Na sequência da sondagem sobre a gratuitidade de conteúdos na net, pode ser visualizada nas imagens em anexo a reportagem com os principais temas e conclusões da conferência "Building Business Value with Technology: The Economic Value of Free", oportunamente divulgada no blogue.
Faz-me recordar o que tantas vezes falamos nas aulas. O serviço base gratuito e o adicional a pagar.
ResponderEliminarComo no caso das músicas, dos livros ou tantos outros.
O consumidor de facto ganhou poder e esta forma foi dar-lhe essa força, na tentativa de o cativar e fazer olhar para a marca e o produto/serviço.
Os modelos de relação com o consumidor avançaram mais, tendo agora as marcas que pagar, pela sua atenção, criatividade e preferência.
Penso que esta forma de entender a relação com o consumidor vai revolucionar os modelos de negócio. A não perder cenas dos próximos capítulos.
Ver WEB Marketing e Comércio Electrónico - Versão II!
Penso que as empresas só têm a ganhar com a gratuitidade. Sem dúvida que estamos perante uma revolução nos modelos de negócio, que deverá ser acompanhada por quem se quiser manter no mercado. Mas o mercado on-line é, como temos falado, infinito! Ao oferecer um serviço base gratuito (ou ao estar disponível de forma pirata), a marca consegue atrair muitos mais consumidores do que atraía anteriormente. Desses "muitos mil", alguns irão comprar, sendo esses alguns muitos mais do que aqueles que compravam quando o produto/serviço apenas era fornecido fisicamente.
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