segunda-feira, 14 de junho de 2010

Idea Hunting - Crowdsourcing Criativo em Portugal

Depois de terem sido discutidos nas aulas os temas do crowdsourcing e dos sellsumers, chega agora a Portugal a primeira plataforma online de crowdsourcing criativo, a Idea Hunting (ideahunting.net). Muito semelhante aos casos da Bootb e do ReDesignMe, discutidos na aula, o Idea Hunting pretende tornar-se no "maior departamento criativo do país" segundo o seu CEO, Miguel Velhinho do Project Manhattan.

A plataforma reúne uma comunidade de mentes criativas - os Criadores de Ideias - dispostos a responder aos desafios deixados online por briefings das marcas - os Caçadores de Ideias. Os desafios podem ir desde identidades ou nomes para uma marca a campanhas de publicidade ou criação de eventos promocionais. Os criativos que assim o entenderem respondem ao desafio proposto e recebem o montante estabelecido pela marca. O Idea Hunting ganha uma comissão sobre este valor.
O IdeaHunting.net é assim um mercado on line para marcas à procura de soluções criativas sem recorrer a agências e para criativos sellsumers que submetem propostas, ganhando dinheiro com isso.


Entretanto, embuída de um espírito semelhante de crowdsourcing mas com uma lógica diferente, a Rádio Comercial lançou o Grande Concurso "O Slogan da Década".
Naquela que é também (ou sobretudo) uma acção de relações públicas, o concurso convida os ouvintes mais criativos a criar um slogan para a estação através do site oficial, sendo que é possível votar no preferido, elegendo assim os três finalistas, conhecidos ontem.

Só que ao contrário do que acontece no Idea Hunting, o vencedor ganha...rigorosamente nada. Nickles, rien, zero. Apenas o reconhecimento dos seus entes queridos e de todos os ouvintes e a satisfação de espalhar uma mensagem de alegria por Portugal inteiro. E a certeza de que leva a melhor música e os programas mais divertidos. Porque na Rádio Comercial o melhor prémio é Ouvir :)

1 comentário:

  1. O reconhecimento de todos os ouvintes é um prémio mais que satisfatório no caso do concurso da Rádio Comercial. Creio que as motivações dos participantes terão sido mesmo o reconhecimento e ouvir o seu slogan todos os dias na sua estação favorita. O consumidor quer fazer parte! Ele quer sentir que pertence à comunidade da Rádio Comercial, comunidade esta que acaba por ser lançada pela própria marca, incentivando os seus ouvintes a participar no processo criativo. O que é que a marca ganha com isso? Para começar, prende os ouvintes que querem saber tudo o que se passa acerca do concurso em que participaram. Por outro lado, consegue atrair mais ouvintes, tanto pelo word of mouth espalhado pelos "entes queridos", bem como, e graças à atitude positiva, fidelizando os que já ouvem a rádio, as they stay tuned!

    No entanto, penso que as ideias serão cada vez mais vendidas a quem tem capacidade e recursos para as explorar. Na verdade, tudo começa com ideias idiotas que bem merecem (ou deviam ser merecedoras d)o seu valor.

    E há caçadores de ideias que pagam bem:
    Marketeer Online - "Miles Nadal, CEO da MDC, empresa que é sócia investidora de agências como a Crispin Porter+Bogusky, lançou em Cannes o desafio que terá como prémio 1 milhão de dólares para ajudar a fundar uma nova agência."

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