De acordo com o anunciado pela SEGA, esta foi alvo de um ataque protagonizado por "hackers" que se apoderaram de dados de 1,3 milhões de clientes. De entre a informação confidencial que foi roubada encontrava-se as datas de nascimento, as senhas de acesso dos clientes. No entanto a empresa já veio a assegurar, que dados sensíveis relativos aos cartões de crédito não foram afectados.
Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1882673
Mais uma vez estamos uma situação em é demonstrada de certa forma os perigos com que ainda se deparam os utilizadores da internet. Daí que ainda haja muita resistência por parte dos utilizadores a colocarem informação mais crítica na rede pois muito embora as empresas de segurança electrónica estejam cada vez mais evoluídas e "garantam" a segurança a privacidade dos utilizadores até nas grandes multinacionais como a SEGA e a SONY essa segurança é quebrada. Pois, como quase sempre acontece, a pirataria anda à frente dos dispositivos de segurança electrónicos e normalmente quem desenvolve os sistemas de segurança está a "responder" a falhas que entretanto foram identificadas (e aproveitadas) pelos piratas.
Contudo, e não obstante estes perigos, os utilizadores continuam a disponibilizar os seus dados de uma forma mais ou menos aberta nas diferentes redes sociais não se preocupando aí com estas questões de segurança e de protecção da sua privacidade.
Caso a SEGA não tivesse vindo a público assumir este ataque, e se ele mais tarde viesse a público, muito provavelmente iria gerar-se um sentimento de revolta junto dos seus clientes.
Este post demonstra bem os comportamentos completamente opostos que podemos encontrar no mundo digital. Se, por um lado, expõem toda a sua vida numa rede social, onde toda e qualquer pessoa tem acesso, por outro lado, existe medo em colocar informação em sites como a Sony e a Sega. Pessoalmente, de facto, tenho um certo receio em colocar informação demasiado sensível quer em sites quer nas redes sociais. Há que ter limites e hoje em dia cada vez será mais difícil manter alguma coisa segura.
ResponderEliminarComo poderá uma empresa dar a volta a esta questão e fazer com que o cliente se sinta muito mais seguro?
Contudo, creio que foi uma boa estratégia da empresa assumir em público antes que o problema criasse uma "bola de neve" demasiado complexa e marcante.
Será importante que ambas as marcas saibam agora dar a "volta por cima" e repor de alguma forma a confiança dos clientes!
António,
ResponderEliminarInfelizmente esse não é um problema exclusivo da SEGA. Muitas outras empresas ligadas aos videojogos (Nintendo, Microsoft, etc) estão a sofrer ataques diários, e o que mais me deixa indignado e irritado é a sensação de impunidade dada a estes indivíduos.
Não há razões objectivas para que ocorram estes ataques, senão a estupidez e insensatez de alguns jovens. Quanto a nós, temos de ter muito cuidado com a informação que disponibilizamos na net. Não tem tanto a ver com as redes sociais, mas sim com o registo em sites e com a existência de bases de dados com os nossos detalhes pessoais.
Espero também que em breve a Net seja um lugar mais seguro para o bem de todos!
Li hoje esta noticia:
ResponderEliminar"Os grupos de piratas informáticos, LulzSec e Anonymous uniram-se para atacar páginas governamentais e instituições bancárias para conseguirem informação confidencial na internet. O objectivo da operação denominada Operation Anti-Security é desmascarar a corrupção."
podem ler mais aqui http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=67705
Tal como já foi dito anteriormente acho que cada vez mais temos de ter muito cuidado com a informação que disponibilizamos na net
Tiago, um dos pontos para os quais eu queria chamar a atenção tinha exactamente a ver com o que disseste em relação ao registo em sites e em à "manutenção" de bases de dados com os registos que os utilizadores fazem.
ResponderEliminar"Off-line" existe muito a preocupação de proteger os dados pessoais, muito medo de preencher formulários como medo de utilizarem indevidamente a nossa informação pessoal (veja-se os casos dos cartões de desconto do Modelo/Continente e afins) onde tem sempre lá um quadrado a letras minúsculas para passar o mais despercebido possível para autorizar ou não a utilização dos nossos dados para outros fins que não os directamente relacionados com o formulário que estamos a preencher.
Já se for "on-line" as pessoas não têm qualquer medo e não hesitam em preencher os dados mesmo sem que exista esse tipo de preocupação da protecção dos dados nem de saber o que vão fazer com eles.
Nos EUA já alertaram para casos de "roubos" de identidade e que para provar a inocência é complicado.
Mais uma empresa que seguiu a lógica "se não podes fazer nada contra eles, ao menos que estejam do teu lado da barricada".
ResponderEliminarO Facebook contratou o hacker que desbloqueou o iPhone e o PS3.
"A contratação de Geohot pelo Facebook significaria uma mudança na abordagem corporativa quando o assunto são os hackers. Os dias de processos e retaliações podem estar terminando à medida que mais grandes empresas de TI façam parcerias em vez de punir esses caçadores anônimos da web."
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/06/27/hacker-do-ps3-e-contratado-pelo-facebook/