No passado dia 25 de maio, o mundo perdeu uma lenda da música, um ídolo, um exemplo de sucesso, Tina Turner, a rainha do Rock 'n' Roll, também conhecida por "Miss Hot Legs".
A vida artística da cantora não esteve sempre no patamar de ícone, Tina Turner começou a sua carreira na década de 1950, integrando os Kings of Rhythm, banda de Ike Turner, com quem viria a protagonizar uma relação falhada e tumultuosa.
Descrever a vida da artista e o seu percurso não é o propósito, importa neste breve texto fazer a associação da mesma com o mundo do Marketing e dos negócios.
Construir uma marca pessoal forte foi um dos seus legados, Tina Turner é conhecida pelas suas performances exuberantes, pela energia vibrante, pela voz única que a catapultou para o estrelato.
Conhecedora do seu talento e das suas capacidades, trabalhou meritoriamente a sua marca, construiu uma identidade única que a caracterizou e diferenciou, num mercado saturado e altamente competitivo.
2) Reposicionamento, Redesign, Rebranding
Falida e devastada após o divórcio, é a solo que a cantora se torna uma superstar mundial.
Em 1984 com o álbum Private Dancer conseguiu bater recordes de vendas a nível mundial, 12 milhões de cópias, atingindo cinco discos de platina e quatro Grammys. Com 40 anos, na altura, torna-se o artista mais velho a liderar a tabela Bilboard Hot 100 durante três semanas.
Tina Turner não hesitou em contornar o percurso, apostando numa carreira a solo, explorando uma nova oportunidade que lhe viria a trazer o sucesso de uma vida.
A cantora reinventa-se, explora outras visões para o sucesso e triunfa, podemos ver neste exemplo a capacidade de resiliência e rebranding constante, que as empresas e as marcas têm de perseguir para se manterem vivas e com sucesso nos seus resultados.
3) Coerência e Confiança
A cantora fidelizou o seu público de uma forma quase umbilical, não abandonou nunca o seu estilo, mesmo seguindo tendências e adaptando-se assertivamente.
Tina Turner estudava os seus fãs, conhecia os seus gostos e manteve sempre a coerência. A lealdade dos seus seguidores permitiu-lhe a sobrevivência, desprendendo-se do sucesso passageiro suportado apenas numa vertente comercial.
Confiança e lealdade uniram-se e permitiram um sucesso que perdurou por décadas, esse foi o grande legado que deixou aos seus fãs.
4) New Trends, mudança e adaptação
Sobreviver durante décadas num mundo altamente competitivo, mantendo o sucesso é verdadeiramente um desafio. A cantora só conseguiu este feito porque se adaptou às novas tendências do mercado, aproveitando a tecnologia, as plataformas digitais e colaborando com nomes como Beyoncé, promovendo desta forma a sua música em multicanal e regenerando-se constantemente.
"Tina Turner nunca quis ser uma pessoa forte, mas simplesmente a melhor"
Ao longo da sua vida, Tina Turner, tornou-se um símbolo de sex appeal, resiliência e empoderamento, inspirando gerações.
Em 2013, aos 73 anos, depois de ter sido a pessoa mais velha a aparecer na capa da revista Vogue, Tina Turner confessavam, numa entrevista a Oprah, que era feliz como nunca imaginara que poderia ser e que já não tinha medo de morrer: "Tenho alguma curiosidade de saber o que vem a seguir".
É possível que o Marketing seja um dos pilares para o sucesso e permita a uma marca um legado inesquecivel?
Referências:
https://cnnportugal.iol.pt/tina-turner/obituario/tina-turner-nunca-quis-ser-uma-pessoa-forte-mas-foi-simplesmente-a-melhor/20230524/646e7035d34ea91b0aacda9b
https://observador.pt/2023/05/24/morreu-tina-turner-cantora-norte-americana-e-diva-do-rock-tinha-83-anos/
https://caras.sapo.pt/famosos/2023-05-24-morreu-tina-turner-a-diva-do-rock/#&gid=0&pid=6
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tina_Turner
https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/o-que-a-vida-de-tina-turner-ensinou-ao-mundo-do-marketing-e-dos-negocios
Olá Susana,
ResponderEliminarAchei interessante a forma como destacaste alguns elementos importantes da carreira de Tina Turner e da sua relação com o mundo do marketing e dos negócios. Através deste post, podemos entender como Tina Turner foi capaz de utilizar estratégias de marketing para impactar as decisões dos consumidores e construir um legado duradouro.
A Tina Turner é um exemplo de como o marketing pode impactar as decisões dos consumidores e ajudar as marcas a alcançarem resultados significativos. A Tina Turner evidencia também que o marketing pode ser um pilar fundamental para o sucesso e permitir que uma marca deixe um legado duradouro. A sua história inspiradora destaca a importância de construir uma identidade forte, adaptar-se às mudanças, conquistar a confiança do público e explorar novas oportunidades. Estes princípios são relevantes não apenas para artistas, mas também para empresas e marcas em diferentes setores, que procuram criar conexões significativas com os consumidores e prosperar num ambiente em constante transformação.
Parabéns pelo excelente post!
Olá Susana,
ResponderEliminarAntes de mais parabéns pelo post, gostei muito do facto de teres dado como exemplo uma excelente artista e tal como dizer a rainha do Rock 'n' Roll, tema super interessante.
Posto isto e respondendo à tua questão, absolutamente, o marketing desempenha um papel vital no sucesso de uma marca. Uma marca bem-sucedida não é apenas o produto ou serviço que oferece, mas também como é que ela se conecta com seu público-alvo. Um marketing eficaz é aquele que também consegue criar uma identidade única, envolver-se com os seus consumidores emocionalmente, e é capaz de construir uma base de "fãs". Esta conexão é essencial para criar um legado duradouro e inesquecivel.