sexta-feira, 15 de julho de 2011

Saga de J.K.Rowling continua com Pottermore

A saga Harry Potter está prestes a chegar ao seu fim cinematográfico com a estreia do filme "Harry Potter & the Deathly Hallows" em 3D que aconteceu ontem, dia 14 de Julho, em Portugal. Após este oitavo filme, 7 livros e mais uns quantos jogos, e de pois de J.K.Rowling ter deixado claro não ir escrever outra aventura, os fãs de Harry Potter já começavam a ressacar por mais qualquer coisa. E surge um grande golpe de Marketing: um novo capítulonas histórias do jovem feiticeiro, o projecto Pottermore!

Pottermore é um website único de utilização gratuita que cria uma "expeiência digital como nenhuma outra" em torno dos livros de retumbante sucesso. A escritora trabalhou juntamente com a Sony neste inovador projecto. "Quis retribuir algo aos fãs que seguiram o Harry tão devotamente ao longo dos anos e fazer chegar as histórias a uma nova geração digital", afirma. Pottermore trata-se de um site onde o utilizador é participante, funcionando como um jogo online no qual poderá assumir-se como uma das personagens. O site disponibilizará também uma loja online, na qual estarão disponíveis audiobooks e os primeiros e-books da saga - não foi à toa que Rowling não cedeu os direitos electrónicos dos livros à sua editora, nem autorizou a sua venda nas lojas online da Amazon e da Apple - bem como memorabilia para fãs e produtos da Sony relacionados. A escritora irá ainda acrescentar continuamente novos pormenores sobre Potter até aqui mantidos em segredo ou nunca publicados, numa espécie de "enciclopédia", para a qual os fãs podem também contribuir, ao estilo Wiki. Os fãs também vão poder navegar por Hogwarts, misturar poções e lançar feitiços...:)

Apesar de só estar oficialmente disponível em Outubro, uma selecção de felizardos poderá ter acesso antecipado, decorrendo a selecção a partir de 31 de Julho (aniversário de Potter). Este acesso permitirá não só a antever o site mas também ajudar na sua construção (versão beta). Também já é possível deixar o e-mail para receber uma notificação sobre desenvolvimentos do Pottermore.

A forma de divulgação também constitui uma lição de marketing, de activação de fãs e de criação de uma campanha viral. Rowling escolheu os seus fãs não só como alvo principal das suas mensagens mas também como seus mensageiros. Ao invés de um grande anúncio, o lançamento foi feito através de blogs e comunidades online, fornecendo-lhes informação em primeira mão e entrevistas exclusivas. Envolveu o projecto em mistério, criando uma charada interactiva com coordenadas e pistas e referências a locais de relevância na saga. O secretismo do projecto levou a que se tornasse um dos principais tópicos de discussão online. A charada permitia chegar ao site, onde os visitantes eram brindados com a mensagem "Pottermore Coming Soon". A conta no Twitter remetia para o Youtube, onde uma contagem regressiva apontava para a grande revelação dia 23 de Junho. O vídeo atingiu 2,6 milhões de visualizações e em Portugal a hashtag #pottermore foi a mais utilizada entre as 12:00 e as 13:00 desse dia. Um vídeo no Youtube com mais informações foi então lançado, semanas antes da estreia do oitavo e último filme da saga...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Praiar by Optimus

Tempo de Verão (ou nem por isso...)! Tempo de Praia (ou quase)!
Depois da Gasol desenvolvida pela App Generation e da aplicação para o Optimus Alive desenvolvida pela Bliss, a Optimus acaba de lançar a aplicação Praiar - um guia mobile com mais de 1000 praias marítimas e fluviais, marinas e portos de recreio em território nacional.
A aplicação é gratuita e está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch. As informações sobre as praias vão desde existência de bandeira azul a formas de acesso. É possível pesquisar as praias mais próximas e ver a sua localização através de Google Maps e outros softwares de navegação. A localização pode ser partilhada com amigos. O utilizador pode também receber sugestões de praias de acordo com o seu perfil. É possível ainda fazer comentários às praias e votar nas melhores, com actualizações no Facebook.
A Praiar volta a ser "obra" da App Generation...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Cidadãos portugueses" usam site da Moody's para mensagem provocatória

Embora provavelmente já fora do prazo estipulado para a criação de posts, não podia deixar de partilhar esta notícia que por tão cómica que é, até poderia estar no site do inimigo público em vez de o do Público!

Aparentemente um grupo de hackers lusos utilizaram malabarismos informáticos de forma a parecer que tinham efectivamente alterado o site da Moody's, embora este efectivameente não tenha sido atacado. Fica aqui o link para o artigo do jornal Público.


Sem dúvida cómico!

E já agora um extra ;)


Um grupo de 2 portugueses resolveu mandar à Moody's uma amostra do que é "Junk". Hilariante!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

TMN: Rede de Mupis ligados ao Facebook


A TMN é líder nacional de popularidade no Facebook nas redes móveis mas parece apostada em incrementar e consolidar ainda mais essa liderança. Para isso criou uma rede de 10 mupis em Lisboa e Porto com ligação ao Facebook, onde será possível visualizar o número de fãs dos actualizado dos perfis da marca no Facebook.

Segundo a TMN, a meta é alcançar os 750 mil "gosto's" na rede social, somando os perfis da TMN, Moche e SW TMN, estando actualmente perto dos 600 mil fãs. Este número é muito discutível, principalmente se tivermos em conta que grande parte dos fãs do Moche também deverão ser fãs da TMN, contudo não podemos deixar de ressalvar que o perfil da rede móvel conta sozinho com mais de 350 mil fãs, sendo a marca portuguesa mais popular do Facebook!

