Quando pensamos numa companhia aérea, com certeza, aquilo que nos vem à cabeça é profissionalismo, vindo de uma empresa que nos consiga passar confiança. Por isso, seria de expectar que fosse nisto que uma empresa de viagens de avião se segurasse para fazer campanhas de marketing.
Mas talvez a Ryanair tenha ido
mais longe do que podíamos esperar.
O TikTok, uma das atuais maiores redes
sociais, que junta utilizadores de todo o mundo para criar e partilhar
vídeos. A Ryanair, companhia aérea irlandesa de baixo custo, com base em Dublin.
Quase que podemos dizer que a Gen
Z é a dona do TikTok, por ser a geração que mais gosta e mais alimenta a fama desta
aplicação. Considera-se que esta geração exige um nível cada vez maior de
conteúdo autêntico e com humor à mistura, que se foque na criação de interações
entre os utilizadores e não numa maneira forçada e direta de fazer publicidade.
Mas onde entra a Ryanair aqui? Podemos
considerar que a Ryanair, como companhia aérea low-cost, consegue distinguir-se
dos seus concorrentes através da oferta de viagens acessíveis. De maneira óbvia,
as viagens de avião de preço mais baixo atraem aqueles que não têm tanto
dinheiro disponível para gastar, o público mais jovem.
É no sentido de se aproximar da
Gen Z que a Ryanair se junta ao TikTok. E, até agora, esta estratégia tem
funcionado muito bem. A conta de TikTok da Ryanair conta atualmente com mais de
2 milhões de seguidores.
O humor começa logo na descrição
da conta, onde podemos ler “Catch flights, not feelings”, que se traduz por “apanha
aviões, não (ganhes) sentimentos”, uma expressão que ficou famosa entre os utilizadores
da aplicação como forma de humor.
Desde a linguagem jovem à participação em determinadas tendências e desafios virais da aplicação, a Ryanair vai construindo o seu império à volta do público jovem.
Os frutos do investimento da
Ryanair na sua conta TikTok são visíveis não só pelos seguidores, mas também
pelos comentários que geram em cada vídeo que é publicado.
Uma comunicação autêntica que torna a marca cada vez mais humana e que mostra
surpreender por completo. Uma geração disruptiva que vê nesta nova forma das
marcas atuarem no mercado como uma diferenciação de todos os outros tipos de
publicidade que já tinham visto.
No meu ponto de vista, muito mais
do que uma publicidade, isto é uma forma de destaque, de mostrar atenção e
cuidado com o seu público. Destacando ainda que nada termina no vídeo publicado
em si, visto que a Ryanair tem o cuidado de responder a muitos dos comentários
que recebe, mantendo o seu registo humorístico e alimentando cada vez mais o ‘engagement’.
Encontrou a Ryanair a forma
perfeita de se aproximar da Gen Z? A geração exigente que, perante enormes quantidades
de informação e conteúdo, não se deixa levar por qualquer coisa na internet e
consegue de forma muito rápida ignorar aquilo que não lhes parece tão
interessante, parece ter entrado na onda.
Pessoalmente, acho tudo isto incrível
e confesso esboçar vários sorrisos cada vez que a Ryanair, ou outra marca que
se juntou ao TikTok, me aparece na minha página inicial.
Sem dúvida que numa generalidade
as redes sociais vieram a quebrar uma distância que noutros tempos existia
entre marcas e o público. Aderir às tendências das redes sociais e adaptar a
comunicação é uma ótima forma da marca mostrar que consegue chegar à
informalidade, que cada vez é mais valorizada pelos jovens.
Um ótimo post já feito neste blogue acerca da NOS fala um pouco da presença da marca no TikTok e da utilização de influencers para publicitar a marca, mas a Ryanair diferencia-se porque não utiliza nada nem ninguém a seu favor a não ser a própria marca e a sua originalidade, sem sequer ter de pagar para a aplicação patrocinar os seus vídeos.
Conhecem mais alguma marca que consiga pôr isto em prática tão bem ou ainda
melhor do que a Ryanair?
Fontes:
https://www.axios.com/2024/02/16/tiktok-news-gen-z-social-media
https://www.portalinsights.com.br/perguntas-frequentes/qual-e-a-maior-rede-social-do-mundo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ryanair
https://pt.wikipedia.org/wiki/TikTok
https://www.linkedin.com/pulse/ryanair-social-media-strategy-attract-engage-gen-z-piper-finkelson/
https://www.tiktok.com/@ryanair
https://www.washingtonpost.com/travel/2022/10/04/ryanair-twitter-strategy-gen-z/
Olá Ana! A Ryanair segue a tendência de antropomorfização das marcas: tornando-se mais humanas e mais próximas das pessoas, as marcas geram mais engagement! Outros bons exemplos são a Control ou a Netflix. Obrigada pela partilha!
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