sábado, 27 de maio de 2023

BookTokers – O novo filão de vendas de livros online

 O Tik Tok, rede social com 843 milhões de utilizadores mensais no mundo, tornou-se mais um veículo de vendas online.

Nesta rede surgiu uma comunidade (#BookTok) de aficionados pelo gosto da leitura, os BookTokers e os seus seguidores.

Fonte: https://www.byou.ics.uminho.pt

Influenciadores falam para o seu público com entusiasmo sobre as suas leituras e aproveitam o tempo que dispensam na criação de conteúdo para o tornar rentável.

Aproveitam a oportunidade para que a partir de certo número de utilizadores comecem a ganhar influência e contactar ou ser contactados por grandes grupos editoriais ou cadeias de distribuição livreira e combinar a utilização de um link de afiliados. Geram leads que permitem contabilizar o impacto das suas comunicações em vendas.

As equipas de análise de dados destas empresas já conseguem perceber o impacto destes influenciadores nas vendas e chegam a aproveitar esta influência para nos seus espaços físicos e online criarem uma nova secção temática de livros, #BookTok.  

Fonte: https://forbes.com.br/forbeslife

Nos Estados Unidos da América o TikTok através do conceito BookTok ajudou a venda de livros a bater um novo recorde. A influência do TikTok teve início em 2020 e impactou sobretudo as vendas na categoria infato-juvenil, alastrando para ficção e não-ficção de adultos. Em 2021 verificou-se um aumento da 9% na venda de livros em relação ao ano anterior, alavancado pelo investimento em jovens influenciadores presentes em redes sociais alimentando comunidades como a #Booktuber, #Bookstragram e #BookToker.

Este fenómeno também está a ter grande sucesso na Europa, como se verificou no maior evento editorial do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt, que fez uma parceria com esta rede social.

Em Portugal este movimento também está presente. Auditoras (GfK) que estudam este mercado desde 2007, confirmam que em 2022 se atingiu o maior volume de faturação desde que estes dados são recolhidos.

Fonte: https://leitor.expresso.pt/semanario

As editoras portuguesas também começam a contratar para o seu departamento de marketing BookTokers, como é o caso da Leya e da Penguin Portugal.

Para além de cumprir o objetivo principal de maximização os lucros, esta tendência veio consolidar hábitos de leitura já há muitos anos perdidos. Esta atividade de lazer renasce com uma imagem mais apelativa e entusiasmante.

 

Referências:

Forbes. (2022) booktok como o tiktok ajudou venda de livros a bater recorde nos eua. Consultado a 25 de Maio de 2023 em https://forbes.com.br/forbeslife/2022/02/booktok-como-o-tiktok-ajudou-venda-de-livros-a-bater-recorde-nos-eua/

Expresso. (2022) Jovens e tiktok fazem explodir vendas de livros https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2632/html/primeiro-caderno/reportagem/jovens-e-tiktok-fazem-explodir-vendas-de-livros

2 comentários:

  1. Achei interessante o post e tinha lido algo sobre recentemente e de facto pode ser uma alternativa de alavancar receitas pelas editoras. Porém assim como em qualquer plataforma de mídia social, é importante que os usuários estejam cientes dos desafios e possíveis riscos envolvidos. É sempre importante ter um senso crítico, verificar a veracidade das informações antes de fazer suas escolhas de leitura.
    Essa comunidade pode ajudar a descobrir livros que talvez você não conheça já que as recomendações podem englobar os mais variados generos literários.

    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar