quarta-feira, 13 de março de 2024

Uma web-inundação chamada "Temu"

Desde o seu lançamento no ano passado, a marca chinesa conhecida como "Temu" tem vindo a aumentar a sua relevância e presença ao longo da internet.

Fonte: Observador


Devido à sua aposta agressiva em webmarketing e diferenciação pelos preços, esta aplicação teve uma rápida ascensão global e veio ser uma concorrente à altura das adversárias já presentes no mercado. Não só ficou igualmente conhecida à Shein, entrando numa guerra de produtos e preços num espaço de apenas meio ano, como também ultrapassou a Wish e o Aliexpress.

Desde acessórios, roupa, mobília e decoração para casa, eletrónicos e, até mesmo, produtos para animais, é uma loja de conveniência que contém tudo o possível e imaginário num espaço tão pequeno como os nossos telemóveis. Quando um possível cliente entra na aplicação, depara-se com uma enorme quantidade de produtos, tendo eles preços muito baixos e descontos aplicados a esses mesmos preços. Assim, não só é apelativo e viciante passar tempo a ver as diferentes categorias de produtos disponíveis, como também é possível nos perdermos no meio disso tudo e acabar por comprar mais do que o necessário.

Fonte: Temu


Atualmente, sempre que entramos numa rede social e fazemos scrolling pelas páginas principais, é raro o dia em que não vemos um anúncio da Temu, ou algum influencer patrocinado pela marca a fazer um vídeo de review dos seus produtos. Desta forma, é possível perceber que a marca aposta bastante na forma como demonstra o que a constitui, e que tem uma estratégia de marketing eficaz, ao aproveitar as novas tendências das redes sociais já faladas neste blog, como influencers.

Deixo de seguida o link de alguns vídeos com que já me deparei:
https://www.instagram.com/reel/Cpffe1ygN8o/?igsh=YWI5dGNuYmtmYnpm
https://vm.tiktok.com/ZGef9Gkeg/
https://vm.tiktok.com/ZGefxY1oB/

E tu, já conheces a Temu? Já te perdeste na aplicação e compraste alguma coisa?

Fontes:

2 comentários:

  1. Olá Carolina! De facto, acho difícil alguém que utilize as redes ainda não ter ouvido da Temu. Penso que a estratégia da Temu não tenha sido inovadora, uma vez que já vi Shein a utilizar este método. Mas sem dúvida alguma que a Temu conseguiu atingir o sucesso com esta forma de marketing.

    O que mais me surpreende neste caso é mesmo todo o marketing ter acontecido de forma tão rápida. Parece-me que mal saiu a app, a Temu conseguiu explodir em todas as redes sociais... Não foi começo contorbado para a aplicação.

    Apesar de ainda não disponível em Portugal, a Temu criou a "The Influencer Program", uma forma dos influencers se inscreverem para receber produtos Temu de graça. Isto vem a impulsionar ainda mais o marketing influencer, como se parecesse quase advocate marketing.

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  2. Olá Carolina, admito que nunca confiei assim muito na TEMU... na verdade todos sabemos que "não há almoços grátis" e "ninguém dá nada a ninguém"... sempre me pareceu demasiado bom para ser verdade, chamar amigos para a app, jogar uns jogos e tenho produtos de gratuitos? Hmm cheira a esquema, no entanto não posso confirmar isto porque nunca comprei lá nada nem nunca instalei a aplicação.

    No entanto não deixo de valizar a ótima estratégia de marketing deles, o uso dos advergames como forma de influenciar o uso da app, a partilha e a compra.

    Advergames como demos na aula são jogos que têm o conceito de competição para ganhar prémios e descontos, sendo uma forma divertida e diferente de fazer compras online e que chama muita a atenção dos consumidores pois todos adoramos descontos.

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