Atualmente os nossos ecrãs estão repletos de tanta informação, vídeos, imagens e noticias que é difícil algo prender-nos a atenção 👀, mas todo o conteúdo capaz de provocar uma gargalhada consegue fazê-lo. São publicações e anúncios engraçados que permanecem na mente do consumidor, uma vez que este tipo de conteúdo atrai positividade e tem uma maior probabilidade de ser partilhado, sendo este o principal objetivo de qualquer marca numa rede social.
O quotidiano é cada vez mais agitado, o tempo é escasso e valioso, a informação é tanta que é difícil retê-la, mas aqui surge o humor aliado ao marketing digital, pequenos momentos de entretenimento que criaram uma conexão próxima entre as marcas e a audiência. Conseguir fazer alguém rir é um ato de carinho no meio da correria do dia a dia.
A Control é bem-sucedida pois conhece bem o seu público e as suas piadas estão sempre relacionadas com o seu negócio base, a sexualidade. Patrícia Nunes Ribeiro, diretora de marketing da Control desde 2007, conta que a marca faz uma pesquisa e análise exaustiva sobre o que provoca engagement, o que está a acontecer no mundo e o que chama a atenção dos consumidores. A rapidez dos acontecimentos na internet leva a que os marketeers tenham de estar sempre muito atento. Por exemplo os seguintes posts são relativos a temas importantes e atuais (as eleições legislativas e a subida dos preços do combustível), com os quais as pessoas se preocupam, mas com uma conotação humorística associada à sexualidade:
Para a Contral, segundo a diretora de marketing, as redes sociais como o Facebook e o Instagram “funcionam como um megafone”, permitem estar próximos dos fãs e rir com estes através dos seus comentários. De facto, por vezes os comentários são hilariantes. 😂
⚠️No entanto, há que ter alguma atenção aos limites do humor. O que é divertido para uns pode não ser para outros, daí que deva haver uma análise profunda do público-alvo e uma estratégia bem definida do conteúdo divulgado, linguagem utilizada e timing adequado. Caso este tipo de avaliação não seja feito, e haja um humor forçado, a resposta dos consumidores pode ser negativa, o conteúdo pode não ter graça ou mesmo ser ofensivo, o que pode levar à perda de credibilidade e seguidores.
E vocês, conhecem mais alguma marca tão hilariante?
Fontes:
https://www.leadsconteudoweb.com.br/importancia-do-bom-humor-na-gestao-de-redes-sociais/https://www.setedias.com.br/noticia/colunista-convidado/127/rir-e-a-nova-tendencia-como-o-humor-transforma-o-marketing-digital/30788https://eco.sapo.pt/entrevista/o-consumidor-quer-mensagens-com-humor-os-marketeers-estao-a-falhar-uma-oportunidade-gigante/ Instagram Control
É bem verdade que não é qualquer conteúdo que nos capta a atenção e proporciona uma sensação positiva. No entanto, esta página tem realmente publicações muito boas que me fazem rir sem parar. Acredito que a Control se destaca imenso de outras marcas por ter esta estratégia de marketing digital centrada no humor, através de assuntos que às vezes até podem ser mais constrangedores no nosso dia-a-dia. Acho que esta marca consegue uma relação de equilíbrio muito boa entre o humor, temáticas atuais, tal como referiste, e o facto de se preocupar com a sensibilidade do público-alvo, ao fazer um estudo mais minucioso daquilo que deve ou não fazer piada.
ResponderEliminarGostei imenso do teu post!