sábado, 30 de maio de 2015

Gamification: A interação digital entre marcas e consumidores

A Nike adicionou uma nova aplicação Nike + Desafios para iPhone, permitindo aos usuários competir contra os seus amigos por medalhas. 
Os usuários criam os seus próprios desafios, definem uma meta em distância, e de seguida, convidam os amigos. O aplicativo inclui recursos de mensagens para que os utilizadores possam comunicar e / ou incentivar os seus colegas corredores, onde depois o corredor vencedor receberá uma medalha.

Estes desafios adicionam um elemento social mais profundo. A Nike percebe claramente que metade da diversão na corrida é ser capaz de se vangloriar aos seus amigos sobre isso.



As empresas precisam de compreender o que motiva os consumidores a interagir com as suas marcas e de que forma estes se podem tornar promotores activos dos seus conteúdos.

Um dos recursos mais atrativos para o relacionamento entre seres humanos é o jogo. Quando o jogo é aplicado ao marketing digital, uma marca pode obter grandes benefícios ao utilizar a gamification para atrair clientes.

Dados interessantes: ”20% das pessoas lembram-se do que ouviram, 30% do que viram e ouviram, e 60% das coisas com que brincaram ou se relacionaram".

A Gamification é uma estratégia de interação entre pessoas e empresas com base na oferta de incentivos que estimulem o comprometimento do público com as marcas de maneira lúdica. Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca.

A grande vantagem da gamification é que esta estimula duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade. Onde a participação cada vez maior das pessoas nas redes sociais contribui para a criação de um solo fértil na utilização destes mecanismos para a divulgação das marcas, pois existe uma tendência natural de recomendação e interacção do público com as empresas.

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