quinta-feira, 6 de maio de 2010

TO BE OR NOT TO BE ONLINE?

“(…) Não é uma pergunta invulgar nos dias que correm por parte dos marketeers, devido ao buzz que existe em torno do online e das redes sociais.

Já não se coloca a questão do estar ou não estar online. Não ter a marca presente na internet actualmente é estar desligado dos seus principais clientes e perder negócio. Imagine que a sua empresa é a representante de um produto de informática de consumo e que lançou recentemente no mercado um produto inovador e caro. Está disposto a correr o risco de ter o seu cliente a obter informação através de uma outra fonte que não o site oficial da marca como, por exemplo, experiencias de outros utilizadores em blogs ou fóruns? Se forem positivas, a marca e produtos podem sair beneficiados, mas se forem negativas, o seu produto morreu antes de chegar às prateleiras da loja.

Estudos recentes indicam que 80% do tempo dispendido pelas pessoas diariamente na internet é para pesquisar informação. Se há 7 anos atrás os motores de busca eram as principais fontes de informação, hoje em dia as redes socais, blogs e fóruns são uma fonte essencial, porque contêm opiniões e experiências dos utilizadores com as marcas que são partilhadas com a comunidade online, gerando mais comentários e mais discussões. A informação é veiculada sub-repticiamente e chega aos restantes consumidores de uma forma muito rápida, sem despoletar mecanismos antipublicitários e com grande influência. Para participar neste dialogo online com os clientes, tem-se que adaptar o discurso e desenhar as melhores estratégias para que a sua informação e mensagem cheguem em primeiro lugar.”

Fonte: Nuno Costa; Revista Marketeer, Estratégias e Negócios; Janeiro de 2010; pp.60.

1 comentário:

  1. Esta questão faz-me lembrar uma nova tendência na internet, que está a chegar a Portugal - as Web TV.

    Isto é canais temáticos na internet, que vendem publicidade, informação e outros conteúdos, num triângulo de interesses, as empresas de Web TV, as marcas e os consumidores.

    Cada um deles com os seus interesses próprios, juntos numa nova forma de estar na internet.

    Muito interessante e muito promissor.

    Vem mesmo a calhar Web Marketing - Web TV.

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