Durante o período dos Playoffs 2011 da NBA, a sua página dedicada à comunidade do basquetebol transformou-se no Epic. Esta aplicação permitia saber qual a equipa e os jogadores (patrocinados pela Nike) que registava mais tweets por hora.
Para além disso poderiam saber os detalhes das sapatilhas que estavam a ser usadas pelos jogadores com um link directo para elas onde podiam ser adquiridas. Para além deste lado eminentemente comercial também tinha a sua componente lúdica/social - o poder tweetar mensagens com determinados templates pré-definidos.
Segundo a opinião do fundador do blog Nice Kicks, Matt Halfhill, foi uma forma de a Nike se manter à frente dos seus concorrentes, permitindo aos seus fãs e aos fãs do basquetebol uma nova forma de ver os jogos da NBA - televisão para ver e iPhone para interagir com outros fãs. Isto também permitiu, obviamente, aumentar as vendas e os clicks mesmo no decorrer dos jogos.
As apps são assim mais uma forma que as marcas encontraram para chegar junto de certos nichos de mercados, aos seus fãs, desenvolvendo assim comunidades virtuais a partir das quais (e com as quais) são geradas sinergias que, em última análise, trarão benefícios às marcas.
A experiência de navegar na Internet está de facto a mudar. Os consumidores já não navegam, como antes, na rede, mas passam a ter acesso a informação através de um conjunto imenso de aplicações. A aposta dos fabricantes em smartphones e em tablets muito para tal tem contribuído. E o espaço para o crescimento do meracdo ainda é muito grande - apenas 20% dos telemóveis são smartphones e, só em Portugal, está previsto um crescimento de 813% (!) de vendas de tablets este ano. Agora só resta saber quem estará à altura de acompanhar esta nova era digital - a Nike estará, concerteza.
ResponderEliminarTenho um amigo que me dizia que se calhar no próximo ano ia cancelar a subscrição da SportTv para comprar a visualização dos jogos da NBA através do site, porque lhe custava 1/10!!
ResponderEliminarCom os telemóveis um dia também será assim, quando a tecnologia permitir ver televisão a partir da internet com óptima qualidade. As aplicações são apenas o início de uma nova realidade.