sexta-feira, 15 de julho de 2011
Saga de J.K.Rowling continua com Pottermore
Pottermore é um website único de utilização gratuita que cria uma "expeiência digital como nenhuma outra" em torno dos livros de retumbante sucesso. A escritora trabalhou juntamente com a Sony neste inovador projecto. "Quis retribuir algo aos fãs que seguiram o Harry tão devotamente ao longo dos anos e fazer chegar as histórias a uma nova geração digital", afirma. Pottermore trata-se de um site onde o utilizador é participante, funcionando como um jogo online no qual poderá assumir-se como uma das personagens. O site disponibilizará também uma loja online, na qual estarão disponíveis audiobooks e os primeiros e-books da saga - não foi à toa que Rowling não cedeu os direitos electrónicos dos livros à sua editora, nem autorizou a sua venda nas lojas online da Amazon e da Apple - bem como memorabilia para fãs e produtos da Sony relacionados. A escritora irá ainda acrescentar continuamente novos pormenores sobre Potter até aqui mantidos em segredo ou nunca publicados, numa espécie de "enciclopédia", para a qual os fãs podem também contribuir, ao estilo Wiki. Os fãs também vão poder navegar por Hogwarts, misturar poções e lançar feitiços...:)
Apesar de só estar oficialmente disponível em Outubro, uma selecção de felizardos poderá ter acesso antecipado, decorrendo a selecção a partir de 31 de Julho (aniversário de Potter). Este acesso permitirá não só a antever o site mas também ajudar na sua construção (versão beta). Também já é possível deixar o e-mail para receber uma notificação sobre desenvolvimentos do Pottermore.
A forma de divulgação também constitui uma lição de marketing, de activação de fãs e de criação de uma campanha viral. Rowling escolheu os seus fãs não só como alvo principal das suas mensagens mas também como seus mensageiros. Ao invés de um grande anúncio, o lançamento foi feito através de blogs e comunidades online, fornecendo-lhes informação em primeira mão e entrevistas exclusivas. Envolveu o projecto em mistério, criando uma charada interactiva com coordenadas e pistas e referências a locais de relevância na saga. O secretismo do projecto levou a que se tornasse um dos principais tópicos de discussão online. A charada permitia chegar ao site, onde os visitantes eram brindados com a mensagem "Pottermore Coming Soon". A conta no Twitter remetia para o Youtube, onde uma contagem regressiva apontava para a grande revelação dia 23 de Junho. O vídeo atingiu 2,6 milhões de visualizações e em Portugal a hashtag #pottermore foi a mais utilizada entre as 12:00 e as 13:00 desse dia. Um vídeo no Youtube com mais informações foi então lançado, semanas antes da estreia do oitavo e último filme da saga...
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Praiar by Optimus
Depois da Gasol desenvolvida pela App Generation e da aplicação para o Optimus Alive desenvolvida pela Bliss, a Optimus acaba de lançar a aplicação Praiar - um guia mobile com mais de 1000 praias marítimas e fluviais, marinas e portos de recreio em território nacional.
A aplicação é gratuita e está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch. As informações sobre as praias vão desde existência de bandeira azul a formas de acesso. É possível pesquisar as praias mais próximas e ver a sua localização através de Google Maps e outros softwares de navegação. A localização pode ser partilhada com amigos. O utilizador pode também receber sugestões de praias de acordo com o seu perfil. É possível ainda fazer comentários às praias e votar nas melhores, com actualizações no Facebook.
A Praiar volta a ser "obra" da App Generation...
sexta-feira, 8 de julho de 2011
"Cidadãos portugueses" usam site da Moody's para mensagem provocatória
quinta-feira, 7 de julho de 2011
TMN: Rede de Mupis ligados ao Facebook
Segundo a TMN, a meta é alcançar os 750 mil "gosto's" na rede social, somando os perfis da TMN, Moche e SW TMN, estando actualmente perto dos 600 mil fãs. Este número é muito discutível, principalmente se tivermos em conta que grande parte dos fãs do Moche também deverão ser fãs da TMN, contudo não podemos deixar de ressalvar que o perfil da rede móvel conta sozinho com mais de 350 mil fãs, sendo a marca portuguesa mais popular do Facebook!
Polémicas à parte, é muito interessante ver a crescente aposta das marcas nacionais em campanhas de Blended Marketing, especialmente relacionadas com as Redes Sociais. Apesar de não ser a rede móvel mais popular entre os jovens, a TMN não quer perder espaço na mente dos consumidores deste segmento e sabendo da importância que o Facebook representa para eles, está a realizar uma campanha sem precedentes no nosso país!
terça-feira, 5 de julho de 2011
BMW e Hollywood
A BMW regressa ao mundo do cinema na nova aventura da saga «Missão Impossível»: Missão Impossível 4: The Ghost Protocol. Tom Cruise, irá conduzir o Vision EfficientDynamics (um meio de inspiração para o futuro BMW i8) e também o novo Série 6 Cabrio.
Computador Portátil Multifunções
Após o aparecimento do Facebook , o Google sempre se “sentiu ameaçado” com o mesmo. Apesar de ter percorrido o campo com o Orkut, não é mentira afirmar que o Google perdeu com o Facebook nesta “batalha das redes sociais”.
Contudo, o Google não se dá por vencido e tentou fazer uma nova frente ao Facebook com o seu Google+, que possibilita a partilha de fotografias, mensagens e comentários. O Google diz que o objectivo é ajudar os utilizadores a mais facilmente organizarem os seus contactos criando “círculos” de amizade específicos. Alguns analistas que já viram o produto estimam, segundo a BBC, que este Google+ se limita a reproduzir algumas das características do Facebook, acrescentando-lhe a função de videochat.
A versão actual do Google+ só foi até agora disponibilizada para um pequeno número de pessoas, mas a empresa diz que espera que em breve a rede social esteja disponível para os milhões de indivíduos que usam os seus serviços diariamente.
Realmente, vivemos num mundo em que estar “em contacto” com os outros e com o mundo é essencial…