O que costumamos comprar na internet? Livros? Roupa? fazer as compras de casa? E quem já comprou peças para o seu carro?
Pois é, a BMW está a lançar uma loja no eBay do Reino Unido para atender à procura dos seus clientes que querem comprar as peças originais e de forma online!
Assim, a partir de hoje, 'BMW Direct' venderá peças e acessórios, que antes só estavam disponíveis para compra na rede de concessionários da BMW.
Carl Sanderson, manager de pós-vendas da BMW disse:"Nós reconhecemos que existem clientes que desejam comprar produtos da BMW, mas não querem deslocar para um concessionário BMW para fazer essa compra, vemos o eBay como a solução perfeita para eles".
Ele acredita que "Ao adoptar esta abordagem mais moderna, podemos envolver e satisfazer um número de clientes adicionais através do novo canal de oferta para a BMW".
Como nada pode ser feito por puro instinto, e de acordo com o eBay, as peças de motor e acessórios são umas das categorias mais populares entre os seus 96 milhões de usuários.
Agora a minha pergunta é: Será que a BMW tomou uma boa opção ao tentar o comércio online para estas peças e acessórios? Ou será que estamos a tirar pessoas dos concessionários?
Olá Sara,
ResponderEliminarNão sei se isso afastará muita gente dos concessionários porque, se vires bem, quem compra uma peça para o carro online das duas uma, ou a sabe montar em casa ou tem de a levar a uma oficina. E, sendo assim, se não compra uma peça de marca branca também não me parece que vá à oficina de bairro coloca-la.
Concordo com a Fábia (e tenho o feeling que ela até percebe muito disto do negócio dos automóveis e oficinas). De facto grande parte das peças para carros exigem "know-how" para serem instaladas, e nesse caso ou o consumidor tem bons conhecimentos nesta área, o que não deve ser muito comum, ou desloca-se a uma oficina para o fazer. E depois, dcomo diz a Fábia, vem a questão de qual a oficina para realizar este trabalho!
ResponderEliminarParece-me que esta poderá ser uma boa tentativa de aproximar o consumidor destes produtos, dando-lhe a conhecer a gama de acessórios através de um novo canal, estimulando o ROPO (Research Online Purchase Offline), e sem que este tenha de se deslocar aos concessionários para conhecer os catálogos de acessórios.
Por outro lado, creio também que este é um tipo de produtos que provavelmente terá pouca procura Online, pois o seu preço é elevado e o consumidor procurará certificar-se que combina bem com o seu carro ou se o material é do seu agrado.
Parece-me interessante, mas não sei até que ponto será praticável. Parece-me mais exequível para a gama de acessórios da marca do que propriamente para as peças.
ResponderEliminarIsto porque - pelo menos em Portugal - sempre que pretendemos comprar um qualquer acessório para o nosso carro, temos de apresentar o documento do mesmo, para as marcas fazerem registo da venda. Muitas vezes, e se o carro se encontrar em periodo de garantia, comprar uma peça serve para que esta termine.
Mas, só sabendo mais pormenores de como a marca pretende lidar com isto. Os consumidores serão sem dúvida beneficiados, mas a marca poderá perder - muito - dinheiro nas oficinas...!