Tal como milhões de pessoas neste planeta, também sou vítima de marketing viral. Considero que há campanhas que "insultam" a nossa inteligência e a nossa racionalidade, transmitindo, subtilmente, mensagens que condicionam o modo de viver e até nos alteram o ego.
Mas há outras campanhas inteligentes, que "mexem" com os nossos sentimentos mais profundos e, por momentos, nos fazem entrar num turbilhão de emoções... É o exemplo deste video, que nos faz reflectir. Quem, no final do vídeo, não deixou cair uma lágrima??? Parabéns senhores da Pfizer, conseguiram fazer-nos sentir seres humanos!!!
Depois de ver o anúncio e o qual é a abordado de forma inteligente, como referes tive curiosidade de ir verificar o site da Pfizer e, a primeira coisa com a qual me deparo é com as imagens que vão passando com os textos "Enfoque no Cliente", "Apoio à comunidade",etc, ou seja, a Pfizer não é só inteligente no vídeo que fez mas também no modo como nos aborda mal abrimos o site da empresa. Cada um de nós vai ser tratado como sendo a "Joana" e não o público em geral.
ResponderEliminarDe facto não tem como emocionar-se, mas esta media me faz pensar no neuromarketing e qual o limite entre a técnica para o progresso do mercado e a ética? O NM tem sido estudado através do apoio da medicina com o uso de equipamentos de ultima geração para observar quais as partes do cérebro são afectadas e como reagem a cada estímulo. Assim, desenvolver campanhas com sons, imagens e ícones que de forma subliminar é capaz de gerar estímulor que não são percebidos pelo consumidor e pode interferir em sua capacidade de resposta e decisão. Penso que este é um campo muito perigoso, pois pode corroborar com a banalização de alguns valores da sociedade. Vamos imaginar que comecem a usar essas técnicas para justificar a venda de cigarros, bebidas alcóolicas e até drogas. É preciso muita prudencia!
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