A Foodspotting é uma aplicação disponível para Android e iPhone que dá a conhecer aos seus utilizadores locais para consumir um prato específico, como sobremesas, pequenos-almoços, entre outros. Para tal, conta com a participação de consumidores que já tenham usufruído dessas refeições. Ou seja, quem detiver a aplicação não só publica as fotografias referentes ao(s) prato(s) escolhido(s) como também a sua localização. E, podem também ser divulgadas através do Instagram recorrendo à hashtag #foodspotting.
Deste modo, além de ser possível visualizar as fotografias, pode-se selecionar o tipo de comida que se quer, restringindo a sua escolha. Por exemplo, se a escolha for chocolate, basta recorrer à aplicação que esta fornece todos os pratos com esse ingrediente. Assim, é uma maneira de serem os próprios consumidores a divulgarem (quase como se fosse WOM), o que acaba por ser uma forma de publicitação mais credível visto que não obtêm contrapartidas para tal.
E ainda, também é possível conhecer quais são os melhores pratos assim como as opiniões dos denominados foodies, isto é, aquelas pessoas que normalmente experienciam e avaliam todo o tipo de comida.
Contudo, apesar de já existir há seis anos, só ganhou notoriedade há dois anos ao ser adquirida por um serviço americano de reservas de restaurantes online, OpenTable. Além disso, o facto de uma comediante americana, Amy Schumer, referir no programa da Ellen Degeneres que a utilizava fez com que começasse a ser mais procurada e utilizada, o que demonstra novamente o poder dos influenciadores perante o seu público-alvo e a sua capacidade de persuasão.
Para muitos, esta é uma maneira de evitar indecisões perante menus complexos e de facilitar o processo de decisão face ás inúmeras ofertas. E vocês, concordam? Utilizariam-na?
De facto não conhecia a aplicação, mas admito que, sendo uma pessoa indecisa, esta seria bastante útil para mim :)
ResponderEliminarÉ patente a influência da internet no nosso processo de tomada de decisões – até para algo tão simples como decidir onde e o que vamos comer recorremos à opinião de terceiros (muitas vezes desconhecidos) em redes sociais e aplicações. O facto de serem consumidores que já experimentaram (e neste caso, provaram) o produto a partilhar a sua opinião torna a aplicação bastante credível – até porque, como já estudámos, acreditamos cada vez mais na opinião de pessoas “como nós”. Trata-se assim de publicidade gratuita para os restaurantes, pois o word-of-mouth e word-of-mouse aqui gerado provêm da opinião genuína dos seus clientes, o que poderá facilitar a escolha de alguns indecisos, num mercado onde existem cada vez mais alternativas. Cabe a cada estabelecimento primar pela qualidade, de modo a figurar no topo das escolhas dos utilizadores da Foodspotting e atrair assim cada vez mais consumidores.
Tal como mencionaste, o facto de existirem consumidores “indecisos” poderá traduzir-se numa vantagem para a organização uma vez que há consumidores que valorizam mais o tempo do que o produto em si. Assim como, também existem aqueles que devido ao excesso de oferta não sabem qual a melhor decisão a tomar. E, uma decisão mal tomada eventualmente traduz-se em desagrado e consequentemente word-of-mouth/mouse negativo. Deste modo, é mais uma vantagem para quem a detêm visto que os novos utilizadores baseiam-se em diversas opiniões positivas para o mesmo prato. No entanto, existe a possibilidade de elevarem as suas expectativas em demasia e posteriormente correrem o risco de ficarem desiludidos pois a perceção não correspondeu ao que era esperado.
EliminarHá também que considerar, como referiste, que pelo facto de serem os próprios consumidores a divulgarem a ideia acaba por ter uma melhor aceitação e adesão do que seria esperado se fosse a própria empresa a promove-la. Portanto, também concordo que é fundamental que cada estabelecimento prime pela qualidade com vista a ir de encontro às expectativas de futuros consumidores ou até mesmo supera-las.
Nos últimos anos, o número de aplicações disponíveis para dispositivos móveis tem crescido imenso e, portanto, é cada vez mais importante, o factor de novidade e diferenciação.
ResponderEliminarNunca tinha ouvido falar desta aplicação, mas esse fator de diferenciação permitiu-lhe ter alguma visibilidade. Isto, associado à tendência dos utilizadores das diversas redes sociais postarem fotos dos pratos das refeições veio, provavelmente ajudar ao crescimento desta aplicação.
No entanto, como todas as outras aplicações, o seu sucesso e longevidade prende-se aos utilizadores e portanto será importante a introdução de novas funcionalidades para que continue a cativar os mesmos para a sua utilização.