A ferramenta Chatgpt tem na sua base o recurso à tecnologia de ponta Inteligência Artificial. Até ao momento cada um de nós (enquanto utilizador) pode fazer perguntas a este chat boot e receber on time a respetiva resposta, o mais completa e detalhada possível, via texto, imagens ou voz. Com o passar dos tempos, e das atualizações, verificou-se a opção do Chatgpt gerar imagens através da Inteligência Artificial, no entanto esta possibilidade não é totalmente isenta, pois por motivos de RGPD (Regulamento Geral da Proteção de Dados) esta gestão pode não ser totalmente efetiva.
Contudo, apesar do indicado, nada foi impedimento para que a ferramenta em causa apresentasse uma nova atualização na versão paga, na passada quarta-feira (26 de marco). Segundo o Jornal Sic Notícias (2025) é agora possível “produzir uma imagem inspirada no estilo do famoso criador de filmes de animação japonês Studio Ghibli sem acordo de licenciamento, o que reacende o debate sobre a utilização de conteúdos para desenvolver este software.”
Quem não ficou agradado com o sucedido foi o japonês Hayao Miyazaki (cofundador do Studio Ghibli), que já em 2016 havia prestado declarações no sentido de não compactuar com os trabalhos virtuais gerados através de Inteligência Artificial, segundo Mouriquand (2025). E, após o lançamento na nova atualização no Chatgpt o mesmo veio dizer que: “Nunca teria a ideia de integrar esta tecnologia no meu trabalho. Sinceramente, acho que é um insulto à própria vida”, perante o Jornal Sic Notícias (2025).
Atitude do Diretor Executivo da Open AI:
Na rede social X, Sam Altman (Ceo e Diretor Executivo da Open AI no Chatgpt) escreveu segundo o Jornal Sic Notícias (2025) em resposta às críticas, relativas à questão da proteção dos dados não estar a ser respeitada. “As imagens no ChatGPT são muito mais procuradas do que imaginávamos (e tínhamos grandes expectativas). (...) O nosso objetivo é oferecer aos utilizadores o máximo de liberdade criativa possível”.
Sam após o lançamento da novidade ao estilo Ghibli decidiu transformar “ seu perfil na plataforma de redes sociais X num retrato ao estilo Ghibli.”, de acordo com Mouriquand (2025). Posto isto, Miyazaki levantou a questão: “Bem, eles têm uma licença ou permissão para fazer esse treino ou não'?" segundo Mouriquand (2025).
Perante Marketeer (2025), o McDonald’s México também aderiu a esta tendência contudo foi alvo de críticas após publicar nas redes sociais imagens ao estilo característico dos filmes do Studio Ghibli, geradas através de AI. Posto isto, Miyazaki levantou a questão: “Bem, eles têm uma licença ou permissão para fazer esse treino ou não'?" segundo Mouriquand (2025).
A estratégia de comunicação de marketing desta cadeia de fast food foi alvo de críticas, tendo sido acusada pelos utilizadores digitais por tentativa de “apropriação artística sem permissão.”, segundo Marketeer (2025).
McDonald´s México e a tendência do estilo Ghibli. Fonte: Facebook (2025) |
Excelente post com informação acabadinha de sair do forno/fresquinha!!!
ResponderEliminarA tendência das imagens geradas por Inteligência Artificial no estilo Ghibli, embora tenha começado de forma criativa e interessante, rapidamente tornou-se excessiva (a meu ver). A ideia de criar imagens com uma estética cativante é perfeita mas a constante repetição desse estilo nas minhas redes sociais acabou por se tornou cansativa e previsível. No início, havia uma sensação de novidade, mas agora parece que tudo o que aparece é uma versão "fofinha" de algo, o que acaba por perder a originalidade. Penso que a criatividade é algo que precisa de mais do que apenas seguir uma tendência, e essa saturação de imagens acaba por diminuir o impacto daquilo que poderia ser algo inovador.