Balenciaga é uma marca de alta costura criada em 1919 pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga.
Atualmente a marca pertence ao grupo de luxo Kering, que inclui, entre outras marcas, a Gucci e a Saint Laurent.
Desde 2015 até à atualidade, a direção criativa da marca é assegurada por Demn Gvasalia, que adotou uma abordagem irreverente e contemporânea, muitas vezes vindo a público pelas criações excêntricas...
Em 2017 a marca de moda de luxo lança uma carteira, por $2,145 (cerca de 1900 euros, atualmente) com inequívocas semelhanças ao saco FRAKTA do IKEA. A marca sueca reage com humor:
Em 2022 a Balenciaga lançou a gama ténis Paris Sneaker com uma edição limitada, cujo aspeto era o mais deteriorado da coleção, por 1.450 euros.
A mais recente criação da marca, apresentada a 3 de março na semana da moda em Paris, é a pulseira de fita cola no valor de 3.000 euros.
Facto é que, pela excentricidade do artigo... o vídeo alusivo à pulseira de fita cola é viral e a marca, com um mediatismo polémico, capta o share of mind do público.
Será uma estretégia de marketing bem conseguida? Ou apenas mau gosto reservado a pessoas com grande poder monetário?
https://bo.impala.pt/lifestyle/balenciaga-tenis-aspeto-velho-sujo-gasto-custam-pequena-fortuna/
https://www.today.com/style/balenciaga-s-arena-tote-2-145-version-ikea-bag-t110397?cid=sm_npd_td_tw_ma
https://www.independent.co.uk/life-style/fashion/crocs-stilettos-shoes-heels-fashion-b1862378.html
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/marca-de-luxo-balenciaga-junta-se-a-lays-e-apresenta-mala-em-formato-de-pacote-de-batatas-fritas/
https://www.straitstimes.com/world/europe/balenciaga-s-at-it-again-this-time-it-s-a-4400-scotch-tape-bracelet
Olá Inês. É bem verdade que a Balenciaga tem criações muito extravagantes. No entanto, acredito que estas criações conseguem atrair bastante a atenção do consumidor e muita controversa em torno dos seus produtos. A marca é bastante distinta de todas as que eu conheço, até ao momento, e que creio ser crucial num mercado saturado e onde vemos coisas bastante idênticas. Ainda assim, acredito que a marca tenha de estar ciente das opiniões públicas e dos limites ao criar os seus produtos, para não acabar com a sua reputação.
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