quinta-feira, 14 de março de 2024

O novo anúncio da Wells: De menina a mulher #Ficabemcontigo

O novo anúncio da Wells, lançado no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, espelha uma temática com a qual muitas mulheres se identificam- a pressão social. O vídeo apresenta um conjunto de mulheres, das mais diversas idades, acompanhadas por frases que ouvem ao longo da sua vida, tais como: “Não fica bem. Seres tão pequena com tanta atitude, isso é de menino”; “Não fica bem falares das tuas dores, do teu prazer, …”; “E como assim não queres ser mãe? Isso também não fica bem”; “A menopausa não fica mesmo bem. Perderes o sono? Ganhares calores? Ui… Suar não fica bem.”. Este anúncio pertence à campanha Fica Bem Contigo, iniciada há 2 anos pela marca.


A Pew Research Center fez um estudo sobre as expectativas dos norte-americanos nos homens e mulheres. Este estudo revelou que as características e traços mais valorizados pela sociedade no homem são a honestidade e moralidade (33%), enquanto nas mulheres a característica mais valorizada é a atratividade física (35%).

Contudo, a pressão social sobre a mulher não se prende unicamente nos padrões de beleza, a mulher “tem” de ser inteligente, estar bem vestida, não deve usar demasiada maquilhagem, deve ser boa mãe, boa profissional, etc.

Imagem retirada do website: Jiji: Fórum de Ideias | Linda com ou sem Makeup

O anúncio termina dizendo “Não fica bem… Quem diz? De menina a mulher, fica bem contigo.” Esta campanha pretende realçar a importância da mulher sentir-se bem no seu ‘eu’ mais autêntico, porque sendo 100% fiel a si mesma, tudo lhe ficará bem.

A Wells é uma marca de retalho portuguesa que vende produtos relacionados com a saúde, bem-estar e beleza. A mulher é um dos seus principais segmentos alvo (mais de 70% dos clientes), pelo que este posicionamento da marca é bastante inteligente, pois para além de ter um impacto positivo sobre a sociedade, também se assume como uma marca que defende o bem-estar da mulher, algo muito valorizado pelos consumidores da Geração Net (Millenials e Geração Z). Um artigo publicado pela McKinsey & Company revela que a Geração Z se mobiliza por diversas causas (direitos humanos, feminismo, etc.) e, por isso, as empresas devem estar atentas ao facto de o consumo desta geração refletir preocupações éticas.

A Wells defende o bem-estar da mulher de forma consistente, não só expresso através dos seus anúncios publicitários (nos últimos 2 anos), mas também através dos diversos vídeos no Youtube sobre maternidade e pós-parto. Ainda este mês lançará um podcast dedicado ao tema do anúncio (bem-estar feminino, debater sem tabus e preconceitos). A Wells conta investir 3 milhões de euros neste posicionamento estratégico e, provavelmente, conquistará muitos consumidores que valorizem esta causa.





Têm conhecimento de mais alguma campanha levada a cabo pela Wells ou por outra marca que valorize o bem-estar feminino, a autenticidade e amor-próprio?

Fontes:
https://www.mckinsey.com/industries/consumer-packaged-goods/our-insights/true-gen-generation-z-and-its-implications-for-companies
https://www.pewresearch.org/social-trends/2017/12/05/americans-see-different-expectations-for-men-and-women/
https://eco.sapo.pt/2024/03/13/wells-apresenta-campanha-e-reforca-posicionamento-pelo-bem-estar-da-mulher/

3 comentários:

  1. Adorei o conceito deste anúncio da Wells. O apelo à autenticidade e ao amor-próprio segue a tendência de campanhas focadas na beleza real e na aceitação pessoal, à semelhança do que faz a Dove.

    A Dove revolucionou a maneira como a beleza é representada na publicidade, o que estimulou uma conversa global sobre a auto-estima e a importância de cada um se sentir bem na própria pele.

    A Wells segue uma trajetória semelhante, ao destacar o valor do bem-estar feminino e da aceitação pessoal. Este posicionamento, alinhado com os valores da Geração Net, que preza por autenticidade e propósito, demonstra uma compreensão profunda do impacto positivo que as marcas podem ter ao promover mensagens de empoderamento e inclusão.

    Para além disso, a aposta em conteúdos educativos e em plataformas de discussão, como o podcast dedicado ao bem-estar feminino, mostra uma abordagem holística que vai além da publicidade e que procura criar diálogos significativos e oferecer suporte real às suas consumidoras. Esta estratégia é também muito semelhante ao "Dove Self-Esteem Project", que trabalha para melhorar a auto-estima e a imagem corporal de jovens mulheres.

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  2. Olá Leonor! Parabéns pela partilha.
    É de facto uma estratégia inteligente da marca em direcionar seu posicionamento para atender às necessidades e preocupações das mulheres, especialmente da Geração Z e dos Millennials, que valorizam questões éticas e causas sociais.

    Sobre a questão de outras marcas que valorizam o bem-estar feminino, a autenticidade e o amor próprio, como refere a Rita, também a Dove, com a iniciativa "Dove Self-Esteem Project", visa promover a autoestima e a confiança corporal entre jovens ao redor do mundo.

    Destaco também a marca de lingerie Aerie que desenvolve, desde 2014 a campanha #AerieREAL promovendo a autenticidade corporal através da utilização de modelos sem retoques digitais, rompendo os padrões e estereótipos de beleza feminina veiculados através de tantas marcas e os quais pressionavam meninas e mulheres para padrões que não representam a realidade.

    Ainda no âmbito do universo feminino, não tanto acerca dos padrões de beleza mas sobre estereótipos e capacidade de superação das mulheres, gostaria de deixar o exemplo da Campanha "Dream Crazier" da Nike, que reconhece as dificuldades que as mulheres atletas enfrentam (desde a desigualdade em termos de remuneração até aos estereótipos de género) e que destaca as realizações extraordinárias das mulheres no desporto, celebrando as conquistas e a determinação das mulheres na prossecução dos seus sonhos.

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  3. Adorei esta campanha da Well's e fica-me um quentinho no coração cada vez que a volto a ver! Toca num ponto muito essencial e faz a marca tomar um posicionamento que se debruça em determinados preconceitos que existem com as mulheres.

    Além de toda a questão do bem-estar feminino, penso que este anúncio vá ainda mais longe... Cria polémica! Existe alguma menina ou mulher que nunca tenha ouvido umas daquelas frases? Isto precisa de mudar e a Well's esteve muito bem ao focar na causa, sem nunca fazer menção ao produto ou a preços.

    Acho importante que a Well's perceba como correu esta campanha! O público feminino, em grande parte, é sensivel ao tema. Mas será que é quem mais precisamos de atingir? Será que a campanha chegou ao público masculino? Precisamos de consciencializar todos sobre o tema.

    Parabéns pela boa escolha de tema abordar!

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