Polémicas à parte, é muito interessante ver a crescente aposta das marcas nacionais em campanhas de Blended Marketing, especialmente relacionadas com as Redes Sociais. Apesar de não ser a rede móvel mais popular entre os jovens, a TMN não quer perder espaço na mente dos consumidores deste segmento e sabendo da importância que o Facebook representa para eles, está a realizar uma campanha sem precedentes no nosso país!

terça-feira, 5 de julho de 2011

BMW e Hollywood


A BMW regressa ao mundo do cinema na nova aventura da saga «Missão Impossível»: Missão Impossível 4: The Ghost Protocol. Tom Cruise, irá conduzir o Vision EfficientDynamics (um meio de inspiração para o futuro BMW i8) e também o novo Série 6 Cabrio.

Ian Robertson, responsável pelo Departamento de Vendas e Marketing da Marca Bávara, revelou-se muito entusiasmado com o envolvimento do carro no filme! (também, quem não estaria, não é verdade!?) Mobilidade e Sustentabilidade são palavras focadas neste novo conceito do Vision EfficientDynamics que que será apresentado no filme!

Nada como Hollywood para publicitar novos veículos!!
(para os fãs, Missão Impossível 4 irá estrear em Dezembro de 2011)

Computador Portátil Multifunções

No link em baixo poderão ouvir a evolução do Prelúdio nº 1 de Bach. É um vídeo em que poderão constatar também que a música anda a seguir a evolução tecnológica.

Não é tocado pelos instrumentos tradicionais mas por "portas abertas para a criatividade para aquilo que verdadeiramente cria a música". É fascinante como até o que consideramos mais "clássico" pode evoluir e acompanhar a mudança dos novos tempos...


Após o aparecimento do Facebook , o Google sempre se “sentiu ameaçado” com o mesmo. Apesar de ter percorrido o campo com o Orkut, não é mentira afirmar que o Google perdeu com o Facebook nesta “batalha das redes sociais”.

Contudo, o Google não se dá por vencido e tentou fazer uma nova frente ao Facebook com o seu Google+, que possibilita a partilha de fotografias, mensagens e comentários. O Google diz que o objectivo é ajudar os utilizadores a mais facilmente organizarem os seus contactos criando “círculos” de amizade específicos. Alguns analistas que já viram o produto estimam, segundo a BBC, que este Google+ se limita a reproduzir algumas das características do Facebook, acrescentando-lhe a função de videochat.

A versão actual do Google+ só foi até agora disponibilizada para um pequeno número de pessoas, mas a empresa diz que espera que em breve a rede social esteja disponível para os milhões de indivíduos que usam os seus serviços diariamente.

Realmente, vivemos num mundo em que estar “em contacto” com os outros e com o mundo é essencial…

sábado, 2 de julho de 2011

Roubo de marca?


De uma forma geral já todos nos deparamos com situações evidentes em que produtos de sucesso foram copiados e cujos nomes foram clonados e têm associações evidentes com a marca líder do mercado especifico.

Um exemplo muitas vezes referido é o da cópia dos produtos Apple ou do "i" no inicio dos produtos por forma a ser feita uma associação aos produtos destas.
Agora diríamos que esta seria a situação tradicional, uma empresa pequena ou menos importante copiar a imagem de uma empresa de sucesso do seu mercado.

Agora aqui vai um desafio, conseguem perceber as diferenças destes dois logótipos e de quem estamos a falar?
Quase todos dirão que se trata do logótipo antigo da EDP. Quando digo antigo é porque esta semana arrancou a campanha da nova imagem da EDP, a qual foi imposta por tribunal.
Tudo porque o logo anterior tinha problemas de direitos de autor visto que pertencia a uma PME de Braga chamada "O Feliz":


Mal a EDP criou a sua imagem anterior esta pequena empresa entrou com um processo em tribunal por usurpação de imagem tendo o mesmo arrastado-se por a EDP não aceitar o mesmo, mas no mês passado saiu a decisão do tribunal a dar razão a esta empresa obrigando à criação da nova imagem da EDP.

Aconselho a visita de ambos os sites das empresas para melhor as ficarem a conhecer:

Este é um caso atípico em que uma grande empresa de cariz mundial usurpa a imagem de uma pequena empresa local. O que acham deste tipo de situações? Conhecem mais alguma situação deste género?

Antiquado para moderno? Sóbrio para colorido?


Estamos numa época em que quase todas as empresa procuram atrair os seus públicos alvo, o que tem-se mostrado cada vez mais complicado com a facilidade de acesso à informação por parte dos consumidores. Para suplantar isto as empresas procuram mostrar-se cada vez mais únicas, diferentes e inovadoras, procurando transmitir isto pela sua imagem institucional.

Isto porque vos venho trazer um exemplo que até aos empregados a nível global custou a habituar: a PricewaterhouseCoopers. Para quem não conhece trata-se de uma rede mundial de auditoria e consultoria, sendo o maior grupo do mundo de prestação de serviços.
Com as crises económicas que se vêm a sentir e a necessidade de se modernizar, a empresa decidiu efectuar no ano de 2010 uma mudança radical da sua imagem corporativa mundial por forma a espelhar a mudança na estratégia de marketing seguida. Para vos dar uma ideia apresento o logótipo antigo (as cores corporativas base era a escala de cinzas):
E mostro o novo logótipo que incorporam as novas cores base:


Como notam a mudança é radical transmitindo uma mensagem mais moderna algo não muito comum a este tipo de firmas que utilizavam a sua sobriedade como imagem de marca.

Deixo o convite para visitarem o site em portugal e explorarem a nova imagem: http://www.pwc.com/pt/pt

E deixo um desafio, conhecem outros casos de mudanças assim radicais de estratégia de marketing associadas a mudanças claras na imagem institucional para a sinalizar?