A OMD, agência de Meios, realizou um estudo onde explora as cinco principais tendências para o mercado português. Tendências essas que devem ser seguidas pelas empresas que pretendem alcançar mais visibilidade, atenção e sucesso por parte do público-alvo no que diz respeito às suas campanhas de marketing e publicidade.
Tal como sabemos, cada vez mais as empresas tentam afirmar-se a partir do mundo virtual, onde empregados conduzem negócios a parir de dispositivos móveis (tablets, smartphones).
Indubitavelmente, que o ritmo de negócio sofreu muitas mutações, no entanto para poderem acompanhar esta mudança as empresas tiveram que se ajustar às exigências do mercado e de arranjar formas de estar mais próximas dos seus empregados, clientes, parceiros bem como fornecedores.
Nesta sequência a Internet e as suas potencialidades permitiu que tudo isto se tornasse possível.
Com a crescente popularização das redes sociais, a informação tem-se propagado de forma veloz, chegando a um maior número de utilizadores.
O objetivo das marcas é essencialmente "viralizar" os seus conteúdos e chegar rapidamente ao seu público alvo, com o intuito de tornar a marca uma referência e líder em um nicho de mercado. Para isso é necessário que o conteúdo da mensagem seja criativo, relevante e apelativo,com o propósito de disseminá-la, criando consequentemente um word of mouth positivo.
A ubiquidade da Internet e a sua crescente utilização pela população a nível mundial, tem permitido tornar virais muitas marcas que até algum tempo eram desconhecidas ou pouco apreciadas.
Os dispositivos móveis têm alimentado este fenómeno e contribuído para a criação de vínculos sociais.
As principais tendências são as seguintes:
Consumidor cada vez mais mobile - há cada vez mais um utilizador omnipresente, que sente necessidade em estar permanentemente conectado e principalmente às redes sociais (Twitter, Facebook).
Abordagem omni-canal - Conjugar o offline e as atividades de marketing online é mais do que reforçar a presença da marca, é tentar criar posicionamento na mente dos consumidores. É aprofundar a experiência do consumidor e implementar estratégias de up-selling e cross selling, de modo a reforçar a relação com os clientes. "Criar o processo de compra all-in-one deverá ser o principal desafio para os players do sector”.
Domínio do second Screen - As marcas devem criar “criar experiências cruzadas e multitasking que façam um upgrade da relação emocional através da conversação e interação em torno dos conteúdos da marca”. “Os media devem ser pensados como pontos de encontro e as marcas deverão equacionar como escolhem os media com base nas relações mais personalizadas que estes conseguem construir com os consumidores e não apenas tendo em conta o respectivo papel ao longo do processo de compra”,
Conteúdos - Mensagens curtas e concisas que gerem impacto na audiência é o objetivo primordial. A relevância e interesse da mensagem são pontos fundamentais para que os utilizadores disseminem a informação pela sua rede de contatos.
Descontos - as promoções e descontos são prioritários para o consumidor. As marcas devem apostar neste tipo de estratégias, e focar-se numa estratégia que traga mais benefícios emocionais em oposição a benefícios funcionais.
Concordam que estas sejam as principais tendências para o mercado português este ano? Qual a vossa opinião acerca delas?
Mais pormenores da notícia em Meios & Publicidade: http://www.meiosepublicidade.pt/2014/02/2014-cinco-tendencias-segundo-a-omd/
Olá Maria!. Algumas destas tendências resultaram evidentes já da última aula, e ainda vamos discutir mais. Portanto, se em WMCE se fala delas, é porque são mesmo estas as tendências :) O second screen é das mais recentes e vai ao encontro da disponibilidade de multiplataformas para interagir e comunicar. Fazer second screen (literalmente "segundo ecrã") significa acompanhar a visualização de um conteúdo p.e. televisivo e interagir com o mesmo através do uso de um dispositivo móvel, como um tablet ou um smartphone através de aplicações desenvolvidas para o efeito. A RTP foi pioneira na TV em Portugal com a aplicação 5i, que permite para já participar interativamente no programa "5 para a meia-noite", e foi descarregada por 50 mil portugueses em apenas 5 dias! Um verdadeiro "Você Decide" :)
ResponderEliminarIria mesmo comentar isto: realmente demos a maior parte na última aula e ficou mais que comprovado que vale a pena seguir essas tendências! Mesmo assim, um dos casos não falados foi o dos descontos e que nesta conjuntura económica, será um meio crucial para o sucesso das empresas nacionais!
ResponderEliminarCalma Inês, só tivemos uma aula, ainda vamos falar disso e de muito mais...como diria o Ronaldo, "eu estou aqui"...:)
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