Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) está a expandir-se de forma notável em várias áreas da sociedade. Graças aos avanços significativos em algoritmos, poder de processamento e disponibilidade de dados, a IA está a transformar a forma como interagimos com a tecnologia e como as organizações operam. No entanto, esta expansão também levanta questões éticas e sociais, como a privacidade dos dados.
Surgiu, entretanto, a empresa Worldcoin, cujo fundador é Sam
Altman, o fundador do ChatGPT, que está a cativar muitas pessoas devido à
obtenção de dinheiro “fácil”. Consta-se que diariamente, cerca de 4 mil portugueses
vendam a sua íris, em troca de criptomoedas. A íris é considerada altamente
identificativa porque a sua estrutura é única para cada pessoa e dificilmente
muda ao longo da vida. Desta forma, este comércio eletrónico está a tornar-se
cada vez mais viral e lucrativo. Esta recolha de dados permite ao utilizador receber
uma determinada quantidade de tokens da Worldcoin e criar uma identidade
digital com o World ID.
A partilha de dados biométricos com a Worldcoin, trata-se de
uma decisão individual, que deve ser tomada com a consciência plena de todo o
processo e suas vantagens e desvantagens.
Já tinha conhecimento desta empresa? O que acha que poderá acontecer no futuro?
Fontes:
https://www.forbespt.com/worldcoin-o-futuro-da-identidade-digital/
https://pplware.sapo.pt/criptomoeda/worldcoin-diariamente-4-mil-portugueses-vendem-a-iris/
https://techbit.pt/seguro-trocar-imagem-nossa-iris-moedas-worldcoin/#Ha_riscos_em_partilhar_a_Iris
Olá Francisca!
ResponderEliminarConheci esta empresa recentemente, mas a falta de segurança e privacidade que poderá estar associada à partilha de dados biométricos gerou-me alguma confusão.
O jornal Expresso publicou, na semana passada, uma notícia neste âmbito, na qual refere um aumento do número de jovens incentivados pela Worldcoin a ganhar "dinheiro fácil", incluindo mesmo menores de idade. Isto, mais uma vez, coloca em causa a legalidade e confiabilidade desta empresa.
"Worldcoin: jovens são alvo fácil e há menores que relatam abordagens da empresa, o que é ilegal" : https://expresso.pt/geracao-e/2024-03-15-Worldcoin-jovens-sao-alvo-facil-e-ha-menores-que-relatam-abordagens-da-empresa-o-que-e-ilegal-63d4aa7f
Olá Inês! Agradeço o teu comentário 😊
EliminarOlá Francisca, o Professor Rolando Martins da FCUP e investigador no Centro de Cibersegurança e Privacidade da UPorto escreveu para Forbes um artigo alusivo a este tema.
ResponderEliminarhttps://www.forbespt.com/opiniao/privacidade-de-direito-fundamental-a-privilegio-de-alguns/?fbclid=IwAR2hNWZEa7ZHV0OCaED6R5l64gcHAcAQ9rGTLD4j3fmfTNnPTqLqA97Jzg0&doing_wp_cron=1711105222.6304759979248046875000
O artigo discute a importância da privacidade como direito fundamental, destacando preocupações com a plataforma Worldcoin em Portugal. Questiona-se a ética na recolha de dados biométricos e aponta-se para vulnerabilidades de segurança, a plataforma é criticada por propor uma identidade universal, versus a privacidade online e a segurança blockchain. O artigo destaca ainda a necessidade de proteger a diversidade de identidades online para aumentar a segurança e combater a censura. Adverte-se que a exclusão digital em países como Portugal pode transformar a privacidade num privilégio para poucos.
Acho que vale a pena ler na íntegra!
:)
Olá Inês! Muito útil a tua partilha, que desde já agradeço 😊
EliminarOlá Francisca,
ResponderEliminarEu tive conhecimento desta empresa recentemente. No entanto, já me tinha cruzado com a mesma nos shoppings e não sabia 😊
De facto, uma das preocupações que esta tecnologia levanta é a proteção de dados, e isso já se começa a fazer notar. Ainda hoje a CNN noticiou que a Espanha suspendeu o negócio da Worldcoin devido à recolha de dados pessoais e a queixas.
Cada vez mais a proteção de dados é um dos pontos fulcrais numa empresa, e quando estes não são bem tratados ou há fuga de informações, estas poderão ter sérios problemas. Quanto à Worldcoin e ao seu negócio, que é relativamente recente ainda há muitas respostas por dar, assim como esclarecimentos.
"Espanha suspende negócio da Worldcoin, a empresa que paga 70€ por um scan da íris": https://cnnportugal.iol.pt/iris/olho/espanha-suspende-negocio-da-worldcoin-a-empresa-que-paga-70-por-um-scan-da-iris/20240306/65e88aded34e87e0c08a6939
Olá Ana! Obrigada pelo teu comentário 😉
Eliminar