domingo, 30 de março de 2025

Diferenças na Comunicação Visual: caso prático da IKEA na China vs Suécia

 


    A IKEA é reconhecida internacionalmente pelo comércio de mobiliário e peças de decoração, pelo seu estilo nórdico que reflete suas raízes suecas e por se encontrar presente em mais de 60 países. A marca será utilizada como base para analisar como empresas internacionais adaptam as suas estratégias de comunicação para atrair diferentes públicos ao redor do mundo.

    No que concerne a comunicação visual digital são observáveis diferenças entre a estratégia da IKEA na China e no seu país de origem, a Suécia, para a comparação iremos utilizar a página da IKEA na Weibo (uma rede social chinesa) e a página sueca de Instagram.

Exemplo ilustrativo de uma publicação da IKEA China na sua página do Weibo, na sua versão original e traduzida para português

    Por um lado, na sua comunicação em imagens, a IKEA China foca em imagens de produtos isolados, raramente incluindo pessoas, sendo acompanhados, tanto de texto explicativo como frases promocionais, porém uma diferença ainda mais curiosa é a inclusão do preço sempre que há a alusão aos produtos, como se pode ver na publicação. Esta estratégia pode tentar atrair diretamente o consumidor através de informações claras e objetivas. (Exemplo ilustrativo de uma publicação da IKEA China na sua página do Weibo, na sua versão original e traduzida para português)

Por outro lado, a página sueca da IKEA apresenta na sua larga maioria um conceito de espaço com uma combinação de produtos vendidos pela marca, sem destacar items específicos, para além disso não existe nem texto nem preços na comunicação digital da marca na Suécia. Isso reflete uma estratégia mais focada na inspiração e na experiência do consumidor, mais alinhada ao estilo de vida sueco (Exemplo ilustrativo de umpublicação da IKEA Suécia na sua página de Instagram)

Links:

IKEA Sverige - Instagram [@ikeasverige]

宜家家居IKEA - Weibo [@ikea]


Sem comentários:

Enviar um comentário