A Hush Puppies Colombia lançou uma campanha publicitária muito original chamada GPS Hush Puppies - O Guia mais fofo do mundo. Em que um cão da raça Basset Hound, mascote da marca, está posicionado em pontos estratégicos com um sinal que diz GPS Husp Puppies - Não te percas Encontra uma Surpresa. Ele fica à espera que alguém vá ter com ele e leva a pessoa à loja Hush Puppies mais próxima. Ao chegar á loja o seu acompanhante terá direito a uma surpresa como calçado gratuito ou vales de desconto na loja.
Esta é uma forma quase obrigatória de levar o consumidor a entrar na loja, no entanto de uma forma que ninguém, que goste de cães e animais no geral, poderia considerar invasiva, pois essa manobra está camuflada de mistério e fofura.
Atualmente, a dificuldade em chamar a atenção do consumidor, como já vimos na aula e em diversas publicações aqui no blog, leva a que as empresas tenham de ser cada vez mais criativas de forma a captar a atenção do consumidor. Assim, ultimamente, surgem muitas campanhas em ruas de grandes cidades, que recorrem à interação do consumidor através de experiências e apelando aos seus 5 sentidos. Este é mais um desses exemplos.
P.S. Eu levaria o cão para casa.
Mais uma ideia genial de publicidade aliada à experiência. É cada vez mais o futuro, será também cada vez mais desafiador e exigente para os marketeers. Quando é que vai haver aqui no Porto uma coisa destas? :D
ResponderEliminarFico ansiosamente à espera desse dia Elisabete :D
EliminarA campanha está, de facto, muito bem conseguida. Aliar a mascote da marca à curiosidade dos consumidores só poderia ter bom resultado e foi uma excelente aposta para cativar os consumidores – que, como sabemos, são cada vez mais desatentos e pouco impressionáveis. Campanhas deste género contrariam e muito bem estas características, ao proporcionar uma experiência memorável ao consumidor – que, decerto, não se esquecerá do momento em que foi guiado por um cão até uma loja de calçado. Todo o desenrolar da situação – desde o facto de o cão saber até onde se dirigir, passando pela oferta de vales de desconto na loja – serve para causar no cliente o chamado efeito “WOW” e uma forte empatia com a Hush Puppies.
ResponderEliminarNo meu ponto de vista a Hush Puppies nunca foi uma marca que despertasse a atenção quanto às suas publicidades, mas sem dúvida que desta não me vou esquecer.
ResponderEliminarAcho que esta ideia foi muito bem estruturada e conseguida, principalmente para os amantes de animais, se bem que acho que não consegue deixar ninguém indiferente.
Com esta publicidade a marca aliou a sua mascote a um fator surpresa: o sinal GPS, que promete levar quem quer que passe e sinta curiosidade, a viver uma experiência, neste caso visitar a loja e ganhar prémios.
Adorava encontrar esta "publicidade" por cá!! Tal como tu, Ana, acho que também levava o cão para casa :)
Sem dúvida que é uma forma não intrusiva de atrair o consumidor, já que se trata de uma maneira original e engraçada de divulgar a marca e ao mesmo tempo reter os potenciais clientes sem que eles se sintam “perseguidos”.
ResponderEliminarO facto de serem fornecidos vales de desconto poderá fazer com que estes potenciais clientes facilmente usufruam desses benefícios uma vez que é provável que toda a experiência envolvente no processo, desde o momento em que alguém vai ao encontro do cão até à entrada na loja, seja valorizada. Além disto, a possibilidade de se receber calçado gratuito faz com que seja uma forma rápida e eficaz de divulgar o word-of-mouth.
Como tal, a Hush Puppies Colombia consegue alinhar a sua estratégia com a eventual satisfação dos clientes.
Ora, já sabemos que os clientes atuais não gostam de publicidade push, portanto é importante que as marcas se adaptem às novas exigências e utilizem recursos criativos ao ponto de os consumidores se identificarem com elas e consequentemente adquiram os seus produtos.
Assim, visto que estamos perante uma geração que não é fiel, este é um bom exemplo que demonstra que existe maior aderência por parte do público-alvo quando se apela ao seu lado emocional por contrapartida às publicitações tradicionais.