Fonte: The Independent
A equipa de comunicação da Samsung Brasil, na sua navegação pelas redes sociais, encontrou um vídeo que demonstrava a qualidade e potência das câmaras do novo Samsung Galaxy S24 Ultra, vídeo este publicado por um utilizador na rede social X de um concerto da mundialmente conhecida Rihanna.
No comentário ao vídeo lia-se “Só vim para mostrar a potência do meu Galaxy S24 Ultra”, o que é uma excelente interação e publicidade do produto. No vídeo a qualidade do zoom é nítida e muito potente. Com este comentário na publicação a Samsung reforça a interação com os seus clientes, cria um sentimento de estar atenta à comunidade e assim envolve-se com os consumidores muito além do momento da venda e atualizações, ao mesmo tempo que publicita e reforça a qualidade dos seus produtos.
Só que desta vez não foi isso que aconteceu…
O utilizador que publicou o vídeo, veio esclarecer que o dispositivo utilizado no vídeo era na verdade um iPhone 13 Pro Max, um produto da concorrente Apple, o que deitou por terra esta interação da Samsung Brasil. Entretanto, o comentário foi retirado e digamos que o equívoco, ultrapassado.
No entanto, fica o registo deste acontecimento e de onde se podem tirar algumas conclusões e aprendizagens. A primeira de todas é que a interação das marcas com os consumidores gera agitação e respostas, gerou-se toda uma discussão sobre a qualidade do novo Galaxy e após o momento esclarecedor toda uma sequência de piadas sobre afinal se tratar de um iPhone e não de um Galaxy.
A segunda aprendizagem é que as marcas estão atentas e presentes a consumir conteúdos nas redes sociais. Querem demonstrar uma presença mais humana, mais interativa, criando o espírito de comunidade. Mas esta presença precisa de ser bem gerida para não se sucederem casos como o referido.
A terceira aprendizagem é que, apesar do acontecimento engraçado, digamos assim, a verdade é que estamos aqui a falar do novo Samsung Galaxy S24 Ultra e da qualidade das suas câmaras. Estamos sem querer a publicitar o produto, sendo assim, podemos tirar uma quarta aprendizagem em que: às vezes a interação pode não ser tão boa em si, mas não tendo qualquer efeito nefasto, pode ser um bom elemento de publicidade uma vez que vai virar notícia.
Fontes:
https://pplware.sapo.pt/informacao/samsung-elogiou-um-video-por-pensar-ter-sido-filmado-com-o-galaxy-s24-ultra-mas-nao/
https://www.independent.co.uk/extras/indybest/gadgets-tech/phones-accessories/samsung-galaxy-s24-vs-iphone-15-b2482746.html
https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n218542/samsung-elogia-video-rihanna-iphone-13-pro-max.html
https://www.independent.co.uk/extras/indybest/gadgets-tech/phones-accessories/samsung-galaxy-s24-vs-iphone-15-b2482746.html
https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n218542/samsung-elogia-video-rihanna-iphone-13-pro-max.html
Olá Emanuel, parabéns pela tua publicação, está muito bem construída.
ResponderEliminarNão fazia ideia deste acontecimento e ao ler coloquei-me no lugar da Samsung, deve ter sido uma grande desilusão perceber que na realidade não era o seu produto. No entanto acho que a marca poderia estar mais atenta, conhecer melhor as capacidades dos seus smartphones de modo a conseguir identificá-los. Do mesmo modo, talvez esperar um pouco, "assistir da plateia" como se costuma dizer, observar as interações entre consumidores, os comentários, partilhas, favs, dar algum tempo e deste modo talvez se pouparia à mentira.
Como a professora Teresa mencionou na aula passada, as marcas desejam ficar cada vez mais humanas e os consumidores estão se a parecer cada vez mais com as marcas.
Desde sempre fui avisada para ter cuidado com o que vejo ou leio na internet porque pode ser mentira, acho que a Samsung podia ter feito uma análise mais profunda á fonte do vídeo, antes de comentar e interagir com a publicação, no entanto percebo o seu lado, era um feedback super positivo e marca queria criar uma relação de proximidade.
Faz parte da vida, e o importante é aprendermos com os erros.