O mundo da moda é um mundo onde arte e negócio se cruzam, onde as tendências são fugazes e eternas ao mesmo tempo. Pensamos em termos como estações, tendências ou looks, criatividade e imitação, alta costura ou fast-fashion. Tendemos a adaptar as nossas escolhas de roupa à moda actual, seja de forma mais ou menos consciente. Isto porque somos influenciados pelos padrões de beleza que nos rodeiam. O que vestimos é uma forma de expressão e isso raramente é deixado ao acaso.
Embora a indústria da moda seja um “sector tradicional” ela não está imune às inovações tecnológicas, muito pelo contrário, ela está intimamente ligada a tudo o que é novo e desenvolve-se em torno às inovações.
Mas quem define as tendências?
Claro está que as inspirações dos grandes estilistas são uma parte integral na definição de tendências…contudo, talvez tão ou mais importantes como os criadores são os difusores. Até agora os media tradicionais, principalmente as revistas especializadas, têm ocupado esse lugar, garantindo que os editores das grandes revistas como uma Vogue, Elle e companhia ocupassem as filas dianteiras nas passagens de modelo de todas as marcas. Era através da sua análise que o mundo ia tendo o primeiro contacto com as novas colecções dos designers. Uma semana depois das passagens de modelo havia a primeira difusão das novas tendências.
Contudo, isto entretanto sofreu algumas alterações. Cada vez mais aparecem caras novas nas filas dianteiras dos desfiles… são os autores dos principais blogs de moda, que dão a conhecer aos seus seguidores o que se passa pelos desfiles durante os mesmos – tendências criadas “on-line”. E isto não é tudo! A influencia dos blogs já começa muito antes de as novas criações chegarem às passagens de modelo. Os próprios estilistas recorrem à informação recolhida por bloggers entusiastas que fornecem informação pesquisada por gosto – uma fonte de informação muito mais fidedigna do que jamais tinha sido possível identificar.
Os bloggers muitas vezes nem jornalistas são, criam os seus blogs por paixão por um tema e por vontade de partilhar as suas opiniões e experiências com os seus leitores, que por sua vez são convidados a comentar o que vêem – a internet torna estas ligações possíveis – tribos que se unem em torno de um tema de eleição.
Claro está que estes novos trendsetters não só chamaram a atenção dos seus leitores, mas também dos média. Inicialmente vistos como concorrência ilegítima e pouco profissional, os bloggers mais famosos ocupam agora as filas dianteiras nas maiores passagens de modelo internacionais. Como é que isto foi possível? Bem, por um lado os bloggers podem dar a sua opinião permanentemente e de imediato – timings de edições mensais ou semanais de revistas já não impactam na sua comunicação -, mais, as publicações são livres de influência de grandes marcas, das quais os media tradicionais dependem por lhes facultarem informação e, mais importante, por pagarem as revistas através da publicidade. Pelo outro lado um blog é feito a medida do blogger, criando um conteúdo autêntico e único, que cria uma comunidade de seguidores livres de comentar o que o blogger lhes apresenta. Last but not least, o blog é gratuito…fashion advice for free…what more could you wish for?
Interessante sera conhecer o desenvolvimento dos fashion blogs no futuro...será que a sua independência das marcas e da publicidade será posta em causa? Será que os blogs de moda complementam ou substituirão os media tradicionais deste sector?
Para quem ficou curioso, deixo algumas sugestões de Fashion blogs (hoje já são tantos que é difícil sugerir só um…):
Internacional:
The Sartorialist; Jak and Jil Blog; Fashionista; Stylebubble; Bryanboy; Denimology; DenimBlog; Fashiontoast; A Continuous Lean; Garance Dore; Fashionising.com; Fashionologie; Go Fug Yourself; MillionLooks; My Fashion Life; Omiru; Sea of Shoes
Nacional:
Mariaguedeslisboa; styleitupblogspot; lastminutedreams; Blossom.pt/blog; chiclisboa; misscarmoavantchanel
Embora a indústria da moda seja um “sector tradicional” ela não está imune às inovações tecnológicas, muito pelo contrário, ela está intimamente ligada a tudo o que é novo e desenvolve-se em torno às inovações.
Mas quem define as tendências?
