quinta-feira, 3 de junho de 2010

Redes Sociais

As redes sociais (social networking), em Portugal e no mundo têm crescido imenso. Estas redes implementam fenómenos de passa a palavra de grande dimensão e velocidade, que não seriam possíveis em meios de comunicação tradicional. Cada vez são mais os utilizadores mas cada vez é também maior o nº de redes que aparecem. Por isso, cada vez mais se nota uma quase que especialização de cada site.

Observando o ranking de top sites publicado no site alexa.com verificamos que, no mundo, a rede social mais visitada é o facebook (nº 2 da lista de sites, que para além da página de perfil e dos álbuns oferece também jogos como o popular Farmville). A seguir aparece o twitter (nº 11), seguido pelo myspace (22), orkut (55), e hi5 (84).

Em Portugal, o facebook também aparece em 2º lugar seguido do hi5 (nº7), twitter (22), myspace (36), orkut (58).

Em 2009 a rede social de eleição dos portugueses era o hi5 mas, seguindo a tendência global, este ano o facebook deixou a 9ª posição de sites mais visitados e passou não só a ser a rede social mais utilizada como também o 2º site mais visitado pelos portugueses.

O myspace (powered by Google) que ocupava o ano passado a 32ª posição desceu para a 36ª. Verifica-se um mau posicionamento em termos de tráfego apesar das grandes expectativas desta rede no mercado português. Ainda assim, tem-se acentuado no mercado musical. Muitas são as bandas que adoptam esta rede como o seu site oficial, pela facilidade que apresenta em comportar mp3 e vídeos e a possibilidade de publicitar concertos. Assim, há mais de 300 000 bandas/músicos no myspace. Para isso, basta criar um perfil de músico e aceitar as condições de utilização, passando a poder criar uma lista de reprodução com até 6 músicas (desde que seja o criador ou agente deste) e ter acesso ao painel de artistas (conjunto de estatísticas alargado para ajudar a saber mais sobre os fãs e a actividade em torno do perfil e conteúdos dos utilizadores com perfil de músico). Tendo em conta que algumas empresas como agências de casting procuram novos talentos em portais, o myspace music, ao facilitar a divulgação do trabalho dos músicos, pode abrir portas para o sucesso.

Com o sucesso das bandas/músicos, a rede também aumenta a sua lista de utilizadores (não só os músicos como os fãs), ou seja, aumenta a sua base de dados e o valor ganho em publicidade.

1 comentário:

  1. Esta volatilidade faz-me lembrar a apresentação do ultimo grupo, na Quinta-Feira em que os colegas alertaram precisamente para esta questão - o mundo extremamente etéreo associado a esta era digital. De facto aqui as modas vivem-se em momentos e os hits são feitos ao momento.
    Como deverão as marcas acompanhar estes fenomenos e ajustar-se de forma rápida?

    Se há uns anos, poucos ainda, era o messenger, hoje é o facebook e amanhã?

    No limite parecem vagas - quase como os tsunami, avassaladoras, de dimensão crescente e passageiras.

    ResponderEliminar