Já vários artigos aqui publicados evidenciaram o poder que
os blogs (e os seus respetivos autores) possuem no que toca aos hábitos de
consumo dos leitores.
Vivemos na denominada Age
of Reference, na qual a opinião das pessoas em quem confiamos vale mais do que
a das próprias marcas. Sendo o mundo dos blogs
tão popular atualmente, é natural que o consumidor se sinta próximo de um
autor que lê diariamente, pelo que confia na sua opinião e acredita nele quando
elogia determinado produto e/ou marca. No entanto, nem sempre esta opinião é
isenta e desinteressada: também as marcas têm consciência da influência dos bloggers nos consumidores, e usam isso a
seu favor, oferecendo aos autores dos blogs contrapartidas a troco de
divulgação da sua marca.
No entanto, esta relação rentável entre marcas e blogs pode
ter os dias contados. De acordo com o novo Código de Publicidade, "A promoção de bens ou serviços,mediante contrapartida financeira ou material, sob a aparência de opinião pessoal deve ser claramente identificada como publicidade.”.
Assim, como explica o Secretário de Estado Adjunto da Economia, Leonardo Mathias, "tudo o que não é opinião, mas sim publicidade deve ser identificado de forma clara e inequívoca para não haver erros de interpretação".
Quer isto dizer que, se até aqui os bloggers podiam fazer passar como opinião isenta de um produto ou
marca algo que, na realidade, era publicidade, a partir de agora já não o
poderão fazer. Caso tenham recebido algo em troca da sua opinião, os autores
devem assumi-lo como tal. Se há casos em que tal já acontece (como é o exemplo desta publicação do blog A Pipoca Mais Doce, em colaboração com a marca Avène), a verdade é que a grande maioria dos blogs não o faz, podendo induzir os consumidores em erro. Esta legislação surge então numa tentativa de auxiliar os
consumidores a distinguir opiniões sinceras de patrocínios, algo que se
revelava cada vez mais difícil, levando os blogs
a cair em descrédito. Poderá, no entanto, ser desvantajosa para os blogs, que vêem assim ameaçada umas das suas principais fontes de receitas.
Este Código esteve em consulta pública até à última
sexta-feira, 29 de maio, e será aprovado em Conselho de Ministros até ao início
do mês de julho.
Concordam com esta medida por parte do Governo? Acham que poderá afetar
o modo como os blogs comunicam com os
leitores e como ganham dinheiro?
Com esta nova medida vai ficar claro que determinada opinião de alguém famoso foi "comprada", o que acaba por diminuir o valor que os consumidores dão à opinião. Assim, acredito que as marcas começarão a diminuir os valores dados aos blogs para darem estas opiniões, o que poderá afetar bastante o funcionamento dos blogs, quer a nível de comunicação, quer (e principalmente) a nível financeiro.
ResponderEliminarConcordo completamente com o que o Nuno diz, também me parece que o valor dado aos blogues até agora vai diminuir em grande número.
EliminarPor outro lado, no que se refere aos consumidores, parece-me que se trata de uma vantagem, com isto passam a saber quando é realmente uma opinião sincera, sem qualquer tipo de financiamento por parte da marca. Agora é que as marcas vão ver quem realmente é seguidor da marca ou não... :)