Claro está que as inspirações dos grandes estilistas são uma parte integral na definição de tendências…contudo, talvez tão ou mais importantes como os criadores são os difusores. Até agora os media tradicionais, principalmente as revistas especializadas, têm ocupado esse lugar, garantindo que os editores das grandes revistas como uma Vogue, Elle e companhia ocupassem as filas dianteiras nas passagens de modelo de todas as marcas. Era através da sua análise que o mundo ia tendo o primeiro contacto com as novas colecções dos designers. Uma semana depois das passagens de modelo havia a primeira difusão das novas tendências.
Contudo, isto entretanto sofreu algumas alterações. Cada vez mais aparecem caras novas nas filas dianteiras dos desfiles… são os autores dos principais blogs de moda, que dão a conhecer aos seus seguidores o que se passa pelos desfiles durante os mesmos – tendências criadas “on-line”. E isto não é tudo! A influencia dos blogs já começa muito antes de as novas criações chegarem às passagens de modelo. Os próprios estilistas recorrem à informação recolhida por bloggers entusiastas que fornecem informação pesquisada por gosto – uma fonte de informação muito mais fidedigna do que jamais tinha sido possível identificar.
Os bloggers muitas vezes nem jornalistas são, criam os seus blogs por paixão por um tema e por vontade de partilhar as suas opiniões e experiências com os seus leitores, que por sua vez são convidados a comentar o que vêem – a internet torna estas ligações possíveis – tribos que se unem em torno de um tema de eleição.
Claro está que estes novos trendsetters não só chamaram a atenção dos seus leitores, mas também dos média. Inicialmente vistos como concorrência ilegítima e pouco profissional, os bloggers mais famosos ocupam agora as filas dianteiras nas maiores passagens de modelo internacionais. Como é que isto foi possível? Bem, por um lado os bloggers podem dar a sua opinião permanentemente e de imediato – timings de edições mensais ou semanais de revistas já não impactam na sua comunicação -, mais, as publicações são livres de influência de grandes marcas, das quais os media tradicionais dependem por lhes facultarem informação e, mais importante, por pagarem as revistas através da publicidade. Pelo outro lado um blog é feito a medida do blogger, criando um conteúdo autêntico e único, que cria uma comunidade de seguidores livres de comentar o que o blogger lhes apresenta. Last but not least, o blog é gratuito…fashion advice for free…what more could you wish for?
Interessante sera conhecer o desenvolvimento dos fashion blogs no futuro...será que a sua independência das marcas e da publicidade será posta em causa? Será que os blogs de moda complementam ou substituirão os media tradicionais deste sector?
Para quem ficou curioso, deixo algumas sugestões de Fashion blogs (hoje já são tantos que é difícil sugerir só um…):
Internacional:
The Sartorialist; Jak and Jil Blog; Fashionista; Stylebubble; Bryanboy; Denimology; DenimBlog; Fashiontoast; A Continuous Lean; Garance Dore; Fashionising.com; Fashionologie; Go Fug Yourself; MillionLooks; My Fashion Life; Omiru; Sea of Shoes
Nacional:
Mariaguedeslisboa; styleitupblogspot; lastminutedreams; Blossom.pt/blog; chiclisboa; misscarmoavantchanel
Não se esqueçam que a maior parte das revistas de moda entretanto também já tem presença online, seja no próprio site ou em blogs.
Já agora...deixo mais uma sugestão para quem gostar de mood boards: http://et-marie.blogspot.com/
ResponderEliminarUm debate interessante: os cidadãos-jornalistas na blogosfera, e que vai até para além da moda...
ResponderEliminarO advento das tecnologias digitais, catapultadas pelas acessíveis páginas pessoais na Internet (os blogues), ditou uma viragem nos media em geral e aumentou a proximidade.
Hoje, qualquer pessoa é um trend setter em potência - Marx ficaria satisfeito com a democratização dos meios de produção...esperemos que os bloggers não se tornem em breve manipuladores das massas a soldo do grande capital...:)
"Se não podes vencê-los, junta-te a eles?" Não é por acaso que hoje grande parte dos media têm no seu site um convite à participação dos jornalistas-cidadãos...
This resources is very interesting. The internet is a world that has many fashion blogs. These fashion blogs not only have recent fashion news but also have clothing with the best dressing style for each season to everyone. I think in the future,these fashion blogs will replace traditional media, because these blogs updates fast while more realistic than traditional media.
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