores permitiu-lhe a sobrevivência, desprendendo-se do sucesso passageiro suportado apenas numa vertente comercial.
Confiança e lealdade uniram-se e permitiram um sucesso que perdurou por décadas, esse foi o grande legado que deixou aos seus fãs.

4) New Trends, mudança e adaptação
Sobreviver durante décadas num mundo altamente competitivo, mantendo o sucesso é verdadeiramente um desafio. A cantora só conseguiu este feito porque se adaptou às novas tendências do mercado, aproveitando a tecnologia, as plataformas digitais e colaborando com nomes como Beyoncé, promovendo desta forma a sua música em multicanal e regenerando-se constantemente.

"Tina Turner nunca quis ser uma pessoa forte, mas simplesmente a melhor"

Em 2018 já aposentada, interrompe a sua reforma para colaborar no espetáculo "Tina: The Tina Turner Musical", baseado na vida da cantora e que se tornou um sucesso na Broadway, com 12 nomeações para os prémios Tony. Em 2021 volta novamente à cena dando o seu testemunho de vida no documentário "Tina", disponível na plataforma de streaming HBO.

Ao longo da sua vida, Tina Turner, tornou-se um símbolo de sex appeal, resiliência e empoderamento, inspirando gerações.

Em 2013, aos 73 anos, depois de ter sido a pessoa mais velha a aparecer na capa da revista Vogue, Tina Turner confessavam, numa entrevista a Oprah, que era feliz como nunca imaginara que poderia ser e que já não tinha medo de morrer: "Tenho alguma curiosidade de saber o que vem a seguir".




Fugindo do tema influencer, pergunto se consideram que Tina Turner é um bom exemplo de como o Marketing impacta a decisão dos consumidores e as estratégias das marcas?
É possível que o Marketing seja um dos pilares para o sucesso e permita a uma marca um legado inesquecivel?


Referências:
https://cnnportugal.iol.pt/tina-turner/obituario/tina-turner-nunca-quis-ser-uma-pessoa-forte-mas-foi-simplesmente-a-melhor/20230524/646e7035d34ea91b0aacda9b
https://observador.pt/2023/05/24/morreu-tina-turner-cantora-norte-americana-e-diva-do-rock-tinha-83-anos/
https://caras.sapo.pt/famosos/2023-05-24-morreu-tina-turner-a-diva-do-rock/#&gid=0&pid=6
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tina_Turner
https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/o-que-a-vida-de-tina-turner-ensinou-ao-mundo-do-marketing-e-dos-negocios

2 comentários:

  1. Olá Susana,

    Achei interessante a forma como destacaste alguns elementos importantes da carreira de Tina Turner e da sua relação com o mundo do marketing e dos negócios. Através deste post, podemos entender como Tina Turner foi capaz de utilizar estratégias de marketing para impactar as decisões dos consumidores e construir um legado duradouro.
    A Tina Turner é um exemplo de como o marketing pode impactar as decisões dos consumidores e ajudar as marcas a alcançarem resultados significativos. A Tina Turner evidencia também que o marketing pode ser um pilar fundamental para o sucesso e permitir que uma marca deixe um legado duradouro. A sua história inspiradora destaca a importância de construir uma identidade forte, adaptar-se às mudanças, conquistar a confiança do público e explorar novas oportunidades. Estes princípios são relevantes não apenas para artistas, mas também para empresas e marcas em diferentes setores, que procuram criar conexões significativas com os consumidores e prosperar num ambiente em constante transformação.

    Parabéns pelo excelente post!

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana,
    Antes de mais parabéns pelo post, gostei muito do facto de teres dado como exemplo uma excelente artista e tal como dizer a rainha do Rock 'n' Roll, tema super interessante.
    Posto isto e respondendo à tua questão, absolutamente, o marketing desempenha um papel vital no sucesso de uma marca. Uma marca bem-sucedida não é apenas o produto ou serviço que oferece, mas também como é que ela se conecta com seu público-alvo. Um marketing eficaz é aquele que também consegue criar uma identidade única, envolver-se com os seus consumidores emocionalmente, e é capaz de construir uma base de "fãs". Esta conexão é essencial para criar um legado duradouro e inesquecivel.

    ResponderEliminar