Um estudo recente do Observador Cetelem sobre a evolução do consumo na Europa, revela dados que não são novidade: o tempo despendido online para comprar tem vindo a aumentar em Portugal e nos outros países da Europa.
Num total de quase 9 mil inquiridos, de 12 países, o estudo é unânime: "a Internet tem roubado cada vez mais tempo aos consumidores".
Em destaque no jornal "Metro" de hoje (tendência do gratuito!), a investigação indica que os portugueses dedicam cada vez mais tempo às compras online (40% admite ter aumentado o tempo dedicado) em detrimento das lojas físicas (45% admite ter reduzido o tempo despendido no offline).
Isto não significa, no entanto, que a compra se concretize no online, podendo ocorrer uma situação ROPO.
O online, pode assim, funcionar como uma pré-compra, na pesquisa e comparação - segundo o estudo:
"Os portugueses gostam de demorar o seu tempo sem necessidade de comprar".
Sem obrigações e/ou pressões, as compras têm um caráter de prazer e relaxe para 13% dos inquiridos nas lojas físicas e para 17% no online.
Por prazer, diversão, passatempo ou informação, a verdade é que os smart consumers são cada vez mais exigentes, dedicando, 19% dos inquiridos mais tempo à procura antes de efetivar a compra no offline, contra 25% que admite fazê-lo no online.
Com mais tempo, opções, possibilidade e facilidade de comparação, o E-commerce veio para ficar. Mas será que algum dia substituirá por completo o offline? Ou haverá convergência e co-existência total?
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Verifica-se que cada vez mais as empresas aplicam as novas tecnologias como forma de obterem vantagens competitivas. Este caso, retrata a importância do Blended Marketing, isto é, de uma realidade que combina o mundo online (blogging, apps, banners, redes sociais) com o offline (televisão, rádio, jornais e outdoors). Este conceito permite diminuir os custos, criar maior agilidade e possibilita uma ação em tempo real que pode conjugar a comunicação com a venda.
ResponderEliminarE quando bem concebido e implementado de forma integrada na gestão estratégica da empresa, permitirá atingir novos clientes e fidelizar mais eficazmente os atuais, obtendo retornos mais interessantes e investimentos mais reduzidos.
Filipa Neves, respondendo à tua pergunta, penso que no futuro o E-commerce não substituirá o offline. Irá sim existir uma convergência e co-existência como verificamos actualmente com o "Omnichannel".
ResponderEliminarOnde no ambiente do Omnichannel o cliente tem uma experiência de compra semelhante, qualquer que seja o canal escolhido, quer na loja física, quer na loja online, através do telemóvel ou de uma aplicação etc. O Omnichannel reflecte uma experiência de vendas que combina "blends" as vantagens da distribuição offline, com o ambiente rico em informação das compras online de forma integrada. Qualquer local pode ser ponto de venda, pois os consumidores passam a usar toda a tecnologia ao seu alcance para comprar o produto certo, ao preço certo e da maneira que mais gostam.
A tendência é então para termos um consumidor omnichannel, que usa todos os canais simultaneamente, e as empresas que utilizarem uma abordagem omnichannel irão também acompanhar melhor os seus clientes em todos os canais, e não apenas num ou dois canais.