No passado mês de Março, a McDonalds promoveu a iniciativa "Imlovinit24" por todo o mundo, que consistiu na realização de 24 eventos diferentes por 24 cidades (Tóquio, Madrid, Nova Iorque, Rio de Janeiro, ...) no período de 24 horas. Esta iniciativa teve como principal objectivo proporcionar aos utilizadores experiências únicas de diversão e felicidade tal como a marca faz no dia a dia, para além do posicionamento da marca nas redes sociais e da aproximação da mesma com um target mais jovem que se encontre ativamente presente nas redes sociais.
Como foi abordado nas aulas de Web Marketing e Comércio Eletrónico, esta geração valoriza a experiência e o entretenimento sem compromissos e caracteriza-se pela " interactividade, participação e proatividade (...) Enfoque nas experiências / escapismo: viver tudo ao máximo já ..."
Através do website www.Imlovinit24.com, os utilizadores tiveram a possibilidade de acompanhar a todas as acções em tempo real em qualquer das cidades e também a capacidade de partilhar fotos com os outros participantes de cada país.
Citando Atif Rafig, a "Imlovinit24 é uma iniciativa única que mostra a presença global da McDonalds e o poder que o meio digital tem para unir as pessoas. Essas 24 ações são muito mais do que uma coleção de eventos locais. Simultaneamente, elas criam um momento marcante para as pessoas ao redor do mundo testemunharem, participarem e espalharem diversão e felicidade".
Apesar das experiências terem sido realizadas em termos locais, a concepção desta iniciativa foi toda digital, no sentido que permitiu a interactividade de todos os participantes através da partilha das experiencias e a produção de conteúdos, factos a ter em conta nos dias de hoje como foi abordado em Web Marketing e Comércio Eletrónico: " A relevância dos conteúdos, dos meios e da sua capacidade de interacção são aspectos valorizados por estes novos consumidores ....".
A McDonalds é uma empresa no sector da restauração de fastfood fundada em Abril de 1995 nos EUA. A marca existe em cerca de 120 países, possui cerca de 33.500 restaurantes e empresa mais de 1,7 milhões de pessoas em todo o mundo. A empresa surgiu pela primeira vez em Portugal em 1991 e neste momento empresa cerca de 6000 colaboradores no país em mais de 144 restaurantes. Entrou com um conceito completamente inovador neste sector, introduzindo valores como a conveniência, a acessibilidade e a informalidade.
Desde 2014 que a empresa está a atravessar um período difícil em termos económicos, apresentando os valores mais baixos nos últimos 10 anos em termos de vendas mensais. Na origem deste problema encontra-se a mudança de hábitos alimentares dos consumidores, o aumento dos impostos na Europa e na Ásia e o aumento da concorrência pelos principais rivais em termos de preço e qualidade percebida.
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