quarta-feira, 4 de junho de 2014

Heineken sexista?

Uma acção cruzada com a Heineken e a Shoestock (loja de sapatos), veio mais uma vez demonstrar a dimensão e força da internet  e, como uma mensagem, pode ter duas percepções distintas, sendo que  mal percebida  pode destruir a opinião positiva que o consumidor tem de uma marca.

Esta ação foi criada pela Wieden+Kennedy de São Paulo, e criou discussões nas redes sociais que criticam a marca pela forma como se refere às mulheres.

A campanha promoveu uma liquidação de sapatos femininos nas lojas da Shoestock, no passado sábado, dia 24, com o argumento de ocupar as mulheres e, assim, garantir aos homens tempo livre para assistirem tranquilos à partida entre Atlético de Madrid e Real Madrid, na final da Liga dos Campeões da UEFA.

Uma página no Facebook promove o “Dia Nacional Sem Heineken”. O evento, marcado também para o dia 24, convoca mulheres a dispensar as cervejas da marca e enviar fotos para a página. “É uma ação para não deixar passar em branco mais uma campanha machista”, justifica conta Camila Ximenes, organizadora do evento. “Já não basta sermos exaustivamente retratadas como objetos sexuais, ainda somos colocadas como irracionais e manipuláveis, que se esquecem do mundo enquanto compram sapatos”, completa, expondo sua visão sobre a campanha.

Tanto a Heineken como a agência de meios deram a cara e explicaram ao consumidor qual o verdadeiro sentido da mensagem.

Sei como é complicado a produção de uma campanha e não se pode "saber" qual será a repercussão da coisa, mas essa campanha... Está bem na cara que foi sexista.

A agência explica que "A ideia, de maneira alguma, teve a intenção de fazer alusão a uma postura machista. É uma proposta que brinca com a diferença de interesses que pode existir entre alguns casais. Não tivemos a intenção de reforçar estereótipos ou causar qualquer desconforto ou constrangimento”.
Por sua vez a Heineken, que patrocina a Liga dos Campeões da Europa, se posicionou defendendo que "a intenção é divulgar a grande final de maneira bem humorada, fazendo analogia a situações corriqueiras no relacionamento de alguns casais".

Mas será que o consumidor compreendeu as explicações que lhe foram dadas?


Pelos seguintes posts podemos perceber as diferenças de pensamentos:




·    Discussões no Meio e Mensagem Portal   
Eu era uma grande fã da Heineken, por produzir campanhas diferenciadas. Só posso dizer que esta campanha fez com que a minha relação com a marca ficasse mais restrita. A campanha foi sim sexista, como se homens não gostassem de comprar sapatos e se mulheres não quisessem/pudessem assistir a final da liga com o seu parceiro e amigos. Muitas mulheres gostam de futebol, assim como homens que curtem um dia de compras.
Palmas pra HEINEKEN - Chega de hipocrisia, vamos tentar ter um pouco de bom humor e bom senso para entender o que é uma brincadeira e o que é preconceito.
Como uma mensagem por ter vários significados quando se dirige a um público diversificado…Mulheres, acham assim tão ofensivo? 
Sou sincera, prefiro um par de sapatos a um jogo de futebol:)

Sem comentários:

Enviar um comentário