quarta-feira, 13 de maio de 2015

O poder das Redes Sociais

Apresento-vos mais um exemplo do poder do consumidor e do buzz gerado nas redes sociais sob as ações das marcas.
A New Adventure Travel Group Ltd foi fundada em 2008 e possibilita o aluguer de autocarros de alta qualidade e soluções de transporte terrestre, sendo um dos principais fornecedores de transporte do Sul do País de Gales, com mais de 75 veículos.
Recentemente a marca desenvolveu uma nova campanha, após diminuir o preço dos bilhetes e com o intuito de promover a sua nova frota de autocarros em Cardiff, no País de Gales, nomeadamente, o público-alvo deste anúncio era essencialmente os jovens. Nesta campanha era visível uma mulher ou um homem sem camisa a segurar um cartaz com a seguinte frase: "ride me all day for just £3".



"Em primeiro lugar o nosso objetivo era tornar andar de autocarro atrativo para uma geração mais nova. Para isso desenvolvemos uma campanha de publicidade interna com homens e mulheres com cartões a promover os preços dos nossos bilhetes diários", disse a empresa em comunicado.
Como sabemos os consumidores são cada vez mais exigentes a todos os níveis, por isso as marcas ao criarem anúncios têm de ter bastante cuidado para que esses não afetem negativamente a imagem da marca. Neste caso, a reacção dos consumidores não foi a melhor, estes ficaram indignados com a imagem e manifestaram o seu desagrado nas redes sociais criando um buzz negativo. O twitter foi a rede social mais utilizada para manifestar a sua opinião.





"O slogan 'andar comigo todo o dia por 3 libras' [ride me all day...], embora um pouco atrevido não tem como objetivo ofender nem homens, nem mulheres, e se o anúncio fez isso, pedimos desculpas. Certamente, não houve intenção de objetificar nem homens nem mulheres"; "Dado o volume de negatividade gerada decidimos retirar as imagens das traseiras dos autocarros nas próximas 24h".

E vocês, sentir-se-iam ofendidos de certa forma com este anúncio? Acham que a empresa teve a atitude mais correta? Este caso pode ser comparado com o da empresa Protein World que já foi publicado aqui pela Ana Fernandes. No entanto, ao contrário da Protein World, a New Adventure Travel optou por retirar a publicidade imediatamente.

2 comentários:

  1. O consumidor é e quer ser cada vez mais informado e quando vê uma acção de marketing que não é bem recebida, pretende saber mais e procurar mais sobre a marca. Neste sentido, o buzz negativo em grande volume poderia sem sombra de dúvidas destruir a imagem da marca que apenas queria demonstrar ao consumidor que era a melhor aposta no mercado através do baixo preço que pratica e assumindo que o seu público é feminino e masculino. Face ao buzz negativo penso que a organização agiu da melhor maneira possível: evitou a continuação do buzz negativo, eliminou as possíveis visualizações futuras e seguiu o que o consumidor queria. Ao seguir o consumidor, consegue demonstrar-lhe que tal como eles são leais à marca, a marca também lhes é fiel!

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  2. Ultimamente tem-se debatido muito o impacto que as redes sociais exercem na atuação das marcas/organizações. Porém, apesar de termos visto que os consumidores detêm muita influência na sua performance devido a fatores como o buzz, não nos podemos esquecer que é também uma ferramenta poderosa de comunicação no que toca aos próprios consumidores! Como tal, é fundamental ter consciência que estas redes são utilizadas por diversos agentes, o que significa que há também impacto na atuação dos consumidores por parte de outros.
    Um exemplo atual que mostra claramente este forte poder é o caso da agressão ao rapaz de 17 anos filmada no ano passado e divulgada no youtube. Este demonstra mais uma vez a rapidez com que a informação foi partilhada assim como o buzz (excessivamente negativo) associado à notícia. Além disto, a dimensão das repercussões levou à rápida divulgação das agressoras o que, por conseguinte, fez com que estas eliminassem as suas páginas.
    Deste modo, perante situações em que a indignação é de tal forma elevada, os utilizadores (sejam marcas ou consumidores) vêm-se obrigados a eliminar os conteúdos ou em casos mais acentuados a eliminar a página, como foi o caso da TAP.
    No entanto, tal como mencionaste, nem todas as marcas cedem à pressão e ao negativismo dos consumidores. Mas, esta situação tem uma particularidade diferente visto que a Protein World teve vários apoiantes que contribuiu para a decisão de manter a posição de não retirar o anúncio.
    Relativamente a este caso, não se pode afirmar o mesmo. Isto porque, apesar de a empresa pretender transmitir, do seu ponto de vista, uma mensagem apelativa para reter a atenção dos consumidores, certo é que estes são sensíveis à forma como as mensagens são divulgadas. Logo, o facto de utilizarem homens e mulheres sem camisas juntamente com as palavras “ride me” pode ser percecionado como tendo implícito um sentido pejorativo. Portanto, tal como no caso da Protein World, a insatisfação foi rapidamente partilhada nos meios digitais, com a diferença de que se viu pressionada a retirar o anúncio devido ao word-of-mouse.
    Assim, esta é mais uma situação que demonstra o quão importante é ter conhecimento de como a mensagem vai ser percebida por quem a lê.

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