Cada vez mais as empresas apostam na tecnologia para "decorar" os seus espaços físicos, diferenciando-se e captando a atenção do consumidor. O Grupo Santander não é excepção, tendo requerido à portuguesa Ydreams um projecto para o seu campus financeiro em Madrid, digno de ser experienciado por todos os que acompanham as inovações tecnológicas. Desde pequenos robôts que acolhem e guiam os visitantes a um cenário de realidade aumentada, sem dúvida que é o reflexo do mundo on-line no mundo off-line.
A Internet trouxe, claramente, mais liberdade aos produtores para colocarem o seu canal de distribuição, e também o de comunicação, conforme bem entendessem. Ao contrário dos bens, nos serviços isto já seria mais fácil, mas não podemos prever aonde param as inovações tecnológicas e, consequentemente, a tentativa de fornecer o melhor serviço possível, a melhor experiência.
Vejam o vídeo em http://www.ydreams.com/, fenomenal! Qual a equação, OFF=ON ou OFF>ON? (melhor)
A Cidade financeira do Santander localiza-se em Boadilla del Monte, a 15km de Madrid. De facto, uns pequenos robôs, mostram aos visitantes toda a cidade como um verdadeiro guia, explicando a história, a presença do grupo no mundo e os mercados financeiros. Os visitantes podem ainda escolher a língua que querem ouvir e o trajecto que querem efectuar.
ResponderEliminarAlém dos simpáticos robôs, o espaço interactivo criado pela Ydreams inclui ainda uma parede e uma maqueta interactivas bem como diversas colunas de LED (light emitting diode).
Fantástico não acham?
Deixo aqui um site onde é possível verem os robôzinhos e toda a tecnologia aplicada na cidade financeira:
http://aeiou.expresso.pt/video-sigo-robo=f574142
Esqueci-me de mencionar alguns promenores desta cidade que penso que não conhecem...
ResponderEliminarNo mesmo espaço, os trabalhadores têm à disposição um centro de estudos, creche, centro médico, parafarmácia e ainda transporte gratuito do centro de Madrid até à cidade financeira. A ideia é que os trabalhadores percam o menos tempo possível ganhando, assim, qualidade de vida sem prejudicar o lado profissional. Na Cidade Santander tudo foi pensado ao pormenor. Arranjar umas calças, duplicar umas chaves, comprar jornais, revistas, ir ao sapateiro e até ao cabeleireiro não é problema. Nem os espaços de lazer foram esquecidos. A Cidade conta com um complexo desportivo com ginásio, piscina olímpica e campo de ténis e um clube de golfe, a preços especiais para os trabalhadores. Outras das particularidades é que não circula dinheiro. Tudo é pago com uma ‘tarjeta’ recarregável que é também o cartão de acesso à cidade.
Sem dúvida que hoje em dia reina o paradoxo: Ser-se diferente num meio cada vez mais igual, ou facilmente igualado!
ResponderEliminarO grande desafio dos dias de hoje, quer nas empresas, quer a nível pessoal, é conseguir jogar este jogo, alcançando uma posição diferenciadora capaz de chamar a atenção. Chamar a ATENÇÃO é o mais importante, pois sem este 1º passo torna-se dificil incutir o INTERESSE e DESEJO, e finalmente, proporcionar a AQUISIÇÂO do bem ou serviço que estamos a oferecer.
Capacitar os meios Off-Line com características inovadores provenientes dos meios ON-Line, é uma das formas de iniciar este árduo caminho.... Chamar a Atenção! O grupo Santander segue claramente esta estratégia.
É só mordomias...para clientes internos e externos.
ResponderEliminarA diferenciação está cada vez mais no serviço prestado e na capacidade de ir além do expectável ou exigível pelo consumidor. Qualquer dia, estendem-nos um tapete vermelho à entrada...
Se podíamos aceder ao Santander sem esta parafernália e sem estes mimos todos? Podíamos, mas não era a mesma coisa...:)
A quem estiver interessado em saber mais sobre este tema, aconselho a visitarem o site TrendWatching.com, citado nos links úteis da disciplina, e consultarem uma das tendências aí divulgadas (Abril de 2010): "Brand Butlers" (sim, butlers, de mordomos).
Face a consumidores mais exigentes, por um lado, e à diversidade de tecnologias disponíveis, por outra, nada justifica que as marcas não invistam em fazer mais e melhor.
Mesmo empresas com menor orçamento do que o Santander podem criar mordomias "baratas" online! Dando conselhos, ajudando a encontrar, comparando ofertas, criando aplicações, dando a experimentar, mostrando o caminho,...
O relatório da TrendWatching mostra vários exemplos e até refere o caso Galp Share!
Serving is the New Selling...