A publicidade tem a incrível capacidade de apelar às nossas emoções. Quantas vezes já demos por nós a rir com um anúncio ou até mesmo a sentir um nó na garganta?
As marcas, cientes de que o impulso de comprar algo parte das emoções das pessoas, munem-se de todas as ferramentas para o conseguirem! Não é por acaso que as campanhas de marketing mais bem sucedidas e memoráveis se focam em histórias poderosas que evocam emoções em vez de factos e estatísticas. E se essas histórias tiverem a capacidade de fazer com que os consumidores se relacionem profundamente com elas é a cereja no topo do bolo!
Nasce assim o conceito de storytelling que nada mais é que o processo de contar uma ou várias histórias. A palavra é simples, a junção de dois termos: “story” + “telling”.
Quando uma marca usa esta ferramenta para contar uma história impactante e relevante para os seus clientes cria uma ligação emocional forte, estabelecendo uma maior proximidade e criando uma vantagem competitiva no mercado face aos seus concorrentes.
Quando pensamos em campanhas de storytelling, é possível que os primeiros exemplos que nos lembremos sejam as campanhas de Natal. Empresas de telecomunicações como a Vodafone, a Nos e Meo, ano após ano tentam superar a melhor história e os seus anúncios dão lugar a narrativas mais emotivas, onde as relações familiares, a amizade, o companheirismo e empatia ganham protagonismo.
Mesmo não sendo portuguesa, partilho convosco esta que é a minha publicidade de Natal favorita e que não consigo conter as lágrimas sempre que a vejo:
Mas não é só no Natal que as histórias inspiradoras são contadas! Grandes marcas como a Nike, Adidas, Apple e Coca-Cola fazem-no de forma exímia, como esta publicidade da Apple, em que os protagonistas são pessoas cujas vidas foram impactadas de forma positiva pelo uso do Apple Watch.
Com o crescimento das redes sociais e da internet no geral estamos mais próximos uns dos outros e é possível chegarem até nós anúncios do outro lado do mundo! Agora já não é só a partir da televisão que entram na nossa casa!
Deixo-vos esta publicidade da TrueMove H, uma empresa de telecomunicações, que muito me emociona:
Apesar desta ferramenta ser muito usada pelas marcas, também as campanhas a aproveitam. Um dos exemplos mais recentes é o da Campanha #SaveRalph da The Humane Society of the United States, que apelava à crueldade dos testes realizados em animais e que se tornou viral!
Ainda que esta ferramenta se traduza por contar uma história, há “regras” que devem ser seguidas para que o resultado final seja o esperado, são os chamados 5 C’s do storytelling.
Há inúmeros exemplos que demonstram o porquê desta estratégia de marketing ser tão utilizada por criar histórias que permanecem na memória por tanto tempo e de forma tão significativa…
E vocês? Quais foram as publicidades que mais vos marcaram. Têm alguma preferida? Partilhem aqui!
Fontes:
https://www.paulofaustino.com/
https://pt.linkedin.com/pulse/
https://www.linkedin.com/
Olá Ana. É mesmo incrível como algumas marcas conseguem criar histórias que nos prendem e nos emocionam. Quer seja no Natal ou durante o ano todo, há sempre aquela campanha que nos faz rir, chorar ou simplesmente ficar a pensar. Muitas empresas já nos fizeram sentir algo com as suas histórias. E com a internet, agora essas histórias chegam até nós de todos os lados, não é só pela televisão! A #SaveRalph foi das publicidades mais marcantes para mim, e que toca num dos temas mais discutidos na atualidade.
ResponderEliminarOlá, Francisca! Muito obrigada pelo teu comentário. É mesmo notório todo o trabalho envolvido por trás de cada publicidade. Cada vez mais as marcas conseguem superar-se a si mesmas publicidade após publicidade, mas também superar os seus concorrentes. O objetivo é conseguirem "apanhar" o consumidor neste jogo ao mexerem com as nossas emoções e a verdade é que o fazem cada vez melhor! Eu cá sou "apanhada" muitas vezes 😀
EliminarObrigada por tantos exemplos que me fizeram chorar Ana 😅. As publicidades story telling são sem dúvida as minhas preferidas, as que posso ver vezes sem conta e chorar ou rir em cada uma delas, são as que mais me conseguem agarrar e eu acho isso fascinante nos dias de hoje. Já para não falar de campanhas como a do "Save Ralph" ou a da vodafone de natal de 2022 que realmente nos fazem ver a vida e o mundo de outra forma.
ResponderEliminarUma das publicidade de storytelling que mais me marcou foi a da Vodafone de Natal de 2015, lembro-me perfeitamente de passar constantemente na televisão e ao rever agora, voltei a sorrir da mesma forma. Se isto não é bonito, não sei o que é! https://www.youtube.com/watch?v=L8_D8pHr3eQ
Olá, Mariana! Muito obrigada pela tua partilha! Confesso que já não me lembrava dessa publicidade de Natal e agora que a revi voltei a sentir exatamente o mesmo. 😊 É mesmo interessante a forma como as marcas conseguem trabalhar para nos despertarem tantas emoções, tanto na primeira vez em que vemos a publicidade, como também em todas as outras vezes que as revemos! Além disso, é mesmo como tu tão bem referiste, têm a capacidade de nos porem a pensar sobre um determinado assunto e fazerem-nos marcar posições!
ResponderEliminarOlá Ana! Adorei a tua publicação! Adoro storytelling e confesso que me emociono com a maior parte delas. E não é mesmo esse o objetivo? Toca-nos no coração e muito bem!
ResponderEliminarSinto que além de serem publicidades que puxam o nosso lado mais sentimental, por vezes também conseguem trazer algum tipo de causa e crítica social. A da Vodafone acerca da saúde mental ou o que vai um bocadinho à inclusão da comunidade lgbt. Ambos os anúncios emocionantes e, quer queiramos quer não, a defender causas sociais.
Fico fã destas marcas, mostram o seu lado humano e vão além da simples publicidade, fugindo à cerne do seu negócio.
Olá, Ana! Muito obrigada pelo teu comentário!
ResponderEliminarTal como tu também sou fascinada por este tipo de estratégia publicitária! Acho maravilhoso a capacidade que as marcas têm em conseguir apelar às emoções de milhares e milhares de pessoas. É preciso um trabalho de campo muito exaustivo, mas que no fim gera exatamente o objetivo pretendido, como tu tão bem referiste. 😊