O Tik Tok, rede social com 843 milhões de utilizadores mensais no mundo, tornou-se mais um veículo de vendas online.
Nesta rede surgiu
uma comunidade (#BookTok) de aficionados pelo gosto da leitura, os BookTokers
e os seus seguidores.
Influenciadores
falam para o seu público com entusiasmo sobre as suas leituras e aproveitam o tempo
que dispensam na criação de conteúdo para o tornar rentável.
Aproveitam a
oportunidade para que a partir de certo número de utilizadores comecem a ganhar
influência e contactar ou ser contactados por grandes grupos editoriais ou
cadeias de distribuição livreira e combinar a utilização de um link de
afiliados. Geram leads que permitem contabilizar o impacto das suas
comunicações em vendas.
As equipas de
análise de dados destas empresas já conseguem perceber o impacto destes
influenciadores nas vendas e chegam a aproveitar esta influência para nos seus
espaços físicos e online criarem uma nova secção temática de livros, #BookTok.
Nos Estados
Unidos da América o TikTok através do conceito BookTok ajudou a
venda de livros a bater um novo recorde. A influência do TikTok teve início em
2020 e impactou sobretudo as vendas na categoria infato-juvenil, alastrando
para ficção e não-ficção de adultos. Em 2021 verificou-se um aumento da 9% na
venda de livros em relação ao ano anterior, alavancado pelo investimento em jovens
influenciadores presentes em redes sociais alimentando comunidades como a #Booktuber,
#Bookstragram e #BookToker.
Este fenómeno
também está a ter grande sucesso na Europa, como se verificou no maior evento editorial
do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt, que fez uma parceria com esta rede
social.
Em Portugal este
movimento também está presente. Auditoras (GfK) que estudam este mercado desde
2007, confirmam que em 2022 se atingiu o maior volume de faturação desde que
estes dados são recolhidos.
As editoras portuguesas
também começam a contratar para o seu departamento de marketing BookTokers,
como é o caso da Leya e da Penguin Portugal.
Para além de
cumprir o objetivo principal de maximização os lucros, esta tendência veio consolidar
hábitos de leitura já há muitos anos perdidos. Esta atividade de lazer renasce
com uma imagem mais apelativa e entusiasmante.
Referências:
Forbes. (2022)
booktok como o tiktok ajudou venda de livros a bater recorde nos eua. Consultado
a 25 de Maio de 2023 em https://forbes.com.br/forbeslife/2022/02/booktok-como-o-tiktok-ajudou-venda-de-livros-a-bater-recorde-nos-eua/
Expresso. (2022) Jovens
e tiktok fazem explodir vendas de livros https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2632/html/primeiro-caderno/reportagem/jovens-e-tiktok-fazem-explodir-vendas-de-livros
Achei interessante o post e tinha lido algo sobre recentemente e de facto pode ser uma alternativa de alavancar receitas pelas editoras. Porém assim como em qualquer plataforma de mídia social, é importante que os usuários estejam cientes dos desafios e possíveis riscos envolvidos. É sempre importante ter um senso crítico, verificar a veracidade das informações antes de fazer suas escolhas de leitura.
ResponderEliminarEssa comunidade pode ajudar a descobrir livros que talvez você não conheça já que as recomendações podem englobar os mais variados generos literários.
Obrigado pela partilha.
Obrigada!